terça-feira, 4 de agosto de 2015

Procon Estadual autua sete agências bancárias e uma dos Correios em Maricá


20150804_110308edt2_1438709093.56.jpg
O Procon Estadual, ligado à Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor, realizou, nesta terça-feira (04/08), uma nova etapa da Operação Ouro Negro, que vistoriou sete agências bancárias e uma dos Correios em Maricá. Todos os estabelecimentos foram autuados. Na última segunda-feira (03/08), os fiscais autuaram seis supermercados no município e descartaram mais de três toneladas de alimentos impróprios para o consumo.
Segundo a Lei Municipal de Maricá 2.478, de outubro de 2013, o tempo de espera para atendimento bancário não deve passar de 20 minutos. Porém, foi observado o descumprimento dessa lei em quatro das sete agências bancárias fiscalizadas nesta terça-feira. No Bradesco localizado na Rua Senador Macedo Soares, 44, o tempo de espera superou o permitido em 34 minutos para o atendimento regular e em 43 minutos para o preferencial.
Já na agência do Banco do Brasil da Rua Ribeiro de Almeida, 120, havia cinco caixas na agência, porém somente três realizavam o atendimento, que superava o tempo limite de espera em até 40 minutos. Entre outras irregularidades que precisam ser corrigidas, o gerente deverá apresentar o certificado do Corpo de Bombeiros em até 15 dias na sede do Procon Estadual. Caso contrário, a agência será interditada.
Em dois bancos não havia câmeras de filmagem para monitoramento da frente da agência: oItaú da Rua Ribeiro de Almeida, 14, e oSantander da Rua Ribeiro de Almeida, 166. O nome da operação faz referência ao petróleo explorado na região de Maricá.
Balanço da Operação Ouro Negro:
1 - Santander (Rua Ribeiro de Almeida, 166): Tempo de espera para atendimento prioritário superior a 20 minutos, contrariando a Lei Municipal 2.478/2013. Ausência da informação de contratos e serviços em braille.Não há câmera de filmagem para monitoramento na frente do banco.
2 - Itaú(Rua Ribeiro de Almeida, 25): Ausência da informação de contratos e serviços em braille.Livro de Reclamações não autenticado pelo Procon.
3 - Bradesco(Rua Senador Macedo Soares, 44): Banheiros em manutenção.Tempo de espera no atendimento regular foi de 54 minutos e no preferencial, de 1 hora e 3 minutos.
4 - Itaú (Rua Comício da Gama, 183): Ausência do Livro de Reclamações. Ausência de disponibilização de contratos em braille.
5 - Itaú(Rua Ribeiro de Almeida, 14): Livro de Reclamações não autenticado pelo Procon Estadual. Ausência da informação de contratos e serviços em braille.Não há câmera de filmagem para monitoramento na frente do banco.
6 - Caixa Econômica (Praça Conselheiro Macedo Soares, 84/92): Ausência do Livro de Reclamações. Ausência de contrato e serviços oferecidos pelo banco em braille. Tempo de espera superior a 20 minutos, contrariando o previsto em Lei Municipal, dando um total de 49 minutos de espera.Ausência de funcionário para atendimento prioritário.
7 - Banco do Brasil (Rua Ribeiro de Almeida, 120): Ausência da informação de contratos e serviços em braille.Tempo de espera para atendimento prioritário superior a 40 minutos e de atendimento regular nos caixas feito em 1 hora. Havia cinco caixas na agência, porém somente três realizando o atendimento. O banheiro da agência encontra-se em área restrita. Prazo de 15 dias para apresentação do certificado de aprovação do corpo de bombeiros, sob pena de interdição.
8 - Correios (Rua Ribeiro Almeida, 198): Ausência do Livro de Reclamações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário