quinta-feira, 8 de outubro de 2015

CMEI Antônio Bento de Souza tem tarde de contação de histórias


A diretora Ana Lídia Figueiredo explica que a ação faz parte do projeto “Lendo, cuidando e brincando”

A autora Andrea Taubman explica a escolha do livro ‘A Escola que eu quero pra mim’

A professora Natália Ferreira da Silva fala sobre a importância do momento para os alunos

CMEI Antônio Bento de Souza tem tarde de contação de histórias

Localizado no Meudon, o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Antônio Bento de Souza recebeu nesta quarta-feira, 7, a visita da autora de livros infantis Andrea Viviana Taubman, para uma tarde de autógrafos e contação de histórias. A ação fez parte do projeto “Lendo, cuidando e brincando”, que visa englobar as diversas atividades lúdicas e educativas realizadas na unidade de ensino.
Alunos do CMEI Antônio Bento de Souza em tarde de autógrafos e contação de histórias com a autora Andrea Taubman


“Esse é um projeto que realizamos desde 2013, onde procuramos colocar nossos alunos em contato com os livros, a cada dia da semana com um gênero literário diferente. Na semana da criança realizamos a culminância desse projeto, oferecendo para eles um livro de um autor local. Afinal, que presente melhor uma escola pode dar a uma criança?”, explicou a diretora Ana Lídia Figueiredo.

No ano passado, a iniciativa de incentivo à leitura no CMEI do Meudon contou com a participação do poeta teresopolitano Hudson Fernandes. Este ano, a convidada foi Andrea Viviana Taubman, que iniciou sua carreira com escritora em 2008 com o livro ‘O Menino Que Tinha Medo de Errar’. Desde então foram mais quatro livros, além de várias participações em festivais e salões literários. Nesta quarta, 7, o livro escolhido para ser apresentado foi o aclamado ‘A Escola que eu quero pra mim’.

“Resolvemos apresentar este livro porque os alunos estão saindo da pré-escola, e essa passagem causa certa angústia na criança pequena que segue para a alfabetização. Eles estão saindo do chão para estudar na mesa e cadeira. É um momento delicado que, às vezes, não é levado em consideração. ‘A Escola que eu quero pra mim’ é um livro que leva essa tranquilidade para a criança, permitindo a ela sonhar com uma escola de gentilezas, de bons modos e de civilidade”, definiu a autora.

Para a professora Natália Ferreira da Silva, esse momento importante vem coroar todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano com os alunos. “Já trabalhamos com eles diferentes gêneros textuais como poesia, rimas, parlendas e também o reconto das histórias, onde eles têm um momento de recontar o que viram no outro dia. Essa oportunidade de estar diretamente com os autores dos livros torna tudo ainda mais atraente para eles”, finalizou a professora.


Texto e fotos: Marcelo Ferreira


Nenhum comentário:

Postar um comentário