quinta-feira, 6 de agosto de 2015

ACONTECE EM TERESÓPOLIS DE 07 A 13 DE AGOSTO 2015





  ACONTECE EM TERESÓPOLIS DE 07 A 13 DE AGOSTO 2015



CINE SHOW
Local: Teresópolis Shopping Center
Endereço: Rua Edmundo Bittencourt, 202, loja 201 – Várzea.
Telefone: (21) 2641-4961.
Confira os horários, a programação completa, os preços dos ingressos e compre seu ingresso online no site:

 

    

EXPOSIÇÃO "O GRITO" - Fotografias de Carol Lá Lach.
Diariamente, 12h30 às 20h.
Local:  Cheirim de Café - Praça Nilo Peçanha, 23 – Alto.
  
EXPOSIÇÃO " FAMÍLIA GRANADO" - A exposição retrata um pouco da história local.
Diariamente, 11h às 19h. até 31/07
Local:  Sesc/Casarão

ARABOTÂNICA
Exposição permanente de vários tipos de Orquídeas
Aberto de Quarta a domingo, 9h às 16h30.
Local: Arabotânica (Antigo espaço Aranda) – Estrada Francisco Smolka, 601 – Quebra-Frascos.
 
















  

EXPOSIÇÃO " 75 ANOS DO PARQUE NACIONAL SERRA DOS ORGÃOS" - A exposição conta a história do Parque.
Dia: Segunda a Sexta, 9h às 18h; Sábados e Domingos, 10h as 17h. 
Local: Centro de Informações Turísticas - Av. Rotariana s/n – Soberbo.



FEIRA DE ARTESANATO DO GRUPO ECONOMIA SOLIDÁRIA - Com vários artesanatos locais. 
Dia: Sábados e Domingos das 10h ás 17h. 
Local: Centro de Informações Turísticas - Av. Rotariana s/n – Soberbo.

EXPOSIÇÃO “MEMÓRIAS DA CIDADE” – A história de Teresópolis contada através de Fatos e Imagens.
Local: Calçada da Fama – Várzea.

EXPOSIÇÃO “MEU AVÔ E SUA HISTÓRIA” – A mostra preserva a memória de José Francisco Lippi, o “Seu Pepino”, em documentos e objetos que contam também a história de Venda Nova.
Sábados, Domingos e Feriados, 10h às 17h.
Local: Museu de Venda Nova, Estrada Teresópolis-Friburgo, km 15 – Venda Nova.

FEIRINHA DE TERESÓPOLIS – Mais de 500 estandes com artesanato, moda, acessórios e praça de alimentação.
Funcionamento: De Quinta a Domingo
Local: Praça Higino da Silveira – Alto, das 9h às 18h.

ESPAÇO MULHER – Feira de artesanato local valorizando a autonomia feminina, com responsabilidade ambiental, baseando-se nos princípios da Economia Solidária.            
Sextas, Sábados e Feriados, 9h às 18h.
Local: Praça Balthasar da Silveira – a da Matriz de Santa Teresa – Várzea.


LA CAVE - Música ao vivo toda sexta e sábado, a partir das 20h.
Endereço: Av. Oliveira Botelho, 499 – Alto.
Mais Informações: (21) 2642-3862.

BAR SEMÁFORO - SHOW AO VIVO 
Classificação: 18 anos
Endereço: Rua Julio Rosa, 334 – Tijuca.
Tel. (21) 2742-2045.

OFF LOUNGE - Um lugar com boa música e alto astral,  bebidas selecionadas e cardápio de dar água na boca.
Endereço: Av. Feliciano Sodré, 901 – Várzea. 

CLUBE CASA DE PORTUGAL

FLASH BACK
Dia: Toda sexta-feira, 22h.
Ingresso: R$ 10,00 (feminino) e R$ 15,00 (masculino).
Classificação: 18 anos
Endereço: Av. Lúcio Meira, 850, Várzea.
Informações: (21) 2742-1505.

MÚSICA AO VIVO COM CALDOS NO RESTAURANTE DO CLUBE
Dia: Toda quinta-feira, 19h às 22h.

FORRÓ DA CASA DE PORTUGAL
Dia: Todos os domingos, 20h.
Ingressos: R$ 8,00 (fem.) e R$ 15,00 (masc) e sócio gratuito.
Endereço: Av. Lúcio Meira, 850, Várzea.
Informações: (21) 2742-1505.
  
RESTAURANTE DON PHILLIPE – HAPPY HOUR
De Quarta a Sexta, 18h30 às 20h30, acompanhada de refeições a La Carte sugeridas pelo Chef.
Classificação: 18 anos.
Endereço: Rua Capitão Edmundo Nascimento, nº 53 – Várzea.
Mais informações: (21) 2641-4230.

FORRÓ NEJA DO SANCHO - TRIO XOTE CARIOCA
Toda quinta-feira, 22h.
Classificação: 18 anos.
Ingresso: Mulheres: R$ 5,00 e Homens: R$ 8,00.
Local: Sancho Panza Café - Av. Oliveira Botelho, 72 – Alto.
  
KARAOKÊ CASA DA SOGRA – Com Música ao Vivo
De quinta a domingo, 20h30 até o último cliente.
Endereço: Av. Feliciano Sodré, 911 – Várzea.
Mais Informações: (21) 2743-8005.


FESTIVAL DE MASSAS DO HOTEL ALPINA
Todas as sextas-feiras, das 19h30 às 23h, no restaurante do Hotel.
Endereço: Rua Cândido Portinari, nº 837 – Golfe.
Mais informações e reservas: (21) 2741-4999.
 
DOM PHILLIPPE

 
CAFÉ COM BOLHAS



CHERIM DE CAFÉ 



   
 ZERO GRAU





  
BAR SEMÁFARO 
Endereço: Rua Julio Rosa, 334 – Tijuca.



SANTO GOLE    


 







































Procon Estadual autua 25 estabelecimentos em Búzios


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O Procon Estadual, ligado à Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor, realizou, nesta quinta-feira (06/08), uma fiscalização em 31 estabelecimentos de Búzios, na Região dos Lagos. Desses, 25 não estão cumprindo as normas do Código de Defesa do Consumidor e outras leis. Foram descartados 126 kg e 300g de alimentos impróprios ao consumo.
Seis estabelecimentos não apresentaram o alvará de funcionamento no momento da fiscalização. O documento, que é essencial para abertura do comércio, deverá ser apresentado na sede do Procon Estadual em até 48 horas. Caso isso não ocorra, serão interditadas as lojas Vitrine das Pedras, Loja do Brasil, Mc Moda Praia e Artesanato - localizadas na Rua Manoel Turíbio de Farias -, além de Q Art, Supermercados Extra e Blue Man - localizadas na Rua José Ribeiro Dantas.
Cinco agências bancárias - uma da Caixa Econômica Federal, uma do Santander, uma do Banco do Brasil, uma do Bradesco e outra do Itaú -, todas localizadas na Av. José Bento Ribeiro Dantas, foram autuadas. Nenhuma delas possuía documentos e informações de contratos e serviços em braille - exigência determinada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) fundamentada nas Leis Federais 4169/1962 e 10048/2000, pelo Decreto Federal 6949/2009 e pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC). No Banco do Brasil e no Itaú, o tempo de espera para atendimento foi de mais de 50 minutos.
Dentre os alimentos impróprios ao consumo, os fiscais encontraram 47 kg de costela mal armazenada no chão da câmara de congelamento do supermercado Só Ofertas. No Supermercado Extra, 18 kg de gemas de ovos estavam vencidas e outros 15kg de carnes estavam sem especificação de validade.
Os estabelecimentos que não apresentaram irregularidades são: o Supermercado Princesa (Av. José Ribeiro Dantas, S/N); Corais Búzios (Rua Manoel Turíbio de Farias, 263); Paraíso das Sandálias (Rua Manoel Turíbio de Farias, 262); Tok Brasil (Rua José Bento Ribeiro Dantas, 14 - lj 6); e duas filiais da Made in Búzios (Travessa Manoel Turíbio de Farias,14, e Rua Manoel Turíbio de Farias, 212).
Balanço da Operação Brigitte Bardot:
1 - Vitrine das Pedras (Rua Manoel Turíbio de Farias, 182): Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do CDC para consulta. Ausência do cartaz do Disque 151. Ausência de preço nos produtos da vitrine. Ausência do alvará de funcionamento. Prazo de 15 dias para apresentação na autarquia.
2 - Correios (Estrada da Usina Velha, 360): Ausência do Livro de Reclamações.
3 - Loja do Brasil (Rua Manoel Turíbio de Farias, 182): Ausência do alvará de funcionamento. Prazo de 15 dias para apresentação na autarquia. Ausência de preço nos produtos. Ausência do Livro de Reclamações.
4 - Battoons (Rua José Ribeiro Dantas, 116): Ausência do CDC para consulta. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência de preços em produtos da vitrine.5 - Extra (Av. Bento Ribeiro Dantas, 1313): Produtos vencidos: 18 caixas de 1 kg de gema de ovo. Sem especificação: 3 kg de rabada, 12 kg e 700g de costela suína. Ausência do certificado do corpo de bombeiros no local. Ausência do alvará de funcionamento. Prazo de 15 dias para apresentação na autarquia. Prazo de 15 dias para apresentação na autarquia.
6 - Parvati (Rua das Pedras, 144): Ausência de certificado de potabilidade da água. Ausência de certificado de dedetização. Prazo de 15 dias para apresentação na autarquia.
7 - Itaú (Av. José Bento Ribeiro Dantas, 35): Tempo de espera superior a 50 minutos. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência de autenticação no próprio documento. Ausência de contrato de serviços bancários em braille.
8 - Bradesco (Av. José Bento Ribeiro Dantas, 254): Ausência de contrato de serviços bancários em braille.
9 - Banco do Brasil (Av. José Bento Ribeiro Dantas, s/n): Ausência de contrato de serviços bancários em braille. Tempo de espera superior a 50 minutos.
10 – Santander (Av. José Bento Ribeiro Dantas, 5400): Ausência de documentos e contratos em braille.
11 - Chez Michou (Av. José Bento Ribeiro Dantas, 90): Ausência de certificado de potabilidade da água e dedetização. Prazo de 15 dias para apresentação na autarquia. Prazo de 30 dias para troca da porta da câmara que está com ferrugens e fungos.
12 - Q Art (Av. José Bento Ribeiro Dantas,14): Ausência de CDC para consulta. Ausência de cartaz do Disque 151. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do alvará de funcionamento. Prazo de 15 dias para apresentação na autarquia.
13 - Por do Sol (Travessa Manoel Turíbio de Farias, 14, Lj 10): Ausência do CDC para consulta. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência de preços em peças da vitrine interna.
14 - Mc Moda Praia e Artesanato (Rua Manoel Turíbio de Farias, 80): Ausência de alvará de funcionamento. Prazo de 15 dias para apresentação na autarquia. Ausência do CDC para consulta. Ausência do Livro de Reclamações. Produtos sem preço.
15 - Bananaland Restaurante(Rua Manoel Turíbio de Farias, 50): Vencidos: 3 kg de molho de tomate. Sem especificação de validade: 1 kg de chutney de manga; 1 kg de molho de tomate.Ausência certificado de dedetização. Prazo de 15 dias para apresentação na autarquia.
16 - Só Ofertas (Av. José Bento Ribeiro Dantas): Produtos em contato com chão, mal armazenados na câmara de congelamento: 47 kg de costela. Produtos sem especificação: 1kg e 200 kg de frios. Reclamação no Livro do Procon não enviada datada de 13/06/15. Troca de piso e porta da câmara de congelamento, no prazo de 30 dias, pelo péssimo estado de conservação.
17 - Farias Grill Ristorante (Rua Manoel Turíbio de Farias, S/N): Vencidos: 6 latas (350Ml cada) de refrigerante e 3kg de carre suíno. Sem informaçãode validade:11kg de peixe anchova; 1 kg e 800g de linguiçae3kg de picanha. Mal acondicionado e sem validade: 2kg de molho a campanha, aberto na geladeira em recipiente de metal com uma colher imersa. Bebidas armazenadas diretamente sobre o piso do estabelecimento. Cozinha sem tela na janela, ralos sem dispositivo de fechamento elixeiras abertas. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do certificado de potabilidade da água. Prazo de 15 dias para apresentar a documentaçãona autarquiae para realizar obras na cozinha sob pena de interdição.
18 - Praiano Hortifruti (Rua Manoel de Carvalho, 217): Ausência do certificado de dedetização. Ausência do certificado de potabilidade da água.Prazo de 15 dias para apresentarna autarquia. Ausênciado certificadodo Corpo de Bombeiros, prazo de 48 horas para apresentar sob pena de interdição.
19 - Girão Multi Marcas (Rua Turíbio de Farias, 263): Ausência do Livro de Reclamações.
20 - Girão (Rua Manoel Turíbio de Farias, 213): Ausência do Livro de Reclamações.
21 -Noi (Rua Manoel Turíbio de Farias, 110): Vencido: 2kg de picanha bovina. Sem especificação de validade: 6kg de filé mignon;1kg e 500g batata cozida e 2kg e 500g molho rosé. Produtos mal acondicionados: 1kg e 300g de alcachofra (lata aberta); 4kg de creme de leite pasteurizado (em temperatura inadequada); 400 gramas de molho ceasar (guardado em vasilha sem tampa com colher dentro); 900 gramas de molho italiano (guardado em vasilha sem tampa com colher dentro). Mofo em parte do teto da cozinha, prazo de 15 dias para conserto sob pena de interdição. Ausênciado certificadodo Corpo de Bombeiros, prazo de 48 horas para apresentar sob pena de interdição. Ausência de certificado de potabilidade da água, prazo de 15 dias para apresentar sob pena de interdição.
22 - Blue Man (Av. José Bento Ribeiro Dantas, 151, lj 3): Ausência de alvará de funcionamento. Prazo de 15 dias para apresentação na autarquia.
23 - Lorenzo Restaurante(Rua Manoel Turíbio, 40): Ausência de certificado de dedetização. Prazo de 15 para apresentação na autarquia.
24 - Caixa Econômica Federal (Av. José Bento Ribeiro Dantas, S/N): Ausência de documentos e informações em braille.
25 - Pier Búzios (Rua José Bento Ribeiro Dantas, 151): Ausência de preço em alguns produtos.

Inscrições para a Conferência da Criança e do Adolescente serão abertas dia 10



Publicada em Diário Oficial nesta quarta-feira, dia 5, a Resolução 24/2015 convoca para 21 de agosto a X Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Representantes de instituições, do sistema de Justiça e de segurança pública; conselheiros de direito e conselheiros tutelares; profissionais especializados no atendimento à infância e à adolescência; representantes da sociedade civil e do poder público e jovens interessados poderão se inscrever no período de 10 a 20 de agosto, com atendimento de segunda a sexta, das 12h30 às 16h30, na sede do Conselho (Rua Nilza Chiapeta Fadigas, 190/2º andar, sala 04, na Várzea).

Realizada pelo CMDCA - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, com o apoio da Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, e tendo como tema ‘Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes - Fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente’, a conferência acontecerá na Casa de Cultura Adolpho Bloch (Praça Juscelino Kubitschek, em Araras).

O objetivo do evento é elaborar propostas de diretrizes para a Política Nacional de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, e para a atualização do Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.

Durante o fórum, serão eleitos os delegados que representarão Teresópolis na Etapa Estadual, prevista para ser realizada no mês de Outubro.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail cmdcatererj@gmail.com.

Vistoria de vans escolares continua nesta sexta



De acordo com balanço parcial da Secretaria Municipal de Segurança Pública, 19 vans de transporte escolar foram vistoriadas nesta quinta-feira, 6, primeiro dia da inspeção semestral obrigatória realizada pela equipe da Coordenadoria de Engenharia de Tráfego. O objetivo é garantir a segurança dos estudantes e cumprir as regras previstas na Lei Municipal 2.491/2006, que regulamenta o serviço em Teresópolis. A fiscalização será encerrada nesta sexta, 7, com atendimento das 9h às 12h, na Casa de Cultura Adolpho Bloch, em Araras.

Durante a vistoria são checados itens de segurança obrigatórios previstos no Código de Trânsito Brasileiro e as condições de operação dos veículos. Também é verificada a documentação exigida para a concessão do transporte de estudantes, entre outras. Somente as vans vistoriadas terão a autorização da prestação do serviço renovada.

Os condutores deverão apresentar os seguintes documentos (originais e cópias): Carteira Nacional de Habilitação (piloto e concessionário), documento do veículo vistoriado – 2015, certidão negativa, comprovante de liberação do mecânico responsável pela manutenção da van, seguro APP (Acidentes Pessoais a Passageiros), comprovante de residência atual (piloto e concessionário) e o último alvará.

Mais informações podem ser obtidas na Divisão de Trânsito da Secretaria de Segurança, pelo telefone (21) 3642-8205.​

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Renovação do Auxílio-Transporte Universitário para o 2º semestre começa nesta quinta, 6



Estudantes devem comparecer até a próxima quarta, 12



Os estudantes inscritos no Programa de Auxílio-Transporte Universitário devem comparecer pessoalmente ​à Secretaria M. de Desenvolvimento Social (Avenida Alberto Torres, 1148, Alto) para renovar o benefício para o segundo semestre de 2015. O período de renovação começa nesta quinta-feira, 6, e vai até a próxima quarta-feira, 12. O horário de atendimento acontece de segunda a sexta, das 12h às 17h. Os alunos beneficiados devem apresentar uma declaração da instituição de ensino comprovando que estão matriculados para o segundo semestre deste ano.
O Auxílio-Transporte Universitário é concedido pela Prefeitura a estudantes devidamente matriculados e que frequentam cursos oficiais de ensino de Nível Médio Profissionalizante, Educação Profissional e Nível Superior em instituições de ensino legalmente reconhecidas e localizadas em outros municípios, desde que tenham renda bruta familiar igual ou inferior a três salários mínimos.​

terça-feira, 4 de agosto de 2015

Procon Estadual descarta mais de 3 toneladas de alimentos em apenas um estabelecimento de Maricá




O Procon Estadual, ligado à Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor, realizou, nesta segunda-feira (03/08), a Operação Ouro Negro, que vistoriou e autuou seis estabelecimentos em Maricá. A equipe esteve em duas filiais do supermercado Estrela do Sul,dona do recorde do Procon de descarte de produtos impróprios para o consumo: em setembro de 2013, os fiscais encontraram 27 toneladas de alimentos irregulares. Desta vez, nesta filial, foram encontrados 117kg e 600g de alimentos, mas na filial localizada naAvenida Nossa Senhora do Amparo, a quantidade descartada foi de 3 toneladas e 214 kg de produtos inadequados. O volume total de produtos descartados em todos os estabelecimentos vistoriados chegou a 3 toneladas e 600kg.
Somente na filial do Estrela do Sul localizada na Avenida Nossa Senhora do Amparo, 251, os fiscais encontraram 3 toneladas e 60kg de alimentos vencidos no estoque seco, 105kg e 400g de carnes vencidas e outros 49kg de carnes sem especificação. A maioria dos produtos do estoque seco estavam vencidos desde 2014. Já outros eram ainda mais antigos, haviam vencido em 2013. No total, 3 toneladas, 214kg e 400g de alimentos impróprios foram eliminadas nessa filial do Estrela do Sul. Além disso, a câmara fria estava com problemas no piso, no teto e nas paredes, além de ferrugem nos tendais e nos trilhos. Também havia baratas na área do estoque. Foi determinado reparo em até 15 dias e a dedetização imediata. Também não foram apresentados os certificados do Corpo de Bombeiros, de potabilidade da água e de dedetização. Se, no prazo de 48 horas, os certificados não forem entregues na sede do Procon Estadual, o estabelecimento será interditado.
Na outra filial, localizada na Rua Domício Gama, 125,onde os fiscais encontraram 27 toneladas de alimentos impróprios ao consumo em 2013, foram contabilizados, desta vez, 117kg e 600g de produtos inadequados. Duas câmaras de resfriamento, que estavam em péssimas condições de higiene, com pisos quebrados e mofo, foram interditadas pelos fiscais. O local também não tinha certificado de dedetização, devendo apresentá-lo em 48 horas.
Balanço da Operação Ouro Negro:
1 - Supermarket (Rodovia Ernani do Amaral Peixoto, Km 21, área 6C): Na área de vendas, havia salgados, frangos e carré expostos a insetos e sendo manipulados diretamente pelo consumidor. Produtos vencidos: 1 pão de forma de aveia (380g), 10 pães de forma (450g cada), 1 pão de forma (500g), 72kg e 500g de lagarto, 24 kg de fraldinha. Produtos sem especificação: 13 kg de frango, 32kg de frango, 9 kg de carne seca, 9 kg de carne bovina, 6kg e 500g de frios, 972g de carne moída preparada, 960g de doce de chocolate, 420g de goiabada, 4kg e 400g de linguiça. Na área do açougue havia 7kg e 900g de carne previamente moída. Prazo de 48 horas para apresentação do certificado do corpo de bombeiros, sob pena de interdição.
2 - Estrela do Sul (Rua Domício Gama, 125): Produtos vencidos: 16kg e 200g de hambúrguer de carne, 66 kg de presunto, 5 kg de linguiça, 3kg e 500g de apresuntado, 7kg de queijo minas. Outros alimentos impróprios para o consumo: 15 kg de coxa e sobre coxa, fora de temperatura e com forte odor pútrido e 4kg e 900g de mocotó sem data de manuseio/embalagem e validade. Duas câmaras de resfriamento interditadas, com pisos quebrados e mofo. Prazo de 48 horas para apresentação do certificado de dedetização.
3 – Supermix (Rodovia Ernani do Amaral Peixoto, Km 22,5): Na área do açougue havia 4kg de carne previamente moída no balcão. Na câmara frigorífica havia 11 kg de frios fatiados sem especificação. Produtos vencidos: 1kg e 300g de costela salgada, uma lata (350ml) de cerveja. Foi dado um prazo de 15 dias para conserto dos pisos quebrados na área de preparo, sob pena de interdição.
4 - Supermercado Princesa (Praça Conselheiro Macedo Soares, 102): Sujeira e piso quebrado na área de manipulação de carne. Carne sem especificação encontrada na câmara resfriada:9kg e 410g de lagarto. Produtos vencidos em área de venda:10kg de bolo industrializado vencido. Suco de uva de 1 litro estava marcando o preço de R$ 14,90 na gôndola e R$ 15,50 no caixa.
5 - Estrela do Sul (Avenida Nossa Senhora do Amparo, 251): Vencidos câmara fria: 38kg de carne suína; 58kg de costela bovina; 3kg e 400g de presunto; 6kg de salsicha. Vencidos no estoque seco: 1.440kg de arroz; 90kg de canjica; 1.210kg de feijão; 320kg de farinha de mandioca. Sem especificação câmara fria: 38kg de carne suína; 11kg de músculo bovino. Câmara fria com necessidade de reparos no piso, nas paredes e no teto, tendais e trilhos com ferrugem. Dado o prazo de 15 dias para reparo. Encontradas baratas na área de estoque. Determinada a dedetização imediata. Prazo de 48 horas para apresentação do certificado do corpo de bombeiros, do certificado de potabilidade da água e do certificado de dedetização, sob pena de interdição.
6 - Winner (Rua Cardoso de Menezes, s/nº - Jardim Atlântico): Havia 32kg de frios sem especificação de validade. Foi dado o prazo de 15 dias para melhoria das condições de higiene e armazenagem de produtos em estoque sob pena de interdição.

Procon Estadual autua sete agências bancárias e uma dos Correios em Maricá


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O Procon Estadual, ligado à Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor, realizou, nesta terça-feira (04/08), uma nova etapa da Operação Ouro Negro, que vistoriou sete agências bancárias e uma dos Correios em Maricá. Todos os estabelecimentos foram autuados. Na última segunda-feira (03/08), os fiscais autuaram seis supermercados no município e descartaram mais de três toneladas de alimentos impróprios para o consumo.
Segundo a Lei Municipal de Maricá 2.478, de outubro de 2013, o tempo de espera para atendimento bancário não deve passar de 20 minutos. Porém, foi observado o descumprimento dessa lei em quatro das sete agências bancárias fiscalizadas nesta terça-feira. No Bradesco localizado na Rua Senador Macedo Soares, 44, o tempo de espera superou o permitido em 34 minutos para o atendimento regular e em 43 minutos para o preferencial.
Já na agência do Banco do Brasil da Rua Ribeiro de Almeida, 120, havia cinco caixas na agência, porém somente três realizavam o atendimento, que superava o tempo limite de espera em até 40 minutos. Entre outras irregularidades que precisam ser corrigidas, o gerente deverá apresentar o certificado do Corpo de Bombeiros em até 15 dias na sede do Procon Estadual. Caso contrário, a agência será interditada.
Em dois bancos não havia câmeras de filmagem para monitoramento da frente da agência: oItaú da Rua Ribeiro de Almeida, 14, e oSantander da Rua Ribeiro de Almeida, 166. O nome da operação faz referência ao petróleo explorado na região de Maricá.
Balanço da Operação Ouro Negro:
1 - Santander (Rua Ribeiro de Almeida, 166): Tempo de espera para atendimento prioritário superior a 20 minutos, contrariando a Lei Municipal 2.478/2013. Ausência da informação de contratos e serviços em braille.Não há câmera de filmagem para monitoramento na frente do banco.
2 - Itaú(Rua Ribeiro de Almeida, 25): Ausência da informação de contratos e serviços em braille.Livro de Reclamações não autenticado pelo Procon.
3 - Bradesco(Rua Senador Macedo Soares, 44): Banheiros em manutenção.Tempo de espera no atendimento regular foi de 54 minutos e no preferencial, de 1 hora e 3 minutos.
4 - Itaú (Rua Comício da Gama, 183): Ausência do Livro de Reclamações. Ausência de disponibilização de contratos em braille.
5 - Itaú(Rua Ribeiro de Almeida, 14): Livro de Reclamações não autenticado pelo Procon Estadual. Ausência da informação de contratos e serviços em braille.Não há câmera de filmagem para monitoramento na frente do banco.
6 - Caixa Econômica (Praça Conselheiro Macedo Soares, 84/92): Ausência do Livro de Reclamações. Ausência de contrato e serviços oferecidos pelo banco em braille. Tempo de espera superior a 20 minutos, contrariando o previsto em Lei Municipal, dando um total de 49 minutos de espera.Ausência de funcionário para atendimento prioritário.
7 - Banco do Brasil (Rua Ribeiro de Almeida, 120): Ausência da informação de contratos e serviços em braille.Tempo de espera para atendimento prioritário superior a 40 minutos e de atendimento regular nos caixas feito em 1 hora. Havia cinco caixas na agência, porém somente três realizando o atendimento. O banheiro da agência encontra-se em área restrita. Prazo de 15 dias para apresentação do certificado de aprovação do corpo de bombeiros, sob pena de interdição.
8 - Correios (Rua Ribeiro Almeida, 198): Ausência do Livro de Reclamações.