segunda-feira, 8 de outubro de 2012

TRABALHADORES ENCONTRAM NOVAS OPORTUNIDADES AO PEDIR SEGURO-DESEMPREGO

Cursos oferecem qualificação em até seis meses para quem solicita o benefício
 A decepção que tomou conta de Maria Aparecida da Conceição, de 42 anos, depois de uma demissão deu lugar à empolgação de se sentar pela primeira vez em uma sala de aula de um curso de qualificação. A auxiliar de serviços gerais se prepara para se tornar uma camareira beneficiada pelo projeto do governo federal, executado pela Secretaria de Trabalho, que oferece qualificação profissional gratuita a quem pede o seguro-desemprego.
Maria Aparecida é um dos mais de 3.480 trabalhadores que se matricularam em cursos por todo Estado do Rio. Ao requerer o benefício, a auxiliar de serviços gerais escolheu uma das diversas opções oferecidas através de parceiros como Senac, Senai e Sesi. Para se qualificar, Aparecida está recebendo, além do seguro, auxílio-transporte, alimentação e material didático.
– Eu amo o que faço. Gosto da área de serviços gerais e de cozinha. Mas acho que nada acontece por acaso e ganhei essa oportunidade. É a primeira vez que faço um curso de qualificação e, depois da fase de adaptação, estou gostando muito – disse Maria Aparecida.
Os cursos são oferecidos através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e devem ser feitos por trabalhadores que requerem o seguro-desemprego pela terceira vez em dez anos. É preciso se matricular e frequentar as aulas para receber o benefício. De acordo com o subsecretário de Atendimento ao Trabalhador e Relações Trabalhistas, Manuelito Reis Júnior, a profissionalização aumenta as chances de conquistar um novo emprego.


– O governo federal entende que essa é uma pessoa que tem dificuldade para se manter no mercado, provavelmente, por baixa qualificação. Vencemos a barreira do emprego, temos muitas vagas e é preciso um trabalhador qualificado para preenchê-las – afirmou Júnior.

Entre as opções de cursos disponíveis estão Almoxarife; Auxiliar Administrativo; Auxiliar de Crédito e Cobrança; Auxiliar de Faturamento; Agente de Informações Turísticas; Costureiro; Ilustrador; Mecânico de Manutenção em Máquinas Industriais; Padeiro; Pedreiros de Alvenaria; Auxiliar de Tesouraria; Balconista de Farmácia; Camareira em Meios de Hospedagem; Operador de Caixa; e Recepcionista.
A qualificação tem duração que varia de quatro a seis meses. No caso de o trabalhador já estar fazendo um curso profissionalizante equivalente, ele precisa apenas apresentar a documentação para ser dispensado da exigência.
Tempo de descobertas
A cabeleireira Maria da Luz Silva de Andrade, de 38 anos, é incansável quando o assunto é procurar qualificação profissional. Depois de trabalhar na parte administrativa de um restaurante por 15 anos, ela se tornou cabeleireira depois de fazer dois cursos. A experiência no seu segundo salão terminou há cinco meses.
– Todos os cursos são válidos. Estou gostando muito. São novos horizontes, novas descobertas. Ainda não pensei se vou procurar emprego como cabeleireira ou camareira. Mas não paro de procurar cursos. Quero fazer de maquiagem também – disse Maria da Luz.
 Governo do Estado do RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário