segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Rio Rural capacita produtores e técnicos agrícolas da Serra



Iniciativa complementa ações de recuperação produtiva das áreas afetadas pelas chuvas no ano passado
Após a solenidade de entrega das 44  mini patrulhas mecanizadas a 32 associações comunitárias da Região Serrana, em agosto, o Programa Rio Rural, da secretaria estadual de Agricultura e Pecuária, promoveu, durante a segunda quinzena de setembro, uma capacitação específica para o uso e a gestão administrativa destes equipamentos, com turmas em Teresópolis e em Nova Friburgo.
                             
O primeiro grupo reuniu agricultores de Sumidouro, Petrópolis, São José do Vale do Rio Preto e Teresópolis, durante cinco dias na localidade de Vieira, em Teresópolis. Já em Nova Friburgo, o curso aconteceu na Escola Vevey La Jolie, em Conquista, e contou com representantes de mais de 20 associações contempladas do próprio município e também de Bom Jardim.

O assessor técnico em organização comunitária do Rio Rural, Adriano Martins Lopes, explica que a capacitação envolveu, basicamente, quatro eixos temáticos: aspectos legais do termo de cessão, construção do regimento de uso das máquinas, controle financeiro e uma palestra sobre salvaguardas ambientais e conservação do solo.

                                   
Responsável pelo treinamento dos futuros operadores das minipatrulhas, o engenheiro agrícola da Emater-Rio, Emerson Landgraf, abordou noções teóricas de ecologia, segurança, instrumentação, manutenção e mecânica de tratores. Na parte prática, Emerson demonstrou técnicas eficientes para a utilização de microtratores, carretas, rotativas e outros implementos.

Segundo o assessor técnico de infraestrutura do Rio Rural, Jarbas Saraiva Júnior, uma nova turma deve ser aberta em novembro. Ele lembra que a gestão e a manutenção dos equipamentos adquiridos serão de responsabilidade das associações beneficiadas. “As máquinas terão de executar suas tarefas de acordo com a legislação ambiental vigente”, acrescentou.

Vice-presidente da Associação de Pequenos Produtores Rurais de Baixada de Salinas, Três Picos e Campestre, Joilton Pacheco foi um dos participantes do módulo para gestores. Segundo ele, essa iniciativa vai contribuir para o uso adequado das minipatrulhas. “O curso foi ótimo. As máquinas vão ajudar muito no nosso dia a dia”, resumiu o agricultor. Em Nova Friburgo, são 16 entidades contempladas, que representam mais de 2.400 produtores rurais. Só no município, essa iniciativa significa mais de R$ 2,3 milhões, aplicados diretamente no apoio à produção agrícola. Em toda Região Serrana, estão sendo beneficiadas 4.858 famílias, totalizando R$ 4,5 milhões em investimentos

Nenhum comentário:

Postar um comentário