terça-feira, 9 de outubro de 2012

Pré-matrícula para creches e escolas municipais começa dia 16


Inscrição será feita pela internet e no Ginásio Pedrão
                              
A Secretaria Municipal de Educação vai realizar da próxima terça-feira, 16 de outubro, até o dia 30 de novembro a temporada de pré-matrícula 2012 para as creches e escolas municipais e também para os centros de educação infantil. No mesmo período serão aceitos pedidos de transferência de alunos da própria rede e da rede particular de ensino. Para as unidades escolares da área urbana, a inscrição deverá ser feita no Ginásio Pedrão (Rua Tenente Luiz Meirelles, 211 – Várzea), das 9h às 16h. Na área rural, a pré-matrícula será realizada diretamente nas escolas.
Além disso, o cadastramento para o Ensino Fundamental também poderá ser feito pela internet, através do site da Prefeitura – www.teresopolis.rj.gov.br. O serviço on-line será disponibilizado a partir deste fim de semana e vai funcionar 24 horas, inclusive sábados, domingos e feriados. Quem não possui computador em casa com acesso à internet poderá fazer a pré-matrícula no Ginásio Pedrão.
No caso dos alunos antigos, a matrícula será renovada automaticamente, sendo que os pais deverão confirmar os dados para a renovação entre os dias 5 e 9 de novembro, de acordo com orientação da direção das escolas.
Vale ressaltar que a vaga não está condicionada à ordem de inscrição. Uma comissão, formada por representantes das Secretarias Municipais de Educação, de Saúde e de Desenvolvimento Social, Ministério Público Estadual, Vara da Infância, Juventude e Idoso e Conselho Tutelar, é responsável pela seleção das fichas de inscrição, de acordo com o número de vagas disponíveis.
“Não é preciso madrugar para fazer a pré-matrícula, pois a inscrição poderá ser feita até o final do mês de novembro”, orienta Adriana Machado, do Setor de Estatística e Matrícula da Secretaria de Educação, acrescentando que qualquer pessoa pode fazer o cadastramento, desde que apresente o seu CPF, os documentos da criança e saiba todas as informações para o preenchimento do formulário. “A Secretaria de Educação distribui as vagas de acordo com o endereço da criança, para que ela estude o mais próximo possível de sua casa”, destaca Solange Gallo, chefe do Setor de Estatística e Matrícula.
Documentos

Para as turmas do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, os documentos necessários para a pré-matrícula são certidão de nascimento, declaração de escolaridade e comprovante de residência. Já para creche, berçário, jardim, pré I e pré 2, é preciso apresentar original e cópia da certidão de nascimento, comprovante de residência, comprovante de trabalho (pais ou responsável), laudo médico original e atual (máximo 6 meses) – caso a criança seja portadora de necessidades especiais, e do comprovante de aluguel (caso tenha).
Internet

Ao fazer a pré-matrícula pela internet para o Ensino Fundamental, pais e responsáveis deverão preencher formulário com todos os dados necessários para o cadastro. Depois de conferir se todas as informações estão corretas, será impresso um recibo contendo a data de divulgação da lista que vai apontar em qual escola o aluno deverá ser matriculado em 2013. A relação estará disponível a partir do dia 21 de janeiro, podendo ser consultada no site da Prefeitura e também na Secretaria de Educação.
Para informações ou esclarecimento de dúvidas, os pais podem procurar o Setor de Estatística e Matrícula da Secretaria Municipal de Educação, que fica na Avenida Feliciano Sodré, 1083/2º andar, na Várzea, ou pelo telefone 2641-4590.

Nenhum comentário:

Postar um comentário