terça-feira, 12 de junho de 2012

DEPUTADO VISTORIA CUMPRIMENTO DE LEI QUE OBRIGA METRÔ A DEVOLVER TROCO


Os usuários do Metrô Rio já podem sacar o troco dos cartões pré-pagos, conforme determina a Lei 6.172/12, de autoria do deputado André Lazaroni (PMDB). O parlamentar esteve, nesta terça-feira (12/06), na Estação Carioca, no Centro do Rio, para acompanhar o cumprimento da norma e aproveitou para distribuir panfletos explicativos. “Viemos verificar como a lei está sendo cumprida e divulgar este direito da população. Ficamos satisfeitos em saber que a concessionária já havia disponibilizado o serviço desde a última quarta-feira (06/06)”, disse o peemedebista. A determinação obriga que o metrô devolva o valor que restar no bilhete pré-pago, desde que o usuário não queira inteirar para comprar nova passagem.

Com a carga mínima de R$ 10, é possível fazer três embarques – R$ 3,20 cada passagem – e ainda sobram R$ 0,40, que ficam retidos no cartão. A partir da nova medida, o passageiro pode sacar este saldo e o que tiver acumulado. Para o garçom Antônio Pereira, que tem dois cartões em uso, o ressarcimento total do troco é uma forma de controlar os gastos com transportes: “Este benefício veio em boa hora. Vou sacar o troco de um dos bilhetes e ficar apenas com um cartão. O dinheiro é meu por direito e uso para outra finalidade”.

Informado sobre os benefícios da nova lei, o office boy Hebert dos Santos, que mensalmente recarrega o cartão nas máquinas de autoatendimento, aproveitou que a bilheteria estava vazia e sacou o saldo total do seu cartão. “Virei sempre na hora em que os caixas estiverem mais vazios para sacar o dinheiro retido e que ficaria parado”, garantiu. Na opinião do advogado Rodrigo Magalhães, que não utiliza do serviço todos os dias, ter a possibilidade de resgatar o valor residual de seu cartão é uma excelente notícia. “Resgatarei o saldo que não usarei imediatamente. Este dinheiro ficaria parado até que eu andasse de metrô novamente”, destacou.
Lazaroni explicou que a medida é “fruto de muitas discussões”. “O Ministério Público Estadual (MP-RJ) também estava cobrando esta postura da concessionária. Este é um direito do usuário, mas que irá beneficiar o próprio metrô, que perdia dinheiro com cartões que não eram devolvidos”, afirmou. O Metrô Rio reservou guichês especiais para receber os cartões antigos e devolver o dinheiro. Os operadores já estão informados sobre esta nova funcionalidade e haverá sinalização adequada nos caixas, além de orientação por agentes de segurança e auxiliares
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A lei que concede este benefício aos usuários foi publicada no Diário Oficial de 7 de março de 2012. Funcionários da Central de Atendimento da concessionária também estão cientes dos procedimentos em favor do usuário e podem dar informações através do número 0800 595 1111.

(texto de Renata Leonardo)

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