sábado, 16 de junho de 2012

Teresópolis participa da Rio+20


Na última quarta-feira, 13 de junho, os coordenadores de projetos especiais da Secretaria de Cultura de Teresópolis, Nara Zeitune e Lu Guarilha, estiveram no Rio de Janeiro para participar da abertura dasatividades do Galpão da Cidadania, que integra a Rio+20 – Conferência das NaçõesUnidas sobre Desenvolvimento Sustentável. O evento contou com a presença daMinistra da Cultura, Ana de Holanda; do Secretário Executivo do Ministério daCultura, Vitor Ortiz; do coordenador da Regional do Ministério da Cultura (MinC) no Rio de Janeiro, Marcelo Velloso; e do Secretário de Fomento do MinC, Henilton Menezes, entre outras autoridades e convidados.


Aberta nesta quarta, 13, a Rio+20 vai até 22 de junho, e está sendo realizada emdiversos pólos no Rio de Janeiro, com programação variada e abordando diversostemas. Nara Zeitune e Lu Guarilha vão participar diretamente do evento no Galpãoda Cidadania, no Centro do Rio, onde serão abordadas as questões ligadas àCultura e Sustentabilidade. A programação inclui apresentações artísticas e culturais,mostras de audiovisual, seminários e conferências.
 Com impacto internacional, a Rio+20 leva este nome porque marca os vinte anos derealização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente eDesenvolvimento (Rio-92) e deverá contribuir para definir a agenda dodesenvolvimento sustentável para as próximas décadas. Desta vez, a conferênciatem como objetivo a renovação do compromisso político com o desenvolvimentosustentável, por meio da avaliação do progresso desde a Rio 92, das lacunas naimplementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto e dotratamento de temas novos e emergentes. O evento tem dois temas principais: Aeconomia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação dapobreza; e a estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável.
“A participação de Teresópolis na Rio+20 é importante porque mostra o interesse dosgestores públicos locais nas decisões que serão tomadas a partir da conferência,além de possibilitar a atualização de nossos profissionais e o acesso às novasinformações a respeito do meio cultural”, avalia o Secretário de Cultura, RonaldoFialho.


Crédito da foto: Lu Guarilha

Nenhum comentário:

Postar um comentário