domingo, 23 de fevereiro de 2014

Oftalmologistas alertam para a saúde da visão na volta às aulas



Com o fim das férias escolares, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) alerta que os pais devem ficar atentos à saúde visual e o comportamento das crianças neste período.
Dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia apontam que 30% das crianças com idade entre sete e 14 anos apresentam problemas oftalmológicos que comprometem o desempenho diário nos estudos. Ainda de acordo com o CBO, a cada 20 crianças do ensino fundamental, três possuem algum tipo de problema nos olhos.

“Os responsáveis precisam ficar atentos aos problemas de visão que podem comprometer o processo de aprendizagem dos filhos”, alerta o Presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO) e consultor do Instituto Varilux da Visão, Dr. Marcus Sáfady.

O desenvolvimento da visão ocorre durante a infância, alcançando a maturidade por volta dos cinco anos de idade e, de acordo com Sáfady, 80% dos estímulos recebidos pela criança se dão através dos olhos.

“É necessário fazer uma consulta ao oftalmologista desde pequeno e, pelo menos, uma vez por ano realizar os exames de rotina antes do início das aulas”, alerta o oftalmologista, acrescentando que embora os pais reconheçam que é importante que seus filhos façam um exame oftalmológico anual, menos da metade realmente coloca isso em prática.

Como as crianças ficam boa parte do dia nas escolas, é de lá que pode vir o diagnóstico precoce. De acordo com o especialista, os professores podem colaborar observando nas crianças comportamentos que possam indicar dificuldades visuais e orientar os pais para encaminhar a criança ao oftalmologista e estimular o uso de óculos quando necessário.

"Os óculos devem se ajustar às orelhas, ser apropriados para a idade e manter os olhos centralizados nas lentes”, diz  Sáfady.

Uma criança míope terá, normalmente, o hábito de aproximar os objetos e se posicionar próxima à televisão. Já uma criança hipermetrope, terá dificuldades de leitura e, provavelmente, terá queixas de cansaço ocular e dor de cabeça ao fim do dia. Por isso, é importante observar a criança no seu dia a dia. Em alguns casos, onde o problema não é diagnosticado precocemente, pode surgir a ambliopia, que é o desenvolvimento insuficiente de um dos olhos.

“O tratamento é feito através da oclusão do olho de melhor visão, através de um tampão, para que o olho mais "preguiçoso" seja forçado a se desenvolver e a melhorar a sua acuidade visual”, explica o oftalmologista.
FA

Nenhum comentário:

Postar um comentário