quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Patrulha mecanizada beneficia produtores de Bom Jardim



 


Bom Jardim, na Região Serrana, é mais um município fluminense contemplado com melhorias nas vias de escoamento agropecuário. Através da ação integrada dos programas Rio Rural e Estradas da Produção, da secretaria estadual de Agricultura, mais de 500 quilômetros de vias em 33 localidades rurais receberam intervenção da patrulha mecanizada da Emater-Rio, nos últimos 30 meses.
 
Uma delas é a estrada que liga as localidades Fazenda Velha e Pedra Branca. Com oito quilômetros de extensão, a via une os distritos de São José do Ribeirão e Banquete e serve de ligação entre a RJ-150 e a RJ-116. Desde janeiro deste ano, os principais serviços executados foram a limpeza e o acabamento da pista, gradagem e escarificação do solo, instalação e manutenção de saídas de águas pluviais e de nascentes, compactação com rolo, aplicação de material de revestimento primário (brita tipo bica corrida), entre outros.
 
O coordenador da patrulha de Bom Jardim, Marcilon Baldez Roberto, destaca que o revestimento com bica corrida melhora a condição operacional da estrada, tanto para o deslocamento dos moradores, quanto para o transporte da produção. “Nossas máquinas atenderam as seis microbacias hidrográficas do município. Em algumas situações, foi necessário fazer o alargamento da pista e a retificação de curvas, para dar mais segurança aos usuários. Em outras, o investimento foi também na construção de pequenas pontes”, explicou.
 
O pecuarista Maurício Pereira Guimarães, da Fazenda Bela Vista, está satisfeito com a manutenção da estrada Fazenda Velha-Pedra Branca. Ele depende da via para escoar o leite produzido em sua propriedade e para receber ração para a criação de frangos. “Nunca foi feito um trabalho dessa proporção nas estradas de Bom Jardim. A integração entre os poderes públicos municipal e estadual é importante e o resultado está aí. Excelente!”, afirmou.
 
Para o secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo, as ações de infraestrutura executadas pelos escritórios de Engenharia Rural da Emater-Rio vêm complementando os trabalhos de recuperação da capacidade produtiva da serra fluminense por conta da catástrofe climática de 2011. “A manutenção constante das estradas rurais de Bom Jardim, em parceria com a prefeitura, garante a continuidade de importantes atividades econômicas do município, como a pecuária leiteira, a horticultura e a avicultura”, analisou.
 
Investimentos na Serra
 
Em dezembro do ano passado, o secretário Christino Áureo anunciou obras de drenagem em estradas vicinais dos municípios de Nova Friburgo, Sumidouro e Teresópolis. Os trabalhos estão sendo estão sendo executados com recursos financeiros oriundos do Banco Mundial, da ordem de R$ 4 milhões.
 
Os trabalhos estão beneficiando as estradas Floresta Mendes – Salinas e de Pilões, em Nova Friburgo; Água Quente – Batume e Serra do Vale Alpino, em Teresópolis; e, por fim, a estrada SU-02, com início na localidade de Lagoa, em Sumidouro. As vias foram selecionadas a partir de critérios que priorizam o atendimento ao maior número de agricultores familiares e ao maior volume de escoamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário