terça-feira, 12 de abril de 2016

Procon Estadual descarta mais de 700kg de alimentos em Niterói


IMG_20160412_114712277edt_1460496587.17.jpg

O Procon Estadual, ligado à Secretaria de Proteção e Defesa do Consumidor, realizou nesta terça-feira (12/04), a Operação Chacrinha, com o objetivo de fiscalizar estabelecimentos no Centro do Rio ena Região Oceânica e Centro deNiterói. As fiscalizações em Niterói foram feitas em quatro estabelecimentos a pedido do Ministério Público Estadual e, no Rio, os fiscais conferiram 15 denúncias feitas na própria autarquia. Nove locais foram autuados no Rio e trêsem Niterói, onde foramdescartados 762kg de alimentos impróprios para o consumo.

No Açougue Texas, localizado na Av. Visconde do Rio Branco, 225, em Niterói,os fiscais descartaram 409kg de carne impróprias para o consumo, que estavam expostas à poeira, insetos e sendo manipulados sem proteção. A câmara frigorífica estava com sujeira e poças d’água. A fiscalização determinou o prazo de 30 dias para a adequação do local. Além disso, os fiscais encontraram uma bandeja de frango à milanesa com data de validade adulterada, superior a fixada pelo fabricante. O estabelecimento também não tinha um Livro de Reclamações, como determina a Lei Estadual.

Ainda no Centro de Niterói, no Rei do Porco, localizado na Av. Visconde do Rio Branco, 249, foram descartadas 234kg de carne imprópria para o consumo, expostos à poeira e com manipulação direta do consumidor, e um pote de 170g de iogurte vencido. O estabelecimento também não possuía o Livro de Reclamações e os certificados de potabilidade de água e do Corpo de Bombeiros. A fiscalização deu um prazo para providenciar os documentos e melhorias na parte interna, com reparo de pisos e colocação de telas: o certificado de potabilidade deve ser apresentado em 48 horas, o do Corpo de Bombeiros em 15 dias e as melhorias precisam ser realizadas em até 30 dias. A câmara frigorífica do estabelecimento foi interditada até que seja feito o reparo nos pisos e nos tendões enferrujados.

No Extra de Itaipu, Região Oceânica, localizado na Estrada Francisco da Cruz Nunes, 6501, foram descartados 110kg de bacalhau e 8kg de sardinha que estavam expostos à poeira e às moscas, com manipulação direta do consumidor.

Em Niterói não foram encontradas irregularidades no Mercado Intercontinental, localizado na Av. Visconde do Rio Branco, 175, Centro. A Operação recebeu o nome de Chacrinha em homenagem ao comunicador Abelardo Barbosa, que ganhou este apelido ao apresentar o programa “Rei Momo da Chacrinha” na Rádio Clube de Niterói. O programa tinha este nome porque a rádio se localizava em uma pequena chácara.

Achocolatados vencidos na filial das Lojas Americanas

No Rio de Janeiro, a filial das Lojas Americanas localizada na Rua Sacadura Cabral, 122, apesar de ter sido reinaugurada no dia anterior (11/04), armazenava 41 garrafas vencidas de 270ml de achocolatado pronto para beber. Parte destas garrafas foi encontrada no estoque e outra na geladeira da área de vendas. O local não possuía certificado do Corpo de Bombeiros no momento da fiscalização e tem o prazo de 15 dias para apresentação dele na sede da Autarquia.

No Rio não foram encontradas irregularidades nas seguintes lojas: Multicoisa (Rua do Carmo, 48); Marisa (Rua do Ouvidor, 123); Renner (Rua Sete de Setembro, 111); Soluciomatica Express(Av. Rio Branco, 156/lj 124); New Ótica(Av. Rio Branco, 120 loja 16); Casas Bahia (Rua Uruguaiana, 5).

Balanço da operação em Niterói:

1 - Açougue Texas (Av. Visconde do Rio Branco, 225, Centro): Produtos expostos a poeira, insetos e sendo manipulados: 115kg de frango; 25kg de peru; 29kg de salsicha; 23kg de carré; 5kg de hambúrguer; 23kg de fígado bovino e 180kg de salgados. Havia 9.1kg de carne moída já preparada para venda. Câmara Frigorífica com sujeira e poças d'água, dado prazo 30 dias para adequação.Ausência do livro de reclamações. Bandeja de frango à milanesa com data de validade superior a fixada pelo fabricante

2 - Rei do Porco (Av. Visconde do Rio Branco, 249, Centro): Produtos expostos a poeira e insetos com manipulação direta do consumidor: 28kg de carne fresca; 7.9 kg de salgados; 115kg de frango; 56kg de porco e 28kg de uma peça de carne com moscas e sem especificação. Encontrado um pote de 170 gramas de iogurte vencido. Ausência de certificado de potabilidade, dado prazo de 48hr para apresentar. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiro, dado prazo de 15 dias para apresentar. Ausência do livro de reclamações. Foi dado o prazo de 30 dias para melhorias na parte interna, com reparo nos pisos e colocação de telas. Câmara frigoríficainterditada até que sejam feitos os reparos nos pisos e nos tendões enferrujados.

3 - Extra Itaupu (Estrada Francisco da Cruz Nunes, 6501, Itaipu): Produtos expostos e com manipulação direta pelo consumidor: 110 kg de bacalhau e 8 kg de sardinha.

Balanço da operação no Rio de Janeiro

1 - Lojas Americanas (Rua Sacadura Cabral, 122): Havia 18 garrafas de 270ml de achocolatado pronto vencidas encontradas no estoque, mais 13 garrafas também vencidas na geladeira na área de vendas. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Prazo de 15 dias para apresentação.

2 - Lojas Americanas (Rua do Ouvidor, 175): Registro no Livro de Reclamações não remetido ao Procon.

3 - Shopping das Tampas(Rua Frei Caneca, 17): Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Prazo de 15 dias para apresentação.

4 - Lojas Americanas (Rua Sacadura Cabral, 45/47 -Saúde): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Prazo de 15 dias paraapresentação. Ausência do cartaz do Disque 151. Ausência do cartaz do Livro de Reclamações.

5 - Casa e Vídeo(Rua do Riachuelo, 92): Registros no Livro de Reclamações não remetidos ao Procon.

6 - Copyhouse (Rua Sete de Setembro, 34): Ausência do CDC para consulta.Ausência do cartaz do Disque 151.

7 - Tem Tudo Promoções(Rua do Passeio, 70): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros e Alvará. Prazo de 15 dias para apresentação. Registro no Livro de Reclamações não remetido ao Procon.

8 - New Ótica(Av. Rio Branco, 120 Loja 26): Registro no Livro de Reclamações não remetido ao Procon.

9 - Ricardo Eletro (Rua Uruguaiana, 118 loja A/F): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Prazo de 15 dias para apresentação. Registros no Livro de Reclamações não remetidos ao Procon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário