segunda-feira, 16 de maio de 2016

CIDADES DO NOROESTE RECEBEM O REVEZAMENTO DA TOCHA NO RIO


Chama Olímpica será acesa hoje em Itaperuna e Bom Jesus de Itabapoana

A Tocha Olímpica ingressa hoje, pela primeira vez, no Estado do Rio pelas cidades de Itaperuna e Bom Jesus de Itabapoana, no Noroeste Fluminense. O professor de Matemática Raphael Pereira dos Santos será o primeiro servidor estadual a conduzir a chama olímpica em território fluminense. O funcionário público – que participará do revezamento em Bom Jesus de Itabapoana – foi um dos 50 selecionados na campanha Servidores que Valem Ouro. A chama passará, em seguida, por Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo.

– É uma alegria proporcionar aos nossos servidores, que fazem um trabalho fundamental, a chance de fazer parte da história – disse o secretário-chefe da Casa Civil, Leonardo Espíndola. 

Quarenta e três municípios serão contemplados com a passagem do fogo olímpico. Em nove deles, a chama pernoitará: Angra dos Reis, Volta Redonda, Petrópolis, Nova Friburgo, Macaé, Cabo Frio, Niterói, Nova Iguaçu, além da capital. O maior símbolo do evento esportivo chegará definitivamente ao estado por Paraty, no dia 27 de julho.

– A visita da Tocha às cidades de Itaperuna e Bom Jesus de Itabapoana será um aperitivo. Quando a chama entrar de novo no Rio de Janeiro, o clima olímpico estará mais presente – explicou o diretor de cerimônias, Leonardo Caetano.
Entrada definitiva: Paraty

Na Costa Verde, a chama olímpica será conduzida pela Avenida Roberto Silveira em direção ao centro histórico. 

– Será um momento especial para moradores e visitantes – disse o secretário municipal de Esporte e Lazer, Nelson Arnaldo de Oliveira.


Última parada: Nova Iguaçu

O último município a participar do revezamento antes da chegada ao Rio está pronto para a festa. 

– Nova Iguaçu tem tradição no esporte. Vamos celebrar muito a passagem da chama – afirmou o secretário municipal de Esporte e Lazer, Adriano Santos.


Curiosidades

Cada Tocha é produzida com alumínio reciclado e resina. Tem acabamento acetinado e pesa entre 1kg e 1,5kg, medindo 63,5cm quando fechada e 69cm de altura quando aberta.

Foram produzidas cerca de 12 mil unidades para o revezamento. Elas serão levadas por 12 mil condutores.
Serão percorridos 20 mil quilômetros por estradas e 10 mil milhas aéreas no trecho ao Norte e Centro-Oeste.

O revezamento dura em média 12 horas diárias, começando às 7h e terminando por volta das 19h, com a cerimônia de acendimento da pira de celebração.

A chegada ao Rio de Janeiro será em 4 de agosto. No dia seguinte, as ruas da cidade olímpica serão palco do revezamento até o Maracanã, para a Cerimônia de Abertura e acendimento da Pira Olímpica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário