quinta-feira, 19 de maio de 2016

Parque Estadual dos Três Picos terá sede em Teresópolis




Ascom SEA/Inea

Quando: Sexta-feira (20/5); às 15h
Onde: Vale da Revolta, BR 116, KM 84,5, Teresópolis.
Considerada a capital nacional do montanhismo, a cidade turística de Teresópolis, na Região Serrana do Rio, vai ganhar uma sede do Parque Estadual dos Três Picos, administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea). O secretário estadual do Ambiente, André Corrêa, lança, nesta sexta-feira (20/5), a pedra fundamental da construção da nova sede. Os investimentos são de aproximadamente R$ 11 milhões, oriundos do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur RJ).   As obras começam na próxima segunda-feira (23/5) com previsão de conclusão para maio de 2017.
Com área total de 3.811 metros quadrados, o empreendimento terá sede administrativa, centro de visitantes, apoio ao lazer, casa do pesquisador, alojamento de guarda-parques, camping com administração, restaurante, estacionamento, banheiros e lavadores.
No projeto, serão empregados conceitos sustentáveis de arquitetura e construção, como por exemplo, aproveitamento da energia solar, através de placas fotovoltaicas para aquecimento da água, biodigestor e captação e aproveitamento de água da chuva.
O chefe da unidade de conservação, Ricardo Raposo, destacou que a construção da sede e do Complexo de Visitação, atende a uma antiga reivindicação de toda a cidade:
“O Parque dos Três Picos possui sede em Cachoeiras de Macacu, um núcleo de montanha em Nova Friburgo e um núcleo operacional em Guapimirim e agora, Teresópolis está sendo contemplada com uma sede que será um marco”, comentou Ricardo Raposo. 
O Parque Estadual dos Três Picos possui área total aproximada de 65.113 hectares e abrange parte dos municípios de Teresópolis, Guapimirim, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Silva Jardim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário