domingo, 28 de agosto de 2016

Governo do Estado levará 33 mil alunos aos Jogos Paralímpicos


Parceria foi firmada entre as secretarias de Educação e de Esporte, Lazer e Juventude e Comitê Rio 2016

O clima olímpico na cidade do Rio de Janeiro continua. Desta vez, quem entra em cena são os atletas paralímpicos. Assim como aconteceu nos Jogos Olímpicos, milhares de alunos da rede estadual de ensino terão a chance de assistir às competições. Por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação, Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude e Comitê Rio 2016, 33 mil ingressos serão distribuídos a estudantes de todo o estado durante os Jogos Paralímpicos Rio 2016, que serão realizados entre os dias 7 e 18 de setembro.

A parceria prevê transporte, lanche, crachá e camisetas para os jovens que irão aos estádios e arenas dos parques olímpicos da Barra da Tijuca e Deodoro. Uma das prioridades do projeto é levar estudantes com deficiência da rede estadual de ensino. A ação faz parte do Programa Transforma, cujo objetivo é permitir que os alunos vivenciem os valores olímpicos e paraolímpicos, conheçam novos esportes e entrem em contato com os Jogos.

– As escolas vêm trabalhando os conteúdos olímpicos de maneira pedagógica em algumas aulas desde o ano passado, como o espírito de equipe, união, respeito e cidadania. Inclusive, nas aulas e testes serão cobradas questões sobre os Jogos. Para os alunos que irão às competições será um grande aprendizado. Os Jogos Paralímpicos despertam nos estudantes o debate sobre a acessibilidade, inclusão e, especialmente, superação – ressalta o secretário de Estado de Educação, Wagner Victer.

Nos Jogos Olímpicos Rio 2016, a Secretaria de Estado de Educação distribuiu mais de 50 mil ingressos para as modalidades de badminton, hóquei de grama, hipismo, tiro, canoagem slalom, boxe, tênis de mesa e levantamento de peso, além de 5 mil para futebol feminino (jogo Brasil X China).

– Para nós, da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (Seelje), levar estes jovens para a maior festa do esporte paralímpico é motivo de orgulho. Vale destacar que a iniciativa é fruto da contrapartida social dos eventos-teste que a Seelje viabilizou, por intermédio da Lei de Incentivo ao Esporte. Ao todo, foram 16 competições, entre julho de 2015 e maio de 2016, olímpicas e paralímpicas. Esta é uma das principais vantagens da Lei de Incentivo ao Esporte: o retorno de benefícios para a população fluminense. Temos certeza de que será um momento inesquecível para nossos estudantes – afirmou o secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Marco Antônio Cabral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário