segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Procon Estadual autua supermercados nas zonas Norte e Sul e agências bancárias em São Gonçalo


WP_20160829_10_50_59_Pro_LIedt2_1472500830.64.jpg

O Procon Estadual, ligado à Secretaria de Estado de Governo, realizou nova etapa da Operação Secos e Molhados, na cidade do Rio, nesta segunda-feira (29/08), além de uma Operação Tio Patinhas em São Gonçalo, fiscalizando três agências bancárias. Os seis supermercados vistoriados ficam nas zonas Norte e Sul do Rio e todos foram autuados. Os fiscais descartaram 140kg e 300g de produtos impróprios ao consumo. Os fiscais também auturam os três bancos. A pedido do Ministério Público (MP), um Posto de Gasolina da AMD, localizado no bairro do Rocha, também foi vistoriado, mas não foi autuado. As irregularidades informadas pelo MP já haviam sido sanadas.

No supermercado Zona Sul, localizado na Rua Dias Ferreira, 290, no Leblon, os fiscais constataram a ausência de balança de precisão e de cartaz proibindo a venda de bebida alcoólica para menores de 18 anos. A filial também foi autuada por falta de clareza na promoção exclusiva para portadores do chaveiro ou do cartão Zona Sul, por induzir o consumidor em erro. Foram descartados 120kg e 800g de embutidos de peito de peru e presunto vencidos.

Operação Tio Patinhas em São Gonçalo

Em São Gonçalo, os fiscais vistoriaram agências do Itaú, Caixa Econômica Federal e Banco Bradesco, localizadas na Rua Dr. Alfredo Backer, respectivamente nos números 273, 536 e 759. No Itaú, o atendimento era por fila e não por senha. Os boletos não eram autenticados, além de não haver Livro de Reclamações nem guarda volumes. A agência só possuía seis assentos preferenciais. Na Caixa, o tempo de espera era maior que 40 minutos e o banheiro ficava em área restrita. Já no Bradesco, o tempo na fila de espera foi de 40 minutos, os boletos não são autenticados e não havia certificado do Corpo de Bombeiros.

Balanço da Operação Secos e Molhados

1 - Guanabara (Av. Teixeira de Castro, 78 – Bonsucesso): Ausência de quantidade mínima de um caixa preferencial para cada cinco caixas ativo.

2 - Zona Sul (Ruas Dias Ferreira, 290/320 - Leblon): Ausência de balança de precisão. Ausência de cartaz proibindo a venda de bebida alcoólica para menores de 18 anos. Promoção exclusiva somente para portadores do chaveiro ou cartão Zona Sul, portanto a mesma não está clara, levando ao consumidor sem essa especificidade a crer que esse valor aplica-se a ele. (trata-se de todas as promoções). Produtos vencidos: 64kg e 800g de embutido de peito de peru e 56kg de presunto cozido.

3 - Campeão (Rua João Romaris, 217 - Ramos): Produtos vencidos: 4kg e 900g; 480 g de queijo minas; 3 kg clara de ovo. Ausência de certificado de potabilidade da água. Determinada a limpeza imediata e comprovação em até 15 dias.

4 - Zona Sul (Rua Bartolomeu Mitre, 705 – Leblon): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Promoção exclusiva aos clientes Zona Sul, induzindo aos demais consumidores em erro. Reclamações não enviadas datadas de 27/04/15 e 08/02/16.

5 - Zona Sul (Rua Carlos Góes, 344 – Leblon): Havia 11 kg de drumete de frango sem especificação encontrado em câmara frigorífica. Divergência de preço da linhaça marrom 420g: na gôndola era R$15,79 e no caixa R$21,45. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Reclamação não enviada datada de 13/04/15 e 16/08/15. Promoção somente para clientes zona sul, no entanto, não estava de forma clara, induzindo demais consumidores em erro. Caixa preferencial em número inferior ao determinado por lei. Ou seja, 10 caixas ativos e apenas um preferencial.

6 - Prezunic (Est. Do tombo, 52 – Higienópolis): Ausência de quantidade mínima de um caixa preferencial para cada cinco caixas ativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário