quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Procon Estadual autua Shopping Tijuca e restaurantes do Pão de Açúcar nesta quinta-feira


20160825_111624edt_1472159886.98.jpg

O Procon Estadual, ligado à Secretaria de Estado de Governo, realizou, nesta quinta-feira (25/08), a primeira ação da Operação Demolidor. O objetivo foi fiscalizar a acessibilidade para portadores de necessidades especiais, a estrutura e as normas consumeristas em estabelecimentos comerciais visando a Paralimpíada. Nesta primeira ação os fiscais vistoriaram o bondinho do Pão de Açúcar e os restaurantes da atração, além de investigar se os vãos dos parapeitos do Shopping Tijuca estão dentro das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O Shopping e quatro dos seus restaurantes, além de cinco do Pão de Açúcar, foram autuados.

Há cinco dias, um menino de três anos caiu de uma altura de cinco metros em um vão entre o elevador e o parapeito do Shopping Tijuca. Os fiscais verificaram que esse problema já havia sido corrigido pelo Shopping, mas encontraram outros seis vãos em outros locais do estabelecimento com espaço maior do que o permitido pelas normas da ABNT e que poderiam colocar consumidores em perigo. Com isto, o shopping foi autuado.Além disso, quatro dos restaurantes do Shopping Tijuca também receberam autuações.

No restaurante português Da Silva foram descartados cerca de 8kg de produtos impróprios ao consumo entre gergelim, pimenta calabresa, cereja, mousse de maracujá, alho frito e farinha de rosca. Quanto à acessibilidade, o restaurante não possuía cardápio em braile e não reservava 5 % de assentos para pessoas com necessidades especiais.

Não foram encontradas irregularidades no quesito acessibilidade no Bondinho do Pão de Açúcar. Cinco de seus restaurantes foram autuados. Entre eles, o Clássico Beach Club, que não possuía alvará de funcionamento nem Certificado do Corpo de Bombeiros. O Livro de Reclamações do estabelecimento não foi registrado no Procon Estadual, como determina a lei.

O nome da operação é uma referência ao Demolidor, personagem dos quadrinhos que também protagoniza seu próprio seriado. Apesar de cego, ele é um super herói conhecido como grande lutador de artes marciais e por sua capacidade atlética de nível olímpico.

Balanço da Operação Demolidor

1 - Shopping Tijuca(Av. Maracanã, 897 – Tijuca): Foram encontradas irregularidades nos vãos existentes na descida para o cinema G7/ G5; na descida do G3/G2; na descida do G2/G1; na descida do G1/L3 e na descida do L3/L2. Cadeiras e mesas próximas ao guarda corpo. Fica determinada a retirada desses objetos. Também havia vão de 25cm entre o chão e o guarda corpo no andar da praça de alimentação.

2 - Cota 200 Restaurante(Pão de Açúcar): Ausência do cartaz Disque 180. Ausência do cartaz informativo da disponibilidade de água gratuita. Não reserva 5% das mesas e cadeiras aos idosos, Portadores de necessidades especiais e gestantes.

3 - Rei do Mate (Pão de Açúcar): Ausência do cartaz fornecimento de água gratuitamente. Ausência cartaz informativo sobre disponibilidade do Livro de Reclamações. Sem especificação: 9 croissants; 16 pães de batata. Ausência do Laudo de exigências e Certificado Do Corpo de Bombeiros. Ausência do cartaz 180.

4 - Bondinho Pão de Açúcar: Auto de Constatação da proibição de entrada com alimentos e bebidas no período olímpico.

5 - Pão de Açúcar Gourmet(Pão de Açúcar): Ausência do cartaz Disque 180. Ausência do cartaz informativo da disponibilidade de água gratuita. Registro no Livro de Reclamações não enviada no prazo legal. Ausência do Certificado do Corpo de Bombeiros.

6 - Clássico Beach Club (Pão de Açúcar): Ausência de Alvará e Certificado do Corpo de Bombeiros. Livro de Reclamações não registrado.

7 – Abençoado (Pão de Açúcar): Vencidos: 1kg e 700g de bolinha de queijo. Sem especificação: 12kg de carne; 2kg e 700g estrogonofe; 2kg de macarrão; 1kg e 500g de carne seca. Livro de Reclamações com três registros não enviados. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do certificado de potabilidade da água. Ausência do cartaz informativo da disponibilidade de água gratuita.

8 - Da Silva (Shopping Tijuca): Ausência de cardápio em braile. Não reserva 5 % de assentos para prioridade. Ausência do cartaz Disque 180. Produtos vencidos: 600 g de gergelim; 900 g de gergelim branco; 400g de pimenta calabresa; 400g de cereja; 1kg e 300g de mousse de maracujá. Produto mal armazenado: 600g de alho frito, fornecedor determina manter em geladeira após aberto, no entanto estava no estoque seco. Produto sem especificação: 3kg e 700g de farinha de rosca sem especificação quanto a abertura e validade.

9 - Galli(Shopping Tijuca): Ausência de cardápio em braile. Alvará de funcionamento vencido em 13/06/15. Ausência de cartaz disque 180. Não há identificação de reserva de 5% para prioridade.

10 - Gula Gula(Shopping Tijuca):Ausência do cartaz Disque 180. Não reserva 5 % de assentos para prioridade.

11 - L'Entrecote de Paris(Shopping Tijuca): Ausência do cartaz Disque 180. Não reserva 5 % de assentos para prioridade. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do cartaz informativo da disponibilidade de água gratuita. Ausência de cardápio em braile.

Nenhum comentário:

Postar um comentário