quarta-feira, 4 de abril de 2012

Prefeitura e Parque Nacional promovem evento para comemorar 100 anos da conquista do Dedo de Deus




Programação vai até domingo, 8 de abril


 Teve início nesta terça-feira, 3 de abril, o evento 'Dedo de Deus - 100 anos da conquista', promovido pela Prefeitura de Teresópolis e o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, em comemoração aos 100 anos da conquista do pico, símbolo nacional do montanhismo.  A abertura do ciclo de atividades aconteceu na Casa de Cultura Adolpho Bloch, com a exibição do documentário 'Caminho Teixeira' e palestra com o presidente do Centro Excursionista Teresopolitano (CET), Marcello Medeiros. A programação segue até domingo, 8 de abril, com uma série de atividades lembrando a grande aventura dos teresopolitanos José Teixeira Guimarães, Raul Carneiro e os irmãos Américo, Alexandre e Acácio Oliveira, responsáveis pela escalada que culminou na conquista da montanha em 1912.

“O centenário de um feito de tamanha importância como a conquista do Dedo de Deus não poderia jamais deixar de ser lembrado. Afinal, o episódio representa um marco histórico não apenas para Teresópolis como também para o montanhismo brasileiro”, convida o Secretário de Cultura, Ronaldo Fialho.

Na abertura do evento, dezenas de alunos do Centro Educacional Helena de Paula Tavares (CEHPT), além de convidados, puderam conferir a exibição do documentário 'Caminho Teixeira', filmado em Teresópolis no ano de 2009 e que revive a conquista da famosa montanha. Produzido pela 9d Produções, com apoio da Secretaria de Cultura, o filme abriu a 9ª Mostra Internacional de Filmes de Montanha, em 2009, e  participou de mostras de filmes sobre esportes de aventura em montanha, além de outros festivais de cinema, dentro e fora do Brasil.

Além do filme, exibido em dois horários, foi realizada palestra com o presidente do Centro Excursionista Teresopolitano, Marcello Medeiros, que falou sobre a conquista em si e sua importância para o desenvolvimento do alpinismo como conhecemos hoje. “A conquista do Dedo de Deus foi um divisor de águas. Até então, as pessoas apenas subiam trilhas. A empreitada de 1912 mudou a história do montanhismo”, destacou Marcello, que falou ainda sobre outras escaladas e sobre o alpinista teresopolitano Mozart Catão, primeiro brasileiro a chegar ao cume do Monte Everest.
 

Quem assistiu, gostou do que viu. “Estamos vivenciando aqui uma atividade histórica e cultural, que certamente vai enriquecer o conhecimento dos nossos alunos”, comentou a professora Rosa Cristina. “Eu não conhecia esta história. Não fazia a menor ideia e achei incrível”, disse a aluna Maria Eduarda Silveira, de 13 anos.  A exibição contou ainda com a presença de Hilda Teixeira, filha de José Teixeira Guimarães que, aos 91 anos, fez questão de prestigiar a homenagem.
 

A programação do evento 'Dedo de Deus - 100 anos da conquista' inclui exposições, escaladas, homenagens, culto ecumênico no topo do Dedo de Deus e missa em ação de graças, com a participação especial da Orquestra Camerata Thereza Christina.
 

Programação

Dia 4 de abril – Casa de Cultura Adolpho Bloch

Exposição 'Dedo de Deus – Inspiração e Arte, com trabalhos da Sociedade dos Artistas de Teresópolis (Soarte), em homenagem à conquista do Deus de Deus. Visitação de segunda a sábado, das 9h às 18h.

Dia 4 de abril – Calçada da Fama

10h às 16h - Exibição do filme 'Caminho Teixeira' e Exposição 'Páginas da História do Dedo de Deus', mostra itinerante com textos, fotos e documentos do Pró-Memória Teresópolis

Dia 5 de abril – Casa da Memória Arthur Dalmasso

Exposição 'Dedo de Deus - 100 anos de conquista', com paineis ilustrativos, documentos originais e objetos. Visitação de segunda a sexta, das 13h às 17h, e aos sábados, das 14h às 18h.

Dia 7 de abril – Complexo do Dedo de Deus

6h - Escalada nas montanhas: Dedo de Deus; Dedinho de Nossa Senhora; Escalavrado; Cabeça de Peixe.

Dia 7 de abril - Auditório Guarani - sede do Parque Nacional

19h - Amostra de filmes de Montanha
          Homenagem aos que participaram da história do Dedo de Deus
          Abertura da exposição histórica do Dedo de Deus
          Coquetel

Dia 8 de Abril - Complexo do Dedo de Deus

10h – Início do Culto Ecumênico no Cume do Dedo de Deus (vagas limitadas). Concentração no Centro de Informações Turísticas no Soberbo.
 

Dia 8 de abril - Centro de Informações Turísticas no Soberbo

15h – Missa em Ação de Graças com a participação da Orquestra Camerata Thereza Christina

Texto: Geórgia Jahara
Foto: Cláudio Furtado

Nenhum comentário:

Postar um comentário