terça-feira, 3 de abril de 2012

Projetos de tratamento de esgoto na Fonte Santa, Granja Guarani e Quebra Frascos são tema de encontro na Prefeitura




 A apresentação dos projetos básicos da rede coletora de esgoto sanitário, estações de tratamento e destino final dos efluentes sanitários da Fonte Santa, Granja Guarani e Quebra Frascos foi o tema do encontro realizado na manhã desta segunda-feira, 2, no Teatro Municipal. Os projetos são fruto de demandas aprovadas em 2010 pelo Orçamento Participativo da Prefeitura de Teresópolis. O objetivo foi o detalhamento dos projetos, por parte da empresa responsável, e o esclarecimento de dúvidas dos moradores dos bairros atendidos.

Convocada pelo Ministério Público Estadual, a reunião contou com a presença de representantes da Secretaria Estadual do Ambiente (SEA), do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Defesa Civil e de Planejamento, do Comitê de Bacias dos Rios Piabanha, Paquequer e Preto, além da participação dos presidentes e diretores das associações de moradores dos três bairros.

“A discussão desses projetos deve ser feita para que os representantes dos conselhos municipais e da sociedade civil tomem conhecimento, analisem e deem suas sugestões, pois a empresa não conhece as particularidades de Teresópolis”, destacou a promotora de Justiça Anaiza Malhardes, acrescentando que se encontra em fase final a elaboração do Plano Municipal de Saneamento. “Teresópolis, com cerca de 160 mil habitantes, não pode mais ficar sem saneamento básico”.

A empresa ganhadora da licitação, realizada em 2010 pela Secretaria Estadual do Ambiente, foi a Encibra Estudos e Projetos de Engenharia, que tem mais de 40 anos de atuação no ramo e que recebeu em torno de R$ 700 mil para a elaboração dos projetos, valor pago com recursos do Comitê de Bacias dos Rios Piabanha, Paquequer e Preto.

A apresentação foi feita pelo Diretor de Saneamento e Meio Ambiente da Encibra, Rogers Baladi. Seguindo o sistema de estações de tratamento de esgoto moduladas, os projetos detalham a construção de redes coletoras com 1.550m de extensão na Fonte Santa, 1.655m na Granja Guarani e de 6.993m em Quebra Frascos, totalizando um investimento na ordem de R$ 15,2 milhões.
Subsecretário Municipal de Meio Ambiente André de Mello (ao centro): Câmara Técnica de Saneamento do Comdema vai analisar o que deve ser complementado nos projetos da Encibra
https://mail.google.com/mail/images/cleardot.gif

As principais dúvidas estavam relacionadas às áreas não contempladas pelo projeto e os locais onde serão instaladas as estações de tratamento de esgoto. Também foram feitos questionamentos sobre os motivos do não acompanhamento da elaboração do projeto por parte dos integrantes do Comitê de Bacias. 

Durante o encontro, o Subsecretário Estadual de Projetos e Intervenções Especiais da Secretaria Estadual do Ambiente, Antonio da Hora, assegurou que para a elaboração dos projetos foram feitas visitas a campo por técnicos da empresa contratada, da SEA, do Inea e do Comitê de Bacias, com acompanhamento de representantes das associações de moradores dos três bairros. “Os projetos foram feitos para atender as solicitações do município. Se o município achar que devem ser feitas ligações adicionais para atender as áreas não contempladas, buscaremos recursos para que isso aconteça, desde que seja possível tecnicamente”, garantiu Antonio da Hora.
Subsecretário Estadual Antonio da Hora: projetos iniciais podem receber aditivos para contemplar áreas não atendidas com as estações de tratamento de esgoto

“Que sejam listadas as imperfeições e inconsistências nos projetos apresentados e encaminhadas, através de ofício, para a Secretaria Estadual do Ambiente”, completou a Superintendente de Articulação Institucional da SEA, Denise Lobato. Na época da aprovação da construção das estações de tratamento de esgoto na Granja Guarani, Fonte Santa e Quebra Frascos, ela era Secretária de Orçamento Participativo e Relações Comunitárias da Prefeitura de Teresópolis.

Finalizando o encontro, o Subsecretário Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, André de Mello, propôs a realização de um estudo, por parte da Câmara Técnica de Saneamento do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), a fim de analisar o que deve ser complementado nos projetos da Encibra. “Vamos firmar esse compromisso junto com o Comitê de Bacias para a inclusão das áreas não contempladas. Qualquer dúvida em relação à empresa nos reportaremos ao Ministério Público, que poderá exigir alguma medida de correção”, concluiu.

As propostas de análise e acréscimos aos projetos originais, apresentadas pelo Governo do Estado e o Município, tranquilizaram o diretor da Associação de Moradores de Quebra Frascos, Zé Waitz. “É a abertura de um diálogo que já devia ter acontecido”, assinalou. 



Texto: Silvia Pimentel
Fotos: Davi Almada

Nenhum comentário:

Postar um comentário