Motoristas com mais de 65 anos já podem fazer o cadastro para o cartão de gratuidade de estacionamento para idoso. A carteirinha dá direito aos aposentados pararem em vagas do RioRotativo, sem pagar, e entrou em vigor na cidade do Rio após a coluna ‘Vovô Secreto’, de O DIA, mostrar que a falta de regulamentação privava moradores da cidade desse benefício previsto no Estatuto do Idoso.
Em maio, O DIA denunciou que Rio não cumpria regra do Estatuto do Idoso | Foto: Uanderson Fernandes / Agência O Dia
Em maio, O DIA denunciou que Rio não cumpria regra do Estatuto do Idoso | Foto: Uanderson Fernandes / Agência O Dia
Para requerer o cartão é preciso ter 65 anos ou mais de idade e Carteira Nacional de Habilitação expedida pelo Detran-RJ e na validade. O idoso deve se dirigir a um dos postos da Secretaria Municipal de Transportes de segunda a sexta-feira, no horário das 9h às 16h — confira ao lado os endereços.
O motorista deverá ter em mãos a cópia da Carteira Nacional de Habilitação, no prazo e validade, em nome do idoso; cópia do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), somente na categoria particular, em nome do idoso; cópia do comprovante de residência; além de requerimento encaminhado ao coordenador da Coordenadoria de Regulamentação e Infrações Viárias (CRV), da Secretaria Municipal de Transportes.
Esse formulário pode ser obtido e assinado na hora ou baixado por meio do endereço eletrônico http://www.rio.rj.gov.br/web/smtr/exibeconteudo?article-id=3097039. O cartão demora de 15 a 30 dias para ficar pronto. Segundo a Secretaria Municipal de Transportes, caberá à CET-RIO distribuir as vagas gratuitas e exclusivas aos idosos moradores da cidade.
Postos de atendimento
CENTRO
Rua do Riachuelo 257.
ZONA SUL
Av. Bartolomeu Mitre 1.297 – Leblon.
ZONA NORTE
Rua Visconde de Santa Isabel 34, Vila Isabel; Rua Vinte e Quatro de Maio 931 Engenho Novo; Rua Orçadas 435 Ilha; Av. Monsenhor Félix 512 – Irajá.
ZONA OESTE
Av. Ayrton Senna 2.001 – Barra; Rua Fonseca 240 – 2º Andar – Bangu; Rua Dom Pedrito 1 – Campo Grande; Rua Fernanda 155 – Santa Cruz.

Aline Salgado/O Dia