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quarta-feira, 31 de outubro de 2012
Banco lança cartão pré-pago; foco é consumidor sem conta corrente
Cartão recarregável será vendido em farmácias e supermercados
A partir desta quarta-feira (31), o Banco Bonsucesso passa a apostar em uma fatia do mercado consumidor que ainda não tem conta em banco, quando será possível comprar um cartão pré-pago - recarregável - pela internet, em unidades do banco em todo o País. A partir do dia 5, os cartões serão vendidos em supermercados, farmácias e redes de varejo. O Meo Cartão Dinheiro tem bandeira da MasterCard. De acordo com a empresa, o uso do cartão é idêntico aos demais, ou seja, realiza compras em lojas e na internet e permite que o cliente saque dinheiro. A carga mínima é de R$ 10 e a máxima de R$ 5 mil ao mês; o cartão será aceito no Brasil ou no exterior. A empresa promete que o consumidor não terá "surpresas", pois apenas poderá gastar a quantia que tiver colocado previamente e promete também que as principais tarifas pagas pelo usuário serão convertidas em bônus para celular. Segundo a instituição, o usuário deverá preencher em boleto - que virá com o cartão -, o valor que deseja depositar e pagá-lo em qualquer banco, casa lotérica ou correspondente bancário. "O cliente também pode transferir créditos carregados no Meo para celulares pré-pagos, via SMS, ou ainda, para outras pessoas que possuem o Meo, assim como acessar saldos e extratos", diz o banco. Cartão virtual Ao solicitar o cartão pelo site (http://meocartao.com.br/), o interessado receberá um cartão virtual para poder usá-lo imediatamente em compras na internet e, depois, receberá o de plástico em casa. Segundo dados do banco, atualmente cerca de 40% da população não possui acesso a serviços financeiros e 55% dos salários são pagos em dinheiro. A MasterCard estima que o mercado mundial de cartões pré-pagos deverá movimentar US$ 822 bilhões em 2017. A companhia diz que o maior mercado é os EUA, mas há tendência de crescimento em todo o mundo. Nos Estados Unidos, o movimento em 2010 foi de US$ 152 bilhões e a previsão é que em 2017 chegue a US$ 421 bilhões, diz a empresa. "Na América Latina os dois principais mercados são México e Brasil, sendo esse último o principal potencial. Em 2010, a América Latina movimentou US$ 15 bilhões e a estimativa é que em 2017 esse valor chegue a US$ 133 bilhões." A novidade vem um dia após o governo federal anunciar um projeto de lei - que será enviado ao Congresso - que regulamenta o uso de telefones celulares para efetuar pagamentos. Segundo o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, a medida tem por objetivo simplificar transações e realizar inclusão financeira, transformando os telefones móveis em carteiras. "Há um volume significativo de pessoas que recebe seus salários em dinheiro exclusivamente. (...) Nós não vamos acabar com o dinheiro, mas queremos dar uma opção que é mais tranqüila e segura. Em vez de a pessoa ir no banco e receber o dinheiro e depois ir pagando, ele pode receber pelo celular e fazer pagamentos", disse o ministro. Fonte: Jornal do Brasil
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