terça-feira, 25 de dezembro de 2012

ESQUEMA OPERACIONAL PARA O SHOW DE STEVIE WONDER E GILBERTO GIL




Hoje será realizado na Praia de Copacabana o show dos cantores Stevie Wonder e Gilberto Gil. Para atender o público que irá ao evento e minimizar os impactos no trânsito, será implantado esquema especial de tráfego na região.
A operação de trânsito contará com a participação de 210 Agentes da Prefeitura, entre Guardas Municipais e Controladores da CET-Rio, com 18 viaturas e 32 motocicletas, que trabalharão para manter a fluidez, coibir o estacionamento irregular, ordenar os cruzamentos, orientar pedestres e efetuar os bloqueios necessários.
Serão utilizados 12 painéis de mensagens variáveis que informarão sobre as alterações no trânsito, rotas alternativas, restrições de estacionamento e condições do tráfego. Esses painéis divulgarão mensagens de orientação com antecedência, para informar previamente aos motoristas e moradores. O Centro de Operações Rio fará o monitoramento de toda a região impactada pelo evento, permitindo que técnicos da CET-Rio implantem ajustes na programação dos semáforos em função das condições do trânsito em cada momento.
Além das interdições previstas, não serão criadas áreas de estacionamento para o evento, não sendo recomendável a utilização do automóvel particular. A SEOP - Secretaria de Ordem Pública atuará com reboques baseados em pontos estratégicos e circulando na área de abrangência do evento, com a finalidade de reprimir o estacionamento irregular e garantir a fluidez do tráfego. Os veículos estacionados irregularmente serão removidos para os depósitos públicos municipais. Além disso, 4 reboques (leves e pesados) da CET-Rio serão posicionados na região para desobstrução das vias em caso de enguiço de algum veículo.
PRINCIPAIS INTERDIÇÕES / ALTERAÇÕES NO TRÂNSITO:
A partir de 7h
- Bloqueio da pista da Av. Atlântica junto à orla para implantação da área de lazer, como ocorre aos domingos e feriados.
- Inversão de mão na Av. Atlântica na pista junto às edificações, como ocorre em todos os domingos e feriados.
A partir de 19h
- Bloqueio da Av. Atlântica, em ambas as pistas, no trecho entre a Rua Figueiredo Magalhães e Av. Prado Junior, até o término do evento.
- O fluxo do tráfego no sentido Botafogo será desviado pela Rua Figueiredo Magalhães até a Av. Nossa Senhora de Copacabana.
- No sentido Ipanema, os motoristas poderão acessar a Av. Atlântica a partir da Rua Santa Clara.

SAÍDA DO EVENTO
Além dos bloqueios já implantados, haverá um bloqueio na Rua Barata Ribeiro, desviando o fluxo para a Rua Tonelero, na altura da estação de metrô Cardeal Arcoverde. As alterações na circulação e interdições serão desfeitas somente após o escoamento do público.
PROIBIÇÃO DE ESTACIONAMENTO:
Estará proibido o estacionamento, além dos locais já regulamentados, nas seguintes vias:
Dia 24/12
• Av. Nossa Senhora de Copacabana entre Rua Figueiredo de Magalhães e Av. Princesa Isabel.
• Rua Barata Ribeiro entre Praça Demétrio Ribeiro e Rua Figueiredo de Magalhães.
• Rua Rodolfo Dantas entre Rua Barata Ribeiro e Av. Atlântica (ambos os lados).
• Rua Mal. Mascarenhas de Moraes entre as Ruas Tonelero e Barata Ribeiro (ambos os lados).
Dia 25/12
• Av. Atlântica no trecho entre a Rua Figueiredo de Magalhães e Av. Princesa Isabel.
• Av. Nossa Senhora de Copacabana entre Rua Figueiredo de Magalhães e Av. Princesa Isabel.
• R. Barata Ribeiro entre Praça Demétrio Ribeiro e Rua Figueiredo de Magalhães.
• Rua Rodolfo Dantas entre Rua Barata Ribeiro e Av. Atlântica (ambos os lados).
• Rua Mal. Mascarenhas de Moraes entre as Ruas Tonelero e Barata Ribeiro (ambos os lados).
• Rua Figueiredo de Magalhães (ambos os lados)
• Rua Fernando Mendes (ambos os lados).
• Rua Gustavo Sampaio entre Av. Princesa Isabel e Rua Anchieta.
• Rua Siqueira Campos, bolsão em frente ao Shopping Antiquários.

CHEGADA E SAÍDA DO EVENTO
Para acessar e deixar a área do show na Praia de Copacabana, a CET-Rio recomenda a utilização de transporte público coletivo regulamentado, metrô e as diversas linhas de ônibus, que passam no bairro, procedentes de vários pontos da cidade.
FUNCIONAMENTO DO METRÔ
O MetrôRio estenderá, até às 2h do dia 26/12, o funcionamento das estações Cardeal Arcoverde e Siqueira Campos. As demais estações fecharão para embarque às 23h, horário habitual de encerramento da operação em feriados, mas permanecerão abertas para desembarque. O MetrôRio recomenda que os usuários utilizem a Estação Siqueira Campos para o retorno do evento. A Estação Cardeal Arcoverde fechará para embarque às 19h e reabrirá às 22h.
Trens da Linha 2 operarão de Pavuna a Ipanema - No dia 25/12, a partir das 16h, os trens da Linha 2 realizarão a viagem entre Pavuna e Ipanema/General Osório sem necessidade de transferência de linhas. Entre 7h e 16h, o funcionamento será o já realizado em feriados, com a transferência realizada na Estação Estácio. O serviço Metrô Na Superfície terá seu horário estendido. Os ônibus operarão até a chegada do último trem nas estações Botafogo e Ipanema/General Osório. As linhas de integração Metrô/Ônibus não terão o horário estendido. A linha 590 (Leme/Copacabana) fará serviço com passageiros até às 16h.
ATENDIMENTO MÉDICO
A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) preparou um esquema especial de atendimento na orla de Copacabana para o show. Três postos médicos estarão à disposição do público, com 87 profissionais de saúde trabalhando durante todo o evento, sendo 36 médicos. As unidades contarão, no total, com 34 leitos, dois deles de suporte avançado.
Para os casos mais graves, que necessitem de remoção, 30 ambulâncias estarão de prontidão. Os postos estarão em frente à Av. Princesa Isabel (11 leitos), à Praça do Lido (12 leitos) e à Rua Paula Freitas (11 leitos) e funcionarão das 17h30m até o término do evento.
Todas as unidades estarão preparadas para atender as emergências, com equipamentos de suporte à vida para monitoramento e estabilização dos pacientes. Os hospitais e UPAs municipais estarão com suas equipes prontas para dar apoio aos atendimentos mais graves e receber as transferências, que serão realizadas pela Central de Regulação.
LIMPEZA URBANA
Com público estimado em um milhão de pessoas, a limpeza será intensificada a partir de uma hora da manhã, por 333 trabalhadores, distribuídos por 12 setores, que vão atuar utilizando 62 veículos e equipamentos, entre caminhões coletores e basculantes, varredeiras, pás mecânicas, tratores, mini pá, ferramentas manuais, Kombi lava jato e carros pipas com água de reuso e essência de eucalipto para lavar as pistas.
A previsão é entregar aos banhistas a praia totalmente limpa e em condições de uso entre seis e sete horas da manhã de quarta-feira, dia 26. A Comlurb pede que o público colabore na manutenção da limpeza da praia depositando o lixo somente nos 400 contêineres dispostos em toda área do evento.
RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES
- Não ir de carro ao evento, usar preferencialmente transporte público coletivo.
- Respeitar os locais de proibição de estacionamento.
- É muito importante que sejam respeitadas as orientações dos agentes de trânsito e também de toda sinalização implantada na área.
 www.rio.rj.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário