sexta-feira, 5 de abril de 2013

Ceutoo Teresópolis: Carreata em Louvor a São Jorge

A organização “Devotos de São Jorge”, Grupo pertencente ao Ceutoo Teresópolis, convida a todos os moradores de município  e cidades vizinhas para a Carreata em Louvor a São Jorge. Vista sua roupa vermelha e venha saudar o mártir protetor de todas as batalhas do nosso dia a dia.
Data: 27 de Abril de 2013
Hora: 15:30h
Local de Inicio: Vista Soberba (entrada da cidade)
Percurso: Saída da Vista soberba, Reta e término Vale do Paraíso – sede do Ceutoo Teresópolis
Informações: 21-76029041 Lilian Duarte
EVENTO GRATUÍTO!


Caminhada, vídeo e teatro marcam o Dia ‘D’ contra a dengue em Teresópolis

Neste sábado, 6 de abril, a Secretaria Municipal de Saúde realiza uma grande mobilização contra a dengue. Sob a coordenação da Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde, a ação é intitulada Dia 'D' contra a Dengue, e segue a campanha que será realizada em vários municípios da Região Serrana.

O objetivo é conscientizar a população sobre a importância de eliminar possíveis criadouros em suas casas, já que o ambiente doméstico concentra 80% dos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. São parceiros da iniciativa a Secretaria Estadual de Saúde, o Conselho Municipal de Saúde, a Secretaria Municipal de Educação e a Associação de Moradores do bairro de São Pedro.

“Convidamos a população a participar desta grande mobilização contra a dengue, dedicando cinco minutos do seu tempo para o combate ao foco do mosquito Aedes aegypti. É muito importante que todos participem, pois somente juntos, população e Secretaria de Saúde, conseguiremos combater o mosquito transmissor da dengue”, conclama o Secretário de Saúde, Carlos Otávio Sant’Anna.

Centro da cidade
Realizada na Calçada da Fama, na Várzea, das 9h às 16h, a campanha contará com distribuição de panfletos, exibição de vídeo educativo, palestra e brincadeiras pedagógicas com o público infantil. Através de uma lupa, as pessoas poderão observar larvas e o mosquito em sua fase adulta, para que possam visualizar e reconhecer o Aedes aegypti.

São Pedro
A mobilização no bairro de São Pedro será realizada a partir das 9h, na Praça dos Expedicionários – a do Tiro de Guerra – e contará com apresentação da Banda Dançante do Cedal, distribuição de panfletos didáticos, palestra e brincadeiras pedagógicas com o público infantil. Às 10h será realizada uma caminhada pelas principais ruas do bairro, quando a população será convidada a participar da campanha de combate aos focos do mosquito transmissor da dengue.

Dengue na cidade
De acordo com levantamento do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, em 2012 foram notificados 47 casos de dengue em Teresópolis, dos quais 30 foram descartados após a realização de testes sorológicos. Entre os casos confirmados, foram descobertos dois em que as pessoas pegaram dengue na cidade. Até o início do mês de março de 2013 existiam 20 notificações no município. Em 2012, os agentes de saúde do Programa Municipal de Combate à Dengue haviam identificado seis bairros com focos do mosquito Aedes Aegypti. Em 2013, esse número subiu para 25

PROGRAMAÇÃO DO DIA ‘D’ CONTRA A DENGUE

Calçada da Fama - Centro
9h – Início da campanha
9h às 11h – Entrega de panfletos, corpo a corpo com a população
11h30 – Exibição de vídeo educativo sobre o mosquito Aedes aegypti
13h – Palestra
14h30 – Teatro
15h – Brincadeiras pedagógicas com o público infantil
16h – Encerramento

Praça dos Expedicionários (Tiro de Guerra) - São Pedro
9h – Início do evento e apresentação da Banda Dançante do Cedal
10h – Distribuição de panfletos, corpo a corpo com a população, 
          caminhada de mobilização pela comunidade, teatro
          e brincadeiras pedagógicas com o público infantil


Notícias do Clube Comary e sua programação para o final de semana


Comary se prepara a estréia do campeonato Carioca

Uma parceria entre o Clube Comary e a prefeitura de Teresópolis, trás de volta o futsal de Teresópolis ao cenário estadual. Mesmo sendo uma competição que conta com apenas cinco clubes, não faz dela um evento menos importante. Até porque o campeão tem vaga assegurada na Taça Brasil do próximo ano. O técnico será José Ricardo Godinho (Zeca) que contará com jogadores da cidade, e talvez alguns de São José do Vale do Rio Preto. A equipe estréia na segunda rodada da competição, dia 12 contra a Casa de España/Botafogo. Do ano passado apenas o adversário do Comary na estréia, a Drogaria do Povo e o América disputam a competição. Como novidades o Tamoyo de Cabo Frio que firmou parceria com o Vasco da Gama e jogará na Região dos Lagos e o Clube Comary.


Confira a tabela completa do Carioca Adulto de Futsal
1º turno – 1ª rodada (folga: Teresópolis/Comary)
2/4 – terça – 20h30 – América x Vasco/Tamoyo (ginásio do América)
4/4 – quinta – 20h30 – Casa de España/Botafogo x ADDP/Cabo Frio (ginásio do Grajaú Country)
1º turno – 2ª rodada (folga: Vasco/Tamoyo)
12/4 – sexta – 20h30 – Teresópolis/Comary x Casa de España/Botafogo (Pedrão)
12/4 – sexta – 20h30 – ADDP/Cabo Frio x América (Alfredo Barreto)
1º turno – 3ª rodada (folga: Casa de España/Botafogo)
19/4 – sexta – 20h30 – América x Teresópolis/Comary (ginásio do América)
19/4 – sexta – 21h – Vasco/Tamoyo x ADDP/Cabo Frio (Alfredo Barreto)
1º turno – 4ª rodada (folga: ADDP/Cabo Frio)
25/4 – quinta – 20h30 – Casa de España/Botafogo x América (ginásio do Grajaú Country)
26/4 – sexta – 20h30 – Teresópolis/Comary x Vasco/Tamoyo (Pedrão)
1º turno – 5ª rodada (folga: América)
3/5 – sexta – 19h30 – Vasco/Tamoyo x Casa de España/Botafogo (Alfredo Barreto)
3/5 – sexta – 21h – ADDP/Cabo Frio x Teresópolis/Comary (Alfredo Barreto)
2º turno – 1ª rodada (folga: Teresópolis/Comary)
10/5 – sexta – 19h30 – ADDP/Cabo Frio x Casa de España/Botafogo (Alfredo Barreto)
10/5 – sexta – 21h – Vasco/Tamoyo x América (Alfredo Barreto)
2º turno – 2ª rodada (folga: Vasco/Tamoyo)
16/5 – quinta – 20h30 – Casa de España/Botafogo x Teresópolis/Comary (ginásio do Grajaú Country)
16/5 – quinta – 20h30 – América x ADDP/Cabo Frio  (ginásio do América)
2º turno – 3ª rodada (folga: Casa de España/Botafogo)
24/5 – sexta – 20h30 – Teresópolis/Comary x América (ginásio Pedrão)
24/5 – sexta – 20h30 – ADDP/Cabo Frio x Vasco/Tamoyo (Alfredo Barreto)
2º turno – 4ª rodada (folga: ADDP/Cabo Frio)
28/5 – terça – 20h30 – América x Casa de España/Botafogo (ginásio do América)
28/5 – terça  – 20h30 – Vasco/Tamoyo x Teresópolis/Comary (Alfredo Barreto)
2º turno – 5ª rodada (folga: América)
7/6 – sexta – 20h30 – Casa de España/Botafogo x Vasco/Tamoyo (ginásio do América)
7/6 – sexta – 20h30 – Teresópolis/Comary x ADDP/Cabo Frio (Pedrão)


Programação social
Mantendo a agenda de programação social, o presidente Marco Barreto convida os sócios para as atrações que se apresentarão na Praça de Alimentação neste sábado e domingo prometem agitar o clube Comary cxomn muita muisica boa de ouvir e dançar. Neste s´[abado dia 6 Alexandre Mattos com muita MPB e no domingo, dia 7 será a vez da alegria contagiante do Grupo Quintal do Céu. O departamento social encabeçado por Fábio Costa Velho já tem a programação para finais de semana do mês de abril. Confira:
Sábado 13/4 – Eduardo Oliveira
Domingo 14/4 – Aloísio Bruno
Sábado 20/4 – Rogério Miranda e Mauricio Guelmann
Domingo 21/4 – Fernando Mello
Sábado 28/4 – Grupo Pura Sedução

Geral

Aviso importante aos sócios

O sócio que ainda não recebeu o Carnê com os boletos de abril/maio/junho, devem entrar em contato com a Secretaria do clube pelos telefones: (21) 2642-3085, (21) 2642-3820, (21) 2642-3703, (21) 2642-9239 ou pelo email: comary@.com.br. A secretaria do clube Informa que houve um extravio no envio de alguns carnês e lamenta que alguns sócios não receberam o envio junto a Revista Dr. Magazine, edição de março. 

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Itaú Unibanco não pode cancelar cartão de crédito por falta de pagamento de outros serviços


O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro obteve a condenação do Banco Itaú Unibanco em ação civil pública ajuizada pela 3ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa do Consumidor e do Contribuinte. A partir de agora, o Itaú Unibanco não pode cancelar ou bloquear o cartão de crédito do correntista por falta de pagamento de outros serviços contratados. Além disso, o banco foi condenado ao pagamento de indenização por danos materiais e morais causados aos consumidores, em razão das práticas abusivas. A decisão é da 19ª Câmara Cível do TJ-RJ.


Na ação, o Promotor de Justiça Carlos Andresano ressalta que "a ré ao vincular o atraso do pagamento ao bloqueio ou cancelamento do cartão de crédito acaba por colocar o consumidor em desvantagem exagerada".


Para requerer a execução da indenização por danos materiais ou morais, o consumidor pode acessar o portal Consumidor Vencedor (http://consumidorvencedor.mp.rj.gov.br/) do MPRJ, imprimir a decisão, procurar a instância onde foi proferida a medida, solicitar uma carta com a sentença contendo informações sobre o processo e a decisão e juntar a ela os documentos que comprovem sua relação com o banco. Desta forma, o consumidor pode ingressar com uma ação individual.

Fonte: Ministério Público

POSTOS DO DETRAN TÊM QUASE 9 MIL VAGAS PARA DOMINGO


Os postos de vistoria do Detran abrirão no próximo domingo (7/4) e que todos têm vagas em aberto para o serviço. Assim, quem quiser realizar o procedimento no dia já citado, basta ligar para os telefones 3460-4040, 3460-4041 (Região Metropolitana) e 0800-0204040 (interior) ou marcar a vistoria pelo portal do Departamento (www.detran.rj.gov.br).

O procedimento pode ser realizado em qualquer posto, independentemente do município onde o carro foi registrado, e que qualquer motorista habilitado poderá conduzir o veículo para onde o serviço foi agendado. Dessa forma, é possível o cliente marcar o serviço para uma cidade do interior que deseje visitar no fim de semana.
Às 14h desta terça-feira (2/4), o total de vagas disponíveis era de 8.937, sendo 5.152 nos postos da Região Metropolitana e 3.785 nos do interior. As vagas no posto da Barra da Tijuca eram 982; do DNER, 554: e de Nova Iguaçu, 410. No interior, o posto de Volta Redonda tinha 215 vagas; o de Teresópolis, 214; o de São Pedro D’Aldeia, 187; e o de Barra Mansa, 175. Devido a feiras livres que funcionam todos os domingos nas áreas de acesso aos postos de São Gonçalo, Itaboraí e Nilópolis, estas unidades não abrirão.

NET É OBRIGADA A RECONHECER VÍNCULO EMPREGATÍCIO COM INSTALADOR




A 3ª Turma do TRT/RJ negou provimento de recurso ordinário interposto pela NET - operadora de TV a cabo - determinando a empresa o reconhecimento de vínculo empregatício com ex-funcionário que exercia a função de instalador. De acordo com o acórdão - que manteve o entendimento da sentença proferida no primeiro grau - a situação apresentada em juízo configurou indubitável terceirização de atividade-fim.

A juíza do Trabalho Convocada Patrícia Pellegrini Baptista da Silva, relatora do acórdão, observou que a juíza Stella Fiúza Cançado, da 56ª VT do Regional, dissecou com clareza a situação traduzida nos autos ao observar que a NET necessita permanentemente de instaladores para a consecução de sua finalidade. Isso porque são esses profissionais que atendem a clientela fazendo instalações ou manutenção de pontos de TV a cabo. A despeito disso, a empresa não manteria em seus quadros qualquer empregado registrado na função de instalador.

A relatora concluiu que sem esse tipo de mão de obra não existiria o serviço ofertado ao cliente da NET. "Trata-se, então, de indubitável terceirização de atividade-fim, portanto, ilícita, formando-se o vínculo diretamente com o tomador de serviços, a teor da jurisprudência cristalizada na Súmula 331 do C.TST", observou a magistrada.

A decisão de segundo grau também manteve a indenização por danos morais, a ser paga pela NET, em razão das ofensas ao autor da inicial. De acordo com o depoimento de duas testemunhas, uma do reclamante e outra da primeira reclamada (G Telecom Nunes e Vieira Telecomunicações SS/LTDA.), o ex-gerente costumava utilizar expressões ofensivas e palavras de baixo calão para ofender os técnicos instaladores, tais como "lerdos" e "filho da rapariga". "Verifica-se que aqui ocorreu uma lesão ao patrimônio de valores ideais de uma pessoa, bem como a dor e o sofrimento moral", observou a relatora.

Arlei assina prorrogação do aluguel social por mais doze meses







Na manhã desta terça-feira, 2 de abril, o Prefeito Arlei esteve na sede da Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, onde foi recebido pelo secretário titular da pasta, Zaqueu Teixeira. Arlei, que já havia reivindicado a prorrogação do aluguel social por mais doze meses, foi atendido pelo Estado. O acordo foi assinado pelo Prefeito de Teresópolis, o Secretário Estadual e a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Graça Granito, que esteve acompanhada da assessora, Tania Iorio.

Foi realizada também uma reunião com a equipe da Secretaria de Estado de Assistência Social e representantes de vários municípios da Região Serrana. Os secretários municipais levaram suas demandas ao Governo do Estado e ouviram as novas regras determinadas pela Secretaria Estadual, que será mais rigorosa na concessão dos aluguéis sociais.

A Subsecretária de Assistência Social e Descentralização da Gestão, Nelma de Azeredo, salientou que a proposta do recadastramento é beneficiar as pessoas que realmente necessitam e se enquadram no programa, além de evitar fraudes, como a praticada por um funcionário do Estado há alguns meses.

Desde 1º de março a Prefeitura de Teresópolis realiza o recadastramento das 1.080 (mil e oitenta) famílias que recebem aluguel social do Governo do Estado no município e que não atualizaram os seus dados em novembro do ano passado. A atualização continua aberta até o final de abril. Aqueles que não compareceram tiveram os benefícios suspensos, mas poderão voltar a receber o auxílio assim que regularizarem os cadastros.

Ao assinar a prorrogação do aluguel social, o Prefeito Arlei agradeceu ao Governo Estadual, mas lembrou que Teresópolis tem outras áreas de risco que precisam do apoio do Estado. “O aluguel social é um benefício temporário, e agradecemos a sensibilidade do Governador Sérgio Cabral em prorrogar o pagamento por mais doze meses. No entanto, é necessário que as casas populares sejam construídas o mais urgente possível, para resolver o problema de uma vez por todas. Em Teresópolis, além das pessoas que foram atingidas pelos temporais de janeiro de 2011 e abril de 2012, temos também aqueles que moram em áreas de altíssimo risco, como na comunidade do Rosário e vizinhança. É necessário que o governo também nos dê apoio nestas áreas”, disse o Prefeito.

Fotos – AscomPMT

Anvisa mantém suspensão da bebida Ades




Continua suspensa a fabricação de todos os lotes dos alimentos com soja da marca Ades de 1 litro e de 1,5 litro pela linha de produção onde foram envazadas as unidades contaminadas com soda cáustica. A decisão foi divulgada hoje (2) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que também manteve proibidos a distribuição, a comercialização e o consumo da bebida fabricada por essa linha.

Segundo a Anvisa, a Vigilância Sanitária de Minas Gerais informou que ainda precisa que a Unilever, empresa responsável pela marca Ades, dê algumas informações adicionais sobre os procedimentos adotados na linha de produção. “Enquanto a agência não tiver informações sobre a segurança dos produtos, por precaução e para proteger a saúde da população brasileira, os mesmos continuarão suspensos”, divulgou a Anvisa em nota.

Dia 14 de março, a Unilever anunciou o recall de 96 unidades do lote de iniciais AGB da bebida Ades de 1,5 litro, sabor maçã, por falhas no processo de envazamento da bebida.

No dia 18 de março, a Anvisa suspendeu a fabricação, a distribuição, a comercialização e o consumo, em todo o território nacional, de lotes de todos os sabores da bebida fabricadas na linha de produção onde houve a falha, que fica em Pouso Alegre (MG). Entre os dias 18 e 20 de março, a Vigilância Sanitária de Minas Gerais fez inspeção que apontou que as embalagens foram envazadas com soda cáustica.

Em nota, a Unilever disse que as medidas corretivas solicitadas pela Secretaria Estadual de Saúde foram implementadas e que as informações adicionais mencionadas no comunicado publicado pela Anvisa foram esclarecidas.

Agência Brasil

Moradora que caiu em bueiro sem tampa será indenizada










A 19ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio condenou o Município de Nova Iguaçu a pagar R$ 12 mil, a título de danos morais, e R$ 5 mil, por danos estéticos, a uma moradora que caiu em um bueiro que perdeu a tampa durante uma enchente. Para o relator do recurso, desembargador Eduardo de Azevedo Paiva, o poder público tem a obrigação de zelar pela limpeza urbana e pela desobstrução dos canais de escoamento de água para prevenir as enchentes.

“O deslocamento da tampa do bueiro teve como causa a pressão ocasionada pelo acúmulo de água da chuva na superfície e, como é cediço, incumbe ao município zelar pela limpeza urbana e pela desobstrução das vias de escoamento visando a evitar as enchentes que acontecem com frequência em grandes centros”, afirmou o desembargador.

Na ação, o Município de Nova Iguaçu alegou que a força das chuvas foi a responsável pelo levantamento da tampa do bueiro e que cabe à Cedae a fiscalização e a manutenção da rede de esgoto e galerias pluviais. Os argumentos foram rejeitados pelo relator. “Muito embora determinados serviços públicos sejam prestados de forma descentralizada por meio de concessionárias, como é o caso da Cedae, isto não tem o condão de elidir a responsabilidade do ente descentralizador que continua a ser o titular dos serviços em razão dos mandamentos constitucionais”, destacou.

Sylvia Valle de Azevedo conta que a tampa do bueiro se desprendeu em virtude da enchente e, com a queda, ela sofreu um talho profundo na perna. Mesmo sendo atendida em um hospital e recebido sutura, o quadro evoluiu para uma infecção, o que lhe causou inúmeros transtornos e uma grande cicatriz.

Ainda segundo os autos, a moradora precisou contratar enfermeira para a realização de curativos a domicílio, bem como ficou impossibilitada de frequentar as aulas escolares por mais de um mês. Laudo pericial, anexado aos autos, considerou que o grande volume de chuvas arrastou a tampa do bueiro e que isto pode acontecer quando a rede de esgoto está obstruída, fazendo com que a água fique acumulada e faça com que a tampa suba.

A decisão foi proferida no recurso do Município de Nova Iguaçu contra sentença da 3ª Vara Cível daquela comarca, que julgou procedente em parte o pedido da moradora. A sentença foi mantida parcialmente, ficando o município isento apenas do pagamento das custas processuais.

Nº do processo 002499590.2002.8.19.0038

terça-feira, 2 de abril de 2013

Novos direitos das domésticas começam a valer amanhã




Está prevista para hoje (2) a promulgação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) das Domésticas, aprovada em segundo turno pelo Senado na última semana. Com a publicação da emenda amanhã (3), no Diário Oficial da União, passam a valer a jornada de trabalho de 44 horas semanais, com o limite de 8 horas diárias, e o pagamento de hora extra correspondente a, no mínimo, 20% do valor da hora trabalhada, segundo a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Outros pontos da PEC, referentes a pagamento de seguro-desemprego, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), adicional noturno, seguro contra acidentes de trabalho, salário família e auxílio-creche, por exemplo, ainda dependem de normatização. De acordo com o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, as normas pendentes na proposta devem sair em cerca de 90 dias.

O debate sobre o que ocorrerá no mercado de trabalho a partir da vigência da PEC não é consensual. Ainda hádúvidas entre os trabalhadores e o debate entre os empregadores é intenso.

Para que empregados e empregadores se adaptem aos novos direitos e deveres decorrentes da PEC, advogados trabalhistas sugerem a elaboração de contratos, para tentar minimizar qualquer possível litígio entre as partes.

Para a ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Delaíde Miranda Arantes, ex-empregada doméstica, a ampliação dos direitos desses trabalhadores será uma questão de adaptação entre os empregados e os empregadores.

Para o ministro Manoel Dias, a extensão das leis trabalhistas aos domésticos não irá gerar desemprego. A mesma avaliação foi feita pela Secretaria de Política para as Mulheres (SPM).

O presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Renato Henry Sant’Anna, disse, em nota, que a aprovação da PEC é um avanço por conceder a esses trabalhadores os mesmos direitos dos demais.

Já o consultor em emprego doméstico, Mario Avelino, faz uma projeção negativa e avalia que a PEC será nociva e gerará a perda de mais de 800 mil postos de trabalho caso não haja algum tipo de desoneração na folha de pagamentos dos empregadores.

Agência Brasil

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Menos mortes nas rodovias federais no feriado




Durante os quatro dias da Operação Semana Santa 2013, a Polícia Rodoviária Federal conseguiu baixar os índices de letalidade nos 70 mil quilômetros de rodovias federais. Entre zero hora de quinta-feira e meia-noite de domingo, foram contabilizados 2.429 acidentes, contra 2.674 em 2012 (menos 9%), 1.371 feridos, contra 1.721 em 2012 (redução de 20%) e 108 mortes contra 120 em 2012 (queda de 10%). Na avaliação comparativa, em que se considera a frota registrada, a redução é ainda maior, com queda de 15% nos índices de mortes e de acidentes e de 25% no total de feridos.

DETRAN VISTORIA VEÍCULOS EM 50 MUNICÍPIOS A PARTIR DESTA SEGUNDA-FEIRA


Serviço evita que clientes se desloquem até cidades vizinhas para regularizar veículos

                   


A partir desta segunda-feira (1/4), o Detran vai visitar 50 municípios do interior durante o mês de abril, oferecendo serviços como vistoria anual, segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e alteração de características, entre outros.
Com a visita dos vistoriadores, o Detran evita que seus clientes precisem se deslocar até cidades vizinhas para regularizar os veículos. Para agendar o serviço, os motoristas devem estar com o IPVA pago e ligar para 0800-0204040 ou 0800-0204041, de segunda a sexta-feira, das 6h à meia-noite, e aos sábados, das 8h às 18h.
Confira abaixo o calendário completo de abril

1/4 – Guapimirim, Seropédica, Japeri e Saquarema;
2/4 – Bom Jardim, Mangaratiba e Silva Jardim;
3/3 – Duas Barras, São José do Rio Preto e Rio das Ostras;
4/4 – Trajano de Moraes, São Sebastião do Alto, Areal e Iguaba Grande;
5/4 – Carmo e Arraial do Cabo;
8/4 – Paraty, Italva e São Fidélis;
9/4 – Itatiaia, Natividade e Quissamã;
10/4 – Quatis, Varre Sai e Conceição de Macabu;
11/4 – Porto Real, Laje do Muriaé, Carapebus;
12/4 – Pinheiral, Porciúncula e Maricá;
15/4 – Itaocara e Tanguá;
16/4 – Cambuci, Aperibé, Cardoso Moreira e Saquarema;
17/4 – São José de Ubá, São Francisco do Itabapoana e Arraial do Cabo;
18/4 – Sumidouro, São João da Barra e Rio das Ostras;
19/4 – Rio das Flores e Silva Jardim;
22/4 – Cantagalo, Areal e São Fidélis;
24/4 – Santa Maria Madalena, Sapucaia e Conceição de Macabu;
25/4 – Itaocara, São José do Rio Preto e Carapebus;
26/04– Levy Gasparian e Mangaratiba e Quissamã;
29/04– Paulo de Frontin, Mendes, Seropédica e Maricá;
30/04– Piraí, Rio Claro, Japeri e Tanguá

Nos municípios de Quatis, Mangaratiba, Pinheiral, Porto Real, Paraty, Guapimirim, Piraí, Duas Barras, Sumidouro, Areal, São José do Vale do Rio Preto, Tanguá e Rio das Ostras, os documentos dos veículos são emitidos no local da vistoria.

OPORTUNIDADE METRÔ RIO PARA DEFICIENTES



O MetrôRio iniciou processo seletivo para a contratação de pessoas com deficiência.
Os interessados deverão ter o ensino médio completo e idade mínima de 18 anos.
A inscrição deverá ser feita através do e-mail oportunidades@metrorio.com.br. O interessado deve enviar currículum vitae e laudo médico.

Piso salarial da doméstica no RIO DE JANEIRO




Foi aprovado em 11 de Março de 2013 o reajuste do piso regional para o estado do Rio de Janeiro. O salário mínimo regional do empregado doméstico passou de R$ 729,58 para R$ 802,53.
O novo piso fica valendo a partir de 01/01/2013 e portanto será necessário o cálculo e acerto retroativo.
Com o piso regional, passando de R$ 729,58 para R$ 802,53 com valores retroativos a janeiro/2013, veja os calculos:
SALÁRIO MARÇO R$ 802,53
DIF. SAL. JANEIRO R$ 72,95
DIF. SAL. FEVEREIRO R$ 72,95
TOTAL BRUTO R$ 948,43
INSS (8%) (R$ 75,87)
TOTAL LIQUIDO R$ 872,56
TOTAL DA GPS (20%) R$ 189,68

Sine Teresópolis oferece 17 oportunidades de emprego


 O Sine (Sistema Nacional de Emprego) de Teresópolis está com 17 vagas disponíveis para 12 funções, entre elas, esteticista, fisioterapeuta e motorista de caminhão. Dependendo da procura, as vagas podem ser preenchidas a qualquer momento.
Para se inscrever, basta comparecer ao banco de empregos na Travessa Ranulfo Féo, 36, loja 42, Centro, portando a carteira de trabalho, identidade, CPF e cartão cidadão (PIS). O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h30 às 16h30. O telefone para informações é (21) 2641-0357.
O Sine é um órgão do Governo Federal com gestão compartilhada com a Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária. O sistema tem o objetivo de fazer a intermediação de mão-de-obra através de suas agências espalhadas por todo o país, controlar o pagamento do seguro-desemprego e apoiar o Programa de Geração de Emprego, Trabalho e Renda (Proger). 


Função
Vagas
Esteticista
1
Fisioterapeuta
1
Oficial de manutenção
1
Cozinheiro de restaurante 
2
Motorista de caminhão
2
Ajudante de cozinha
1
Pintor de carros
1
Caixa de loja
2
Manicure
1
Estoquista
1
Auxiliar administrativo
3
Empregado doméstico
1


Teresópolis faz mobilização contra a dengue







Neste sábado, 6 de abril, a Secretaria Municipal de Saúde realiza uma mobilização contra a dengue. Sob a coordenação da Vigilância Ambiental em Saúde, a ação é intitulada Dia 'D' contra a Dengue, e segue a campanha que será realizada em vários municípios da Região Serrana. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância de eliminar possíveis criadouros em suas casas, já que o ambiente doméstico concentra 80% dos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

Realizada na Calçada da Fama, na Várzea, das 9h às 16h, a campanha contará com distribuição de panfletos, exibição de vídeo educativo, palestra e brincadeiras pedagógicas com o público infantil. Através de uma lupa, as pessoas poderão observar larvas e o mosquito em sua fase adulta, para que possam visualizar e reconhecer o Aedes aegypti.

Dengue na cidade

De acordo com levantamento do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, em 2012 foram notificados 47 casos de dengue em Teresópolis, dos quais 30 foram descartados após a realização de testes sorológicos. Entre os casos confirmados, foram descobertos dois em que as pessoas pegaram dengue na cidade. Até o início do mês de março de 2013 existiam 20 notificações no município. Em 2012, os agentes de saúde do Programa Municipal de Combate à Dengue haviam identificado seis bairros com focos do mosquito Aedes Aegypti. Em 2013, esse número subiu para 25.





Prevenção
Desde 2011, os integrantes do Programa Municipal de Combate à Dengue vêm intensificando a realização de visitas técnicas em locais estratégicos do município, como prédios públicos, comércios, indústrias, ferros-velhos e oficinas mecânicas, a fim de localizar criadouros com larvas do mosquito Aedes aegypti. Os agentes providenciam a erradicação dos focos e colhem amostras para análise em laboratório.
Também são promovidas ações de esclarecimento à população sobre a prevenção da doença, inclusive com distribuição de folhetos explicativos da campanha ‘10 minutos contra a dengue’, da Secretaria Estadual de Saúde.

Capacitação
A Secretaria Municipal de Saúde também vem realizando cursos de capacitação para seus funcionários. Nos dias 11 e 12 de março cerca de 90 agentes comunitários de saúde, das dezesseis equipes lotadas nas doze Unidades de Saúde da Família do Município, participaram de um curso de capacitação para atuar no combate ao mosquito transmissor da dengue.
Realizada pela Divisão de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, a capacitação ensinou como funciona o LIRAa (Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti), que identifica os criadouros predominantes e a situação de infestação no município, permitindo o direcionamento de ações de combate, controle e prevenção nas áreas mais críticas. 
Já no dia 13 de março foi realizada a oficina de treinamento ‘Notícias sobre dengue em Teresópolis e fichas de notificação do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN)’. Direcionada a médicos, enfermeiros e profissionais de saúde das Unidades de Saúde da Família, unidades básicas, hospitais, UPA (Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas) e os Serviços de Pronto Atendimento, a oficina teve o objetivo de manter o pessoal atualizado sobre o processo de notificação de doenças, de acordo com as normas de vigilância epidemiológica municipal, estadual e federal em vigor.

A atualização é necessária para manter o Ministério da Saúde e a Secretaria Estadual de Saúde informados sobre a situação do município, bem como definir ações de controle e prevenção e o atendimento mais adequado aos pacientes.

Lei que cria Secretaria da Micro e Pequena Empresa é publicada no Diário Oficial

 Sancionada pela presidenta Dilma Rousseff na última quinta-feira (28), a lei que cria a Secretaria da Micro e Pequena Empresa foi publicada hoje (1º) do Diário Oficial da União. A secretaria tem status de ministério, sendo o 39º do governo federal, e contará com uma estrutura já existente, deslocada do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – que tem uma área que trata do assunto. Os ministérios do Desenvolvimento e do Planejamento têm até 90 dias para efetivar a transferência de pessoal para a nova pasta.
O novo ministério terá a missão de assessorar a Presidência da República na formulação, coordenação e articulação de políticas de apoio ao fortalecimento, expansão e formalização das micro e pequenas empresas. De acordo com a lei, a secretaria também desenvolverá programas de promoção da competitividade e inovação e qualificação do setor.
Os programas de apoio às micro e pequenas empresas passarão a ser coordenados e supervisionados pela secretaria, que também articulará a participação delas nas exportações brasileiras de bens e serviços. O ministro que ocupará a pasta ainda não foi escolhido.
O projeto que criou a secretaria foi aprovado no último dia 7 no Senado e provocou protestos de oposicionistas que questionaram os custos e a necessidade de mais um ministério. Já o governo considera importante a criação do órgão para o estímulo à geração de empregos e ao empreendedorismo no país.
 Agência Brasil


Sesc Rio abre vagas para o Programa de Estágio - 2º Semestre de 2013




Estão abertas as inscrições para o Programa de Estágio do Sesc Rio, com mais de 70 vagas para estudantes de diversos cursos. Há vagas para alunos de Biblioteconomia, Administração, Economia, Contabilidade, Engenharia de Produção, Educação Artística, Artes Plásticas, Artes Visuais, Produção Cultural, Pedagogia, Enfermagem, Saúde Coletiva, Educação Física, Hotelaria, Nutrição, Serviço Social, Ciências da computação e Turismo, nas unidades localizadas no Rio, Grande Rio e interior do estado. O Programa de Estágio tem como principal objetivo contribuir para a formação de profissionais com visão social. Por meio da prática, o estagiário vivencia o conteúdo teórico, experimenta as situações e assimila o conhecimento com maior velocidade.





O estagiário no Sesc Rio pode cumprir uma carga horária de 30 ou 20 horas semanais, e os benefícios variam de acordo com este horário. O estágio de 30 horas semanais tem bolsa-auxílio de R$862,65, auxílio-transporte de R$198 e auxílio-refeição de R$200. Já para os estagiários que cumprem 20 horas são oferecidos bolsa-auxílio de R$575,10 e auxílio-transporte de R$198.





O período de inscrições para as unidades do Rio e Grande Rio vai até o dia 14/04 para o interior do estado se prolonga até 15/05. As inscrições são feitas exclusivamente pelo endereço www.sescrio.org.br. Os perfis de cada vaga se encontram no site. Para se inscrever, os candidatos deverão estar estudando da metade do curso em diante e ter, no mínimo, um ano de curso antes da formatura.

Falsa psicóloga é condenada a sete anos de prisão


O juiz Alcides da Fonseca Neto, da 11ª Vara Criminal da Capital, condenou, por estelionato, a sete anos e seis meses de prisão, em regime semiaberto, a falsa psicóloga Beatriz da Silva Cunha. Por cerca de oito anos, ela enganou dezenas de famílias que buscavam tratamento para os filhos diagnosticados com autismo na clínica que possuía em Botafogo, Zona Sul do Rio.
 Na decisão, o magistrado afirmou que o conjunto probatório dos autos torna incontestável a autoria, imputada á ré, dos 29 delitos cometidos contra as crianças “atendidas” e suas famílias. “No que tange à acusada, o conjunto probatório colacionado ao processo é contundente quanto ao seu obrar criminoso, no que concerne aos vinte e nove crimes de estelionato cometidos contra os pais das crianças por ela ‘atendidas’. A materialidade e autoria dos delitos patrimoniais findaram devidamente comprovadas diante da vasta e relevante prova oral amealhada no curso da instrução criminal, aliada à prova documental anexada. De fato, da análise de todos os elementos de prova, foi plenamente possível demonstrar, de modo iniludível, que a acusada montou um complexo e engenhoso ardil, através do qual logrou amplo sucesso para induzir em erro os pais de vinte e nove crianças inocentes, da mais tenra idade, com o objetivo de obter, para si, vantagem indevida, com a consequente obtenção de prejuízo econômico dos apontados representantes legais das crianças”, afirmou.
 O juiz também descreveu como audacioso e pérfido o plano elaborado pela ré Beatriz Cunha para a execução do seu crime, utilizando-se de maciça propaganda para divulgar a “excelência” da clínica e a “grandeza” do seu trabalho especializado, além de se mostrar surpreso com tamanha engenhosidade. “No desenvolvimento de seu pérfido plano, Beatriz constituiu a sociedade empresária CENACOMP (Centro de Análise do Comportamento). Para tanto, difundia o emprego do método denominado ABA (Applied Behavior Analysys), que se traduzia numa forma ‘moderníssima’ de controle dos comportamentos consequentes das crianças com a utilização de técnicas comportamentais muito bem estruturadas. Ou seja, a esperteza, a audácia, a dissimulação e o cinismo consistiam em alardear o domínio e o emprego de um método moderno para o tratamento da síndrome do autismo, de modo que então ela começou a ser procurada por diversos pais de crianças aparentemente portadoras da referida síndrome, todos crentes e esperançosos na melhora do quadro clínico de seus filhos. Desta maneira, em pouco tempo atraiu, enganou e angariou vários pacientes, de maneira que, assim, foi construindo um perfil sólido de profissional gabaritada e experiente na arte de tratar crianças inocentes, vítimas de um distúrbio. Na verdade, sou juiz há exatos vinte anos e seis meses e jamais me deparei com a prática de crimes patrimoniais tão bem estruturados e tão metodicamente executados”, declarou. Nelson Antunes de Faria Júnior, companheiro de Beatriz e réu no processo, foi absolvido por faltas de provas.
 Nº do processo: 0124249-35.2011.8.19.0001