quinta-feira, 15 de maio de 2014

Presidente do TJRJ se reúne com representantes das Comarcas de Magé e São José do Vale do Rio Preto


A presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, desembargadora Leila Mariano, reuniu-se nesta quarta-feira, dia 14, com o deputado estadual Nilton Salomão e representantes dos municípios de Magé, na Região Metropolitana, e de São José do Vale do Rio Preto, na Região Serrana. 
Acompanhado de representantes da subseção da OAB de Magé, o deputado Salomão encaminhou pedido de elevação da Comarca de Magé em entrância especial e ofereceu a desapropriação de uma área para a construção de um novo fórum. A desembargadora Leila Mariano disse que seis comarcas já solicitaram a elevação de entrância e que o Judiciário fluminense precisa fazer um estudo para elencar as prioridades sem provocar aumento de despesa. Segundo a presidente, o TJ do Rio já está no seu limite de gastos previstos pela Lei de Responsabilidade Fiscal.
Quanto ao pedido dos representantes do município de São José do Vale do Rio Preto - de construção de um novo fórum na comarca em área já desapropriada - a desembargadora Leila Mariano explicou que a Resolução 114/2010 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) dispõe sobre o planejamento, execução e monitoramento de obras no Poder Judiciário.  De acordo com a determinação, os tribunais devem elaborar um plano de obras a partir de suas necessidades e de seu planejamento estratégico.
A desembargadora acrescentou que o Tribunal de Justiça vai iniciar, ainda este mês, a elaboração do plano de obras do Judiciário fluminense.Posteriormente, o plano será submetido à aprovação do Órgão Especial. O plano de obras contemplará todos os prédios do PJERJ e será fruto da análise de equipes multidisciplinares formadas por integrantes das Diretorias Gerais de Engenharia, Tecnologia da Informação, Logística, Segurança Institucional, Gestão de Pessoas, que irão examinar a estrutura física e adequação à prestação jurisdicional. 
A presidente lembrou ainda que na última segunda-feira, dia 12, o Tribunal Pleno (composto por todos os desembargadores) votou um anteprojeto de lei de organização judiciária, com o objetivo de torná-lo mais adequada aos novos tempos e demandas da Justiça, uma vez que o Código de Organização Judiciária do Estado do Rio de Janeiro (Codjerj) está em vigor há 40 anos. De acordo com ela, o Tribunal de Justiça vai esperar a aprovação da lei para examinar as prioridades. 
Também participaram do encontro os juízes Tania Paim, auxiliar da Presidência,  Flávio Silveira Quaresma, diretor do Fórum e titular da Vara Criminal de Magé, e Érika Bastos de Oliveira Carneiro, titular da Vara Cível de Magé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário