sexta-feira, 20 de junho de 2014

OBRAS NAS CALÇADAS DE PRÉDIOS PÚBLICOS GARANTIRÃO ACESSIBILIDADE




Agora é lei: obras realizadas por empresas ou órgãos públicos estaduais em calçadas deverão seguir normas de acessibilidade para pessoas com deficiência. Foi publicada nesta sexta-feira (20/06), no Diário Oficial do Poder Legislativo, a Lei 6.802/14 – decorrente da derrubada, pela Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), de veto do Governo. Ela cria o Programa de Compromisso das Empresas e Órgãos Públicos do Governo do Estado, que traz a obrigação. A regra, do deputado Bernardo Rossi (PMDB), prevê que obras de calçadas obedeçam a normas de acesso livre e fácil, sem obstáculos.

“Embora as calçadas não sejam de responsabilidade direta de ação do governo do estado, esta norma pode ajudar a mudar a cultura da população e das autoridades municipais. Neste sentido, propomos que o estado assuma o compromisso de que as calçadas restauradas pelos órgãos e empresas públicas fiquem dentro dos parâmetros de acessibilidade”, explica.

Entre os parâmetros que deverão ser seguidos estão a largura mínima de 95 cm sem obstáculos, uso de material liso e antiderrapante e construção de rampas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário