quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Outubro Rosa e Novembro Azul: Caminhada e ação de saúde marcam campanha de combate ao câncer em Teresópolis


 A Prefeitura, através de várias secretarias municipais, e parceiros estão organizando uma ampla campanha de luta contra o câncer em Teresópolis. Com o título ‘Vamos tocar no assunto – 2ª caminhada de combate ao câncer’, a programação inclui distribuição de folhetos explicativos, iluminação especial e decoração das fachadas de prédios públicos e privados, caminhada e ação de saúde. A proposta une as ações do Outubro Rosa, de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, e do Novembro Azul, focado no combate ao câncer de próstata, os principais causadores de morte entre as mulheres e os homens, respectivamente.

“Os cânceres de mama e de próstata são os mais comuns entre mulheres e homens, são graves problemas de saúde pública. Quanto mais precoce o diagnóstico, maior a probabilidade de cura. Por isso a importância dessa mobilização, para que toda sociedade se envolva no combate a estas doenças”, relata a médica Maria da Conceição Monteiro Salomão, responsável pela Divisão de Programas de Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde.

Nos próximos dias serão distribuídos cartazes e folhetos explicativos sobre câncer de mama e de próstata nas unidades municipais de saúde, nos Centros de Referência de Assistência Social e no comércio. Também está sendo articulada a iluminação, nas cores rosa e azul, da fachada da Prefeitura, do Centro Administrativo Municipal (antigo Fórum) e do pórtico de entrada da cidade, no Soberbo, bem como a instalação de laços, confeccionados com garrafas de plástico, e que são considerados símbolos da luta contra esses dois tipos de câncer. Empresas e entidades podem aderir à campanha iluminando ou decorando suas fachadas e vitrines, como já fizeram os hospitais das Clínicas e São José e a empresa Alterdata Software, entre outras.

Caminhada e mobilização
O ponto alto da programação é a 2ª caminhada de combate ao câncer, marcada para o dia 1º de novembro. A concentração será no restaurante Recanto dos Pescadores, com parada na Prefeitura e percurso até a Calçada da Fama, na Várzea, onde será montada uma estrutura para ações de saúde e de esclarecimento sobre a doença. Apresentações de dança e de teatro, aulão de alongamento e rodas de conversa sobre cuidados de saúde específicos para os pacientes oncológicos completam a programação.

Também serão realizadas as campanhas Madeixa Sorrindo e Lenço Solidário, em que a população é convidada a doar cabelo para confecção de perucas, além de lenços, gorros e bonés para pacientes oncológicos. “Nós fazemos essas doações para os pacientes que já iniciaram o processo da quimioterapia, com queda de cabelo. Essas pessoas buscam o nosso grupo tanto para doação de mamas, que confeccionamos, quanto de perucas, boinas e lenços”, explica a fisioterapeuta Gabriella Martuchelli, do Grupo de Apoio Amigas da Mama, criado há dez anos para apoiar pacientes oncológicos e seus familiares.

A campanha será encerrada em 27 de novembro, Dia Nacional de Combate ao Câncer, com uma ação de conscientização contra o tabagismo. O evento será realizado na feira de artesanato Espaço Mulher, que funciona nas sextas e sábados na Praça Balthasar da Silveira – a da Matriz de Santa Teresa, na Várzea.

Conceição Salomão e Gabriella Martuchelli incentivam a participação da população, empresas e entidades nesta importante campanha de luta contra o câncer. “Todos estão convidados a participar da caminhada no dia 1º de novembro: crianças, adolescentes, adultos, homens e mulheres”, convida Dra. Conceição. “Queremos sensibilizar um número cada vez maior de pessoas, conscientizando sobre o combate ao câncer de mama e de próstata e lembrando que homem também tem câncer de mama”, alerta Gabriella.

As reuniões de organização da campanha, intitulada ‘Vamos tocar no assunto – 2ª caminhada de combate ao câncer’, contam com a participação das secretarias municipais de Saúde, Cultura, Direitos da Mulher, Educação, Esportes e Lazer, Governo, Segurança e de Turismo, e da organização não-governamental Amigas da Mama.

Também aderiram à iniciativa ACIAT (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis), Unifeso – Centro Universitário Serra dos Órgãos, Escola de Enfermagem do Senac, Instituto Chernicharo de Radiologia, restaurante Recanto dos Pescadores, além de várias lojas do comércio local.

Foto; Marco Esteves

Nenhum comentário:

Postar um comentário