segunda-feira, 13 de julho de 2015

​​Espaço Mulher completa seis anos de criação

 Espaço Mulher comemora seis anos de aniversário
 Precursora do projeto, a ex-secretária dos Direitos da Mulher, Norma Suely, agradeceu a homenagem









Com festa e bolo, a celebração foi especial para o público feminino
Completando seis anos de criação, a feira de artesanato da Várzea, o Espaço Mulher, situado na Praça da Matriz de Santa Teresa, comemorou seu aniversário com festa e bolo no último final de semana (10 e 11). A data foi lembrada com uma programação especial, incluindo atividades que valorizam a autoestima feminina, sorteio de brindes, oficinas de artesanato, ações de graças e uma homenagem às ex-secretárias dos Direitos da Mulher: Norma Suely dos Santos, Joselice Cerqueira, Alessandra Rosa e Rosilda Carvalho, que ocupa hoje o cargo mais uma vez.


O evento teve início, nos dois dias, às 10h e contou com a participação de profissionais da área da saúde e da beleza, proporcionando um dia de interação e lazer para as mulheres. Corte e escovação de cabelo, design de sobrancelhas com aplicação de henna, maquiagem e a arte da auriculoterapia foram oferecidas gratuitamente ao público feminino que prestigiou a festa.



Representando a Secretaria dos Direitos da Mulher, a coordenadora do Ceam (Centro Especializado de Assistência a Mulher), Magda Becker, falou sobre a iniciativa. “Este projeto abriu novos horizontes para muitas mulheres que não tinham emprego e renda e puderam, através do Espaço Mulher, demonstrar seus dons e talentos e, com isso, resgatar a autoestima”, declarou.


A coordenadora da feira, Dilce Carvalho, comentou sobre o sucesso do espaço. “A luta é grande, mas valeu a pena. Sinto alegria em fazer parte desse sonho, em ter acreditado nessa ideia e ver quantas mulheres deram seu primeiro passo rumo à independência financeira aqui e tiveram suas vidas transformadas”, ressaltou Dilce.


Expositora há apenas três meses, Adriana Câmara, já sente os benefícios em participar da feira. “Hoje me realizo fazendo o que mais gosto: artesanato. Antes eu precisava ter um trabalho com carteira assinada, mas agora com os filhos crescidos posso me dedicar e desenvolver minha arte. Isso não tem preço, é felicidade”, declarou a artesã.


O Espaço Mulher foi criado pela Prefeitura em 2009 e é vinculado à Secretaria dos Direitos da Mulher, atendendo a política de valorização e promoção da mulher, focada no empreendedorismo solidário feminino. Com cerca de 30 expositoras, o Espaço Mulher funciona sextas, sábados e feriados na Praça Baltasar da Silveira – a da Matriz de Santa Teresa, na Várzea, com opções de confecção, artesanato e gastronomia.


Além de incentivar a criação de negócios, a feira é uma opção de lazer oferecida à população e visitantes. O projeto se propõe a apresentar a produção local, valorizando a autonomia feminina, com responsabilidade ambiental, baseando-se nos princípios da Economia Solidária.


Texto- Gisele Barreto
Fotos – Roberto Ferreira







Nenhum comentário:

Postar um comentário