segunda-feira, 13 de julho de 2015

Pronatec forma profissionais em Teresópolis


Apresentação teve o objetivo de despertar a atenção do público para os patrimônios históricos, culturais e ambientais que representam a identidade de Teresópolis
 



Assistentes de produção cultural fazem apresentação de encerramento do curso


O curso de assistente de produção cultural do Pronatec teve uma apresentação de encerramento nesta segunda-feira, 13, na Praça da Matriz de Santa Teresa, na Várzea. A performance ‘Flash Mob’ contou com 12 banners com imagens de quadros de artistas plásticos locais e teve o objetivo de despertar a atenção do público para os patrimônios históricos, culturais e ambientais que representam a identidade de Teresópolis. Os formandos pretendem realizar a exposição itinerante ‘Cadê Thereza?’, levando os banners a alguns espaços públicos da cidade.


Durante o curso, realizado no Centro Cultural Bernardo Monteverde, os alunos aprenderam como catalogar e higienizar documentos do acervo, com aulas ministradas pelas professoras Maritza Garcia e Mara Bastos. Além disso, foram promovidas atividades externas, como complemento dos trabalhos.

A iniciativa acontece por meio da parceria entre a Prefeitura/Secretaria de Cultura, o Ministério da Educação (MEC), através do Pronatec, e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), e o Ministério da Cultura (MinC).
Em Teresópolis, o Pronatec Cultura também promove o curso de auxiliar de conservação de acervos, Casa da Memória Arthur Dalmasso, no Centro. Nas aulas, ministradas por Flávia Silvestre e Rodrigo Otávio, os alunos recebem orientação teórica e prática, aprendendo como formular e executar projetos.



Os cursos são gratuitos, com carga-horária de 160 e 200 horas, divididas em três aulas por semana. Cada aluno recebe ainda auxílio de custo no valor R$ 12,00/dia, além de kit escolar.




Teresópolis foi a primeira cidade da Região Serrana a receber cursos profissionalizantes do Pronatec, programa do Ministério da Educação (MEC), na área cultural.



Fotos: Roberto Ferreira




Nenhum comentário:

Postar um comentário