quinta-feira, 16 de julho de 2015

Teresópolis participa de lançamento de programa de incentivo à cultura

 Apresentação do PADEC 2015 pela secretária de Cultura do estado do Rio, Eva Doris Rosental

 O ministro interino da Cultura, João Brant, destacou a importância de se realizar ações que apontem para um futuro de mais cultura


 Governador Pezão fala em multiplicar recursos destinados à cultura

Secretário de Cultura, Ronaldo Fialho, e subsecretária da pasta, Cleo Jordão, com  governador Pezão na cerimônia de lançamento do PADEC 2015

 Secretário de Cultura, Ronaldo Fialho, e subsecretária da pasta, Cleo Jordão, com a secretária estadual da Cultura, Eva Doris, durante o lançamento do PADEC 2015 


Governo federal anuncia recursos para projetos aprovados




O secretário de Cultura, Ronaldo Fialho, e a subsecretária da pasta, Cleo Jordão, compareceram nesta quarta-feira, 15 de julho, ao lançamento da etapa 2015 do PADEC – Programa de Apoio ao Desenvolvimento Cultural dos Municípios -, instituído pela Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro (SEC), em parceria com a Secretaria de Articulação Institucional, do Ministério da Cultura (MinC). A cerimônia aconteceu no salão nobre do Palácio Guanabara, no Rio de Janeiro, e contou com as presenças do ministro interino de Cultura João Brant; do secretário de Articulação Institucional do MinC, Vinícius Wu; do governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão; e da
​​secretária de Cultura do estado do Rio, Eva Doris Rosental. Deputados, vereadores, prefeitos e secretários municipais, entre outras autoridades também participaram do ato.

Em pauta, o repasse de R$ 3,5 milhões em recursos para secretarias municipais de Cultura de todo o estado do Rio, exceto a capital. Nesta terceira edição do programa serão financiados cursos de formação de gestores públicos e agentes culturais, apoiadas as construções dos sistemas municipais de cultura e implantados e modernizados espaços culturais municipais. O PADEC tem o objetivo de apoiar projetos culturais em todos os municípios do estado do Rio de Janeiro, exceto a capital, e atende parte das estratégias estabelecidas no Plano Estadual de Cultura, uma das peças integrantes do Sistema Estadual de Cultura do Rio de Janeiro.


Para o secretario municipal de Cultura, Ronaldo Fialho, Teresópolis, com certeza, será agraciada, mais uma vez, com os recursos oriundos do programa, que nesta etapa será de R$ 260 mil. “Nossa cidade se beneficiou bastante nas edições anteriores do PADEC. Nós elaboramos três projetos, contando que pelo menos um fosse aprovado e, no entanto, conseguimos os três, lembrando o Cultura de Raiz, o Cultura nos Bairros e a Folia de Reis, além da nossa Kombi, também comprada com o dinheiro do PADEC. Então, acredito que desta vez seremos favorecidos de novo com os projetos de revitalização, equipando os espaço públicos culturais da nossa cidade”, comentou Fialho.


Eva Rosental anunciou que, nesta etapa, será lançado um edital que beneficiará pelo menos 16 municípios com a construção de aparelhos culturais como teatros, cineclubes e bibliotecas. A apresentação estimulou o governador, que, em seu pronunciamento, falou em multiplicar recursos destinados à cultura. O ministro interino da Cultura, João Brant, falou em nome do ministro Juca Ferreira, que está em uma curta licença. Ele destacou a importância de se celebrar e de se realizar ações que apontem para um futuro de mais cultura, de mais parceira e de mais motivação. Brant destacou ainda que a cultura deve ser entendida como parte de um projeto de desenvolvimento de nação.
O Programa

O PADEC foi criado em 2010 como programa permanente de repasse destinado à realização de projetos de caráter estruturante. Os municípios devem apresentar uma contrapartida de 20% do valor financiado. Os projetos devem estar distribuídos em quatro linhas de apoio: fortalecimento da identidade cultural local, melhoria da infraestrutura para a cultura local, qualificação da gestão municipal da cultura e preservação do patrimônio material.

A edição 2015 do PADEC terá como foco três linhas de ação para o desenvolvimento da Cultura no estado. Uma delas é o Curso de Formação de Gestores Públicos e Agentes Culturais, que nesta segunda edição do programa irá funcionar a partir de parcerias com a Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC) e a Fundação Cecierj. A primeira edição do curso foi realizada com o apoio da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e 371 alunos concluíram o curso nos últimos dois anos.
Nesta etapa, a SEC pretende qualificar 390 alunos, entre gestores públicos municipais de cultura, conselheiros municipais de cultura, agentes e animadores culturais, com acompanhamento de tutores, professores, e equipe pedagógica, e um grupo de até 2.000 alunos, na modalidade livre MOOC (Massive Online and Open Course - Curso massivo aberto online).
O PADEC 2015 irá financiar também a Aplicação de Metodologia de Apoio para a organização dos Sistemas Municipais de Cultura em municípios fluminenses. O objetivo desta proposta é a estruturação dos Sistemas Municipais de Cultura por meio da elaboração dos Planos e Fundos Municipais de Cultura. Esta metodologia será acompanhada por pesquisadores do programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidade da Universidade Federal Fluminense (UFF), com previsão de atender até 40 municípios fluminenses.
O apoio à Implantação e Modernização de espaços culturais municipais completa o quadro de ações do PADEC em 2015. Ele viabilizará a compra de equipamentos para espaços culturais municipais (novos ou já existentes), que possibilitem a exibição de filmes, peças teatrais, espetáculos musicais e outras atividades culturais. Assim, o PADEC atende à demanda destes municípios e amplia o acesso de agentes, produtos e do público às produções do setor.
Ele viabilizará a compra de novos equipamentos para espaços culturais multiuso, para a exibição de filmes, produção de peças de teatro e outras atividades culturais. Assim, o PADEC atende à demanda destes municípios e amplia o acesso de agentes, produtos e do público às produções do setor. ​


Texto - Gisele Barreto
Fotos - Lipe Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário