segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Mc Donald´s tem 24 filiais do Rio autuadas pelo Procon Estadual



20150824_160941edt_1440450776.03.jpg
O Procon Estadual realizou nesta segunda-feira (24/08) a fiscalização de filiais da rede Mc Donald's no Centro e nas zonas Sul e Oeste do Rio.A operação Fair Playvistoriou 24 lanchonetes da redee todas foram autuadas. O manuseio de alimentos sem a utilização de utensílios e a falta de cartazes informando que o estabelecimento fornece água filtrada e gratuita para seus clientes foram as irregularidades mais encontradas. Fiscais descartaram 2kg e 556g de alimentos impróprios ao consumo e 4 litros de refrigerante vencidos.
Os funcionários de 22 estabelecimentos de um total de 24 autuados manipulavam alimentos diretamente com as mãos, contrariando a Resolução 216 da Anvisa. Em alguns locais, o risco de contaminação era ainda maior devido ao fato do acionamento da lixeira no local ser manual, e não por meio de pedal, como no caso da filial localizada no shopping New York City Center. Além disso, 13 estabelecimentos não possuíam o cartaz informando que o estabelecimento fornece água filtrada e gratuita.
Em outras oito filiais da rede Mc Donald's, os fiscais constataram que, além de não possuírem o cartaz, não fornecem a água, caso seja solicitada pelo cliente. A disponibilidade de água filtrada e gratuita para os clientes de bares, restaurantes e estabelecimentos similares, além da obrigação de ter cartazes nestes locais que informam este direito, é prevista na Lei Estadual 7047/15.
Balanço da Operação Fair Play:
1 - Mc Donald's (Praça Cristiano Otoni, S/N – Centro): Ausência de banheiro disponível aos consumidores. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência de cartaz de que o estabelecimento fornece água filtrada. Manipulação na preparação dos alimentos prontos realizada com as mãos sem o uso de utensílios, como determina a RN 216 da ANVISA.
2 - Mc Donald's (Av. Ataulfo de Paiva, 406 - Leblon): Ausência do cartaz e da disponibilidade de água na forma da lei.
3 - Mc Donald's (Av. das Américas, 500 bloco 17 lj 113/114 - Barra da Tijuca): Produtos vencidos encontrados na câmara: 14 potes de 24g cada de lajotinha; 30 potes de 24g cada de chocolate maltado. Laranjas mofadas na câmara em contato com laranjas em boas condições. Alimentos cozidos sendo manuseados sem auxílio de utensílios. Ausência do cartaz disponibilizando água potável ao consumidor.
4 - Mc Donald's (Av. Senhor dos Passos, 117/119 – Centro): Ausência do Livro de Reclamações. Ausência de cartaz de que o estabelecimento fornece água filtrada. Manipulação na preparação dos alimentos realizada com as mãos.
5 - Mc Donald's (Rua Uruguaiana, 174, loja A – Centro): Ausência do Livro de Reclamações. Ausência de cartaz de que o estabelecimento fornece água filtrada. Manipulação na preparação dos alimentos realizada com as mãos. Ausência de acessibilidade ao banheiro no 2° andar.
6 - Mc Donald's (Rua Visconde de Pirajá, 517 – Ipanema): Ausência do cartaz e da disponibilidade de água na forma da lei. Havia 4L de xarope de Guaraná vencidos conectado à máquina de refrigerante.
7 - Mc Donald's (Rua Visconde de Pirajá, 247 lj A - Ipanema): Ausência do cartaz e da disponibilidade de água na forma da lei. Manipulação direta com as mãos na montagem dos sanduíches.
8 - Mc Donald's (Av. das Américas, 1901 - bloco 2 - Barra da Tijuca): Alimentos cozidos sendo manuseados sem auxílio de utensílios. Ausência de cartaz de que o estabelecimento fornece água filtrada. Ausência do certificado de dedetização (apresentar na sede em 15 dias). Havia 1kg e 500g de queijo com pimenta sem especificação quanto a abertura e nova validade, encontrado na câmara.
9 - Mc Donald's (Av. das Américas, 2000 - Barra da Tijuca): Alimentos cozidos sendo manuseados sem auxílio de utensílios. Ausência de cartaz de que o estabelecimento fornece água filtrada. Ausência do certificado de dedetização (apresentar na sede em 15 dias).
10 - Mc Donald's (Rua Uruguaiana, 7 – Centro): Alimentos cozidos sendo manuseados sem auxílio de utensílios. Ausência do Livro de Reclamações. Banheiro no quarto andar, comprometendo a acessibilidade.
11 - Mc Donald's (Av. Nossa Senhora de Copacabana, 967 - Copacabana): Ausência do cartaz e da disponibilidade de água na forma da lei. Alimentos cozidos manipulados diretamente com as mãos sem auxílio de utensílios. Livro de Reclamações não autenticado.
12 - Mc Donald's (Av. Nossa Senhora de Copacabana, 659 – Copacabana): Alimentos cozidos manipulados diretamente com as mãos sem auxílio de utensílios.
13 - Mc Donald's (Praça Floriano 19, loja A – Centro): Alimentos cozidos sendo manuseados sem auxílio de utensílios. Ausência do Livro de Reclamações.
14 - Mc Donald's (Rua Hilário de Gouveia 74 – Copacabana): Manipulação direta com as mãos na montagem dos sanduíches. Ausência de cartaz de que o estabelecimento fornece água filtrada.
15 - Mc Donald's (Rua São José, 70 - Centro): Manuseio de alimentos cozidos sem auxílio de utensílios. Ausência de cartaz de que o estabelecimento fornece água filtrada. Ausência de certificado de potabilidade da água. Prazo de 48 horas para apresentação no Procon.
16 - Mc Donald's (Shopping Rio Sul): Ausência do cartaz e da disponibilidade de água na forma da lei. Manipulação de alimentos sem uso de utensílios. Ausência de certificado de potabilidade da água. Prazo de 15 dias para apresentação no Procon. Ausência do Livro de Reclamações.
17 - Mc Donald's (Av. Rio Branco, 100, lj a – Centro): Ausência do cartaz e da disponibilidade de água na forma da lei. Alimentos cozidos manipulados diretamente com as mãos sem auxílio de utensílios. Ausência do Livro de Reclamações. Banheiro no segundo andar, comprometendo a acessibilidade.
18 - Mc Donald's (Av. Rio Branco, 4 – Centro): Ausência de cartaz informando que o estabelecimento fornece água filtrada. Alimentos cozidos manuseados com a mão sem auxílio de utensílios. Banheiro no 2° andar, sem acessibilidade às pessoas portadoras de deficiência. Ausência do certificado de potabilidade da água. Prazo de 48 horas para apresentação no Procon.
19 - Mc Donald's (Av. das Américas, 3900 - Barra da Tijuca): Alimentos cozidos sendo manuseados sem auxílio de utensílios. Ausência de cartaz informando que o estabelecimento fornece água filtrada. Ausência do certificado de dedetização (apresentar na sede em 15 dias). Ausência do certificado de potabilidade da água (apresentar na sede em 15 dias). Ausência do alvará (apresentar na sede em 15 dias). Produtos sem especificação quanto à abertura e nova validade: 113 g de atum; 86 g de croissant de queijo com presunto.
20 - Mc Donald's (Botafogo Praia Shopping): Ausência do cartaz e da disponibilidade de água na forma da lei. Alimentos manipulados pelos funcionários sem uso de utensílios.
21 - Mc Donald's (Rua Catete 276 Catete): Ausência de cartaz informando que o estabelecimento fornece água filtrada. Livro de Reclamações não autenticado. Alimentos manipulados pelos funcionários sem uso de utensílios.
22 - Mc Donald's (Av. das Américas, 4666 loja 117 ABK - Barra da Tijuca): Alimentos cozidos sendo manuseados sem auxílio de utensílios. Ausência de cartaz informando que o estabelecimento fornece água filtrada. Ausência do certificado de dedetização (apresentar na sede em 15 dias).
23 -Mc Donald's (Av. das Américas, 4666 loja 212 C/D - Barra da Tijuca): Alimentos cozidos sendo manuseados sem auxílio de utensílios. Ausência de cartaz informando que o estabelecimento fornece água filtrada. Ausência do certificado de dedetização (apresentar na sede em 15 dias).
24 - Mc Donald's (Av. das Américas, 5000 loja 202/203 - Barra da Tijuca): Alimentos cozidos sendo manuseados sem auxílio de utensílios. Ausência de cartaz informando que o estabelecimento fornece água filtrada. Ausência do certificado de dedetização (apresentar na sede em 15 dias). Não foi enviada ao Procon a reclamação datada de 11/06/15. As lixeiras eram manuseadas pelas mãos dos funcionários. Ausência do certificado de potabilidade da água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário