sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Prefeito Márcio Catão anuncia e conselho aprova permanência do secretário de Saúde no cargo

Prefeito Márcio Catão (ao microfone) com o secretário de Saúde Carlos Otávio Sant’Anna, o presidente do Conselho de Saúde, Valdir Paulino, e o conselheiro Wanderley Gomes do Vale: “Conselho forte é sinônimo de cidade forte”, disse o prefeito


Conselheiros avaliam plano municipal de saúde e buscam melhorias para o setor
Prefeito Márcio Catão anuncia e conselho aprova
permanência do secretário de Saúde no cargo

Plano Municipal de Saúde recebe contribuições até o dia 4 de setembro

– Confirmando, mais uma vez, o seu compromisso com a saúde da população, o prefeito Márcio Catão participou de reunião ordinária do Conselho Municipal de Saúde na noite desta quinta-feira, 27. Durante o encontro, ele anunciou a permanência no cargo do secretário  Carlos Otávio Sant’Anna, decisão que foi aprovada pelo órgão.

O prefeito também enalteceu a atuação dos conselheiros na fiscalização das ações do governo municipal e na busca de melhorias para a área. “Farei o possível para participar das reuniões do Conselho, pois a saúde é minha principal preocupação, tanto a das pessoas quanto a financeira do município. Agradeço a disponibilidade dos conselheiros em se reunir e discutir o setor. Conselho forte é sinônimo de cidade forte”, pontuou.

O presidente do Conselho de Saúde, Valdir Paulino Pinheiro da Costa, aprovou o anúncio. “Apesar das nossas divergências, Carlos Otávio é um excelente técnico e muito participativo nas nossas reuniões”, destacou.

O secretário agradeceu pela confiança depositada em seu trabalho. “Reafirmo o compromisso de continuar conduzindo a Secretaria de Saúde com base nas decisões do Conselho, espaço onde verdadeiramente se deve discutir a saúde”, considerou.

Entre os vários assuntos tratados na reunião ordinária, teve destaque a apresentação do Plano Municipal de Saúde 2014/2017. Resultado das deliberações da 12ª Conferência Municipal de Saúde, realizada no último mês de julho, o documento é uma exigência do Ministério da Saúde e obrigatório para a captação de recursos.

Ele aponta prioridades, indica ações e define datas de execução de programas e projetos para melhorar a saúde no município. Até o dia 4 de setembro o Plano estará disponível na Secretaria de Saúde para receber contribuições, que precisam ser identificadas por segmento: prestador de serviço, usuário,  profissionais e poder público. Depois, ele será apresentado para aprovação em reunião do Conselho Municipal de Saúde e, posteriormente, será enviado para ser votado na Câmara Municipal.

Outro tema abordado foi a avaliação do POA – Plano Operativo Anual 2014 – 2º semestre – do Hospital São José (HSJ), Beneficência Portuguesa e do Hospital das Clínicas de Teresópolis. De acordo com a Secretaria de Saúde, como o HSJ estava realizando obras e atingiu apenas 60% do quantitativo de internações pactuadas no POA, o hospital devolverá aos cofres públicos R$ 1.670.467,36. Esse valor se refere à meta não cumprida, acrescido de parte da verba de incentivo. Já a Beneficência Portuguesa devolverá R$ 143.128,89.

“Esses recursos serão revertidos em serviços para a população. Mas demonstra a capacidade de gestão da Secretaria de Saúde, garantindo a avaliação dos recursos destinados aos prestadores e cobrando a devolução, caso os serviços não sejam totalmente executados”, assinalou o secretário Carlos Otávio Sant’Anna.

Fotos – crédito Roberto Ferreira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário