segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Operação do Procon Estadual no Rock in Rio termina com dez autuações


20150918_154451edt_1443461142.5.jpg

A Operação Tremendão, do Procon Estadual, que esteve na Cidade do Rock durante os sete dias do Rock in Rio, terminou com a autuação da organização do festival e de oito lojas. Ao todo, foram dez autuações, sendo duas contra a organização. A maior parte dos problemas foi encontrada no primeiro fim de semana do evento. Logo no primeiro dia, a organização foi autuada por causa de um vazamento de esgoto para a área externa de um dos banheiros femininos, junto à passagem do público, e por uma queda no fornecimento de energia elétrica.

No sábado (19/09), a organização do Rock In Rio foi novamente autuada. Por causa de grandes poças d'água que se formaram entre a área VIP e o Palco Sunset. Os fiscais também identificaram que os bebedores localizados entre o Palco Sunset e a área VIP estavam sem água, o que gerou outra autuação para o festival.

A rede de lanchonetes Bob's foi autuada no sábado porque não havia filas para consumidores preferenciais (idosos, grávidas e portadores de necessidades especiais). Também foram autuadas pelo Procon Estadual, na sexta-feira, o Domino's Pizza, o Mercadinho Carioca, Stam e a Loja de produtos oficiais do Rock In Rio. Essas três últimas devido à ausência de um exemplar autenticado do Livro de Reclamações. Na Domino's Pizza, pregos com a extremidade pontiaguda para fora da estrutura do estabelecimento causavam riscos à integridade física do consumidor. Também havia um vão entre as portas de entrada, podendo causar quedas de quem passasse pelo local.

No sábado, além da rede de lanchonetes Bob's e a organização do festival, também foi autuado a filial do Rock Club por não haver informações indicando que os produtos expostos só podem ser vendidos para clientes do cartão da empresa. No domingo apenas um estabelecimento foi autuado: a Symbol Fast, por não apresentar o Livro de Reclamações.

Nos últimos quatro dias de festival, o único problema que ainda precisava ser sanado, o dos bebedouros, foi resolvido. No sábado (26/09), os fiscais do Procon Estadual autuaram a lanchonete Liga Vira Lata por causa de um princípio de incêndio no local. Segundo relatos de funcionários, houve um curto circuito, o que acabou aquecendo o óleo que havia na lanchonete. Como o local ficou fechado e não havia riscos para quem estava na Cidade do Rock, os fiscais fizeram um auto de constatação, que, ao menos inicialmente, não gera multas ou prazo para esclarecimentos. No domingo (27/09), a lanchonete havia sido limpa e voltou a funcionar normalmente.

Outro caso resolvido pelo Procon Estadual foi em relação aos tíquetes comprados no Bob's. Um consumidor abordou os fiscais informando ter comprado um tíquete no dia 19 e, mesmo sem o cupom ter data da validade, não conseguiu trocar pelos produtos no dia 27. O problema foi solucionado e o estabelecimento passou a informar que os tíquetes adquiridos valeriam apenas no mesmo dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário