terça-feira, 9 de agosto de 2016

Procon Estadual fiscaliza dependências do Parque Olímpico da Barra da Tijuca



Fiscais vistoriaram lanchonetes dentro e fora das arenas e encontraram poucos problemas. Também houve fiscalizações em Niterói
Os fiscais do Procon Estadual estiveram, nesta terça-feira (09/08), no Parque Olímpico da Barra da Tijuca, em mais uma etapa da Operação Mutley. Foram vistoriadas 11 estabelecimentos, entre lanchonetes e quiosques, e apenas em um foram encontrados problemas. O Café Leão foi autuado por não ter o Código de Defesa do Consumidor, o cartaz do "Disque 151" - para fazer denúncias ao Procon - e o Livro de Reclamações.
Também foram fiscalizados um quiosque do McDonald's, a lanchonete da praça de alimentação da área externa do parque e outras oito lanchonetes localizadas nas arenas cariocas 1, 2 e 3. Em nenhuma delas os fiscais encontraram problemas, inclusive os relacionados à falta de alimentos, que havia gerado muitas reclamações de quem assistiu a competições no fim de semana. As lanchonetes trabalham com produtos industrializados, o que diminui a possibilidade de problemas de higiene.
Os fiscais também verificaram como estava o acesso dos torcedores às arenas e este ocorreu sem problemas, ao contrário do fim de semana, quando longas filas se formaram, fazendo com que alguns consumidores perdessem o início de jogos para os quais tinham comprado ingressos. Nesta segunda-feira (08/08) o Procon Estadual autuou o comitê organizador das Olimpíadas por causa dos problemas na entrada e na oferta de alimentos ocorridos no fim de semana.
Três estabelecimentos são autuados em Niterói
O Procon Estadual também autuou três mercados em Niterói nesta terça-feira: Princesa Mercado (Rua Presidente Pedreira, 189, Ingá), Mercado Rui Barbosa (Avenida Rui Barbosa, 112, São Francisco) e Pérola (Rua Tiradentes, 71, Ingá). Neste último, os fiscais encontraram diversas irregularidades, como as câmaras de estocagem em condições precárias de higiene e queijos armazenados em locais com temperatura superior à indicada pelo fabricante. Os fiscais deram um prazo de 15 dias para os responsáveis resolverem os problemas de higiene.




Balanço da operação em Niterói:



1 - Princesa Mercado (Rua Presidente Pedreira, 189, Ingá): Reclamação no Livro de Reclamações datada em 25/05/2016 não entregue ao Procon (o prazo é de 30 dias).
2 - Pérola (Rua Tiradentes, 71, Ingá): 14 embalagens de isca de frango vencidas. 9kg de frios variados sem especificação da validade. 10kg de costela e 2kg de pernil expostos à venda em contato direto por parte do consumidor, sem proteção. Os fiscais encontraram 4kg e 800g de frango e 4kg de linguiça sem especificação da validade, na câmara de resfriamento, com mau cheiro, cor esverdeada, mofo e bolor. As condições de higiene das câmaras de estocagem eram precárias, com alimentos depositados no chão, produtos impróprios armazenados próximo aos produtos próprios, pedaços de costela pendurados na estante de iogurte em contato com as embalagens. Os fiscais deram um prazo de 15 dias para sanar os problemas de higiene. Pães estavam expostos na área de venda sem a proteção de contato com consumidor. A geladeira de queijos estava com a temperatura elevada (17.8°C) enquanto a temperatura recomendada pelos fabricantes dos queijos era de 7°C. Os fiscais determinaram a colocação imediata em outra na geladeira, com a temperatura adequada. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Linguiças com validade superior ao informado pelo fabricante após manuseio. Os fiscais determinaram a retirada imediato da área de venda e a correção da validade.

3 - Mercado Rui Barbosa (Avenida Rui Barbosa, 112, São Francisco): Produtos sem especificação da validade: 28kg de frios, 4kg de salsicha, 3kg de doce de leite, 4kg e 500g de azeitona, 2kg e 700g de doce de mamão, 1kg doce de figo e 2kg e 500g de doce de laranja. 5kg de bacalhau exposto sem proteção ou barreira na área de venda.Diversos produtos armazenados em contato direto com o chão, como bebidas variadas. Produtos fracionados e expostos à venda possuíam apenas uma data de validade, não sendo possível identificar a data do manuseio e a nova validade. Não havia caixa preferencial.

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