segunda-feira, 4 de junho de 2012

Baltazar da Silveira sofre com abandono e descaso

Monumentos pichados, jardins malcuidados, moradores de rua e pelo menos uma dezena de caminhões estacionados no entorno. Assim está a Praça Baltazar da Silveira, em Teresópolis. Bem localizado, no centro da Várzea, o logradouro sofre com o abandono.
A aposentada Dilda Bittencourt se revolta ao falar sobre o assunto. Sua maior reclamação é em relação à quantidade de mendigos.

- É preciso arrumar algo para essas pessoas fazerem. Não podem acampar numa praça com tanta vocação turística - reclama Dilda.
Este não é, porém, o único problema. No monumento erguido em homenagem aos 100 anos de Teresópolis, inaugurado em 1991, há muitas pichações, e estudantes costumam descansar sobre a obra de arte. O aposentado Osvaldo Lima, que mora perto, pede a presença de guardas da prefeitura:
 Isso ajudaria a acabar com a aparência de abandono que toma a praça.
Os caminhões são as mais recentes reclamações dos moradores. Sempre há vários parados ao redor da praça. O estacionamento não é ilegal, mas compromete ainda mais a estética do lugar.
A Secretaria de Desenvolvimento Social de Teresópolis informa que, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), mantém um serviço de abordagem aos moradores de rua, com rondas periódicas, para tentar encaminhá-los ao Abrigo Municipal Dr. Sérgio Fernandes.
A Subsecretaria de Parques e Jardins, responsável pela manutenção, promete adotar as medidas necessárias a fim de cuidar melhor do monumento e da praça.
Já a Secretaria de Segurança Pública informa que há um projeto sendo elaborado com o intuito de revitalizar o Centro da cidade. O planejamento deve privilegiar os caminhões de carga e descarga com um local próprio para estacionarem, próximo ao Centro.

Fonte: O Globo


Nenhum comentário:

Postar um comentário