quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Coleta Seletiva - Empresários do Núcleo de Empreendedorismo de Teresópolis participam de ação de conscientização


Na ocasião também foi abordada a importância do licenciamento ambiental pelas companhias


                         
Sensibilizar os empresários, orientando sobre como fazer a correta destinação do lixo seco, reciclável, de suas companhias, foi o objetivo do encontro realizado nesta terça-feira, dia 25, no Núcleo de Empreendedorismo de Teresópolis (NET). Com a orientação do Coordenador de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal, Leandro Coutinho, que falou sobre a importância da adesão dos empresários ao programa de coleta seletiva, o evento teve como foco também intensificar a questão da educação ambiental.


             
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente instalou um ecoponto no NET e orienta os empresários sobre o que separar, como fazer isso e para onde vai o material. Segundo Leandro Coutinho, quanto mais material for coletado, mais catadores poderão aderir ao programa, iniciativa que gera trabalho e renda para, atualmente, 14 famílias. “O retorno financeiro para a associação de catadores é cada vez maior, a medida que os empresários participam do programa. A cidade também ganha, porque passa a ter seu lixo destinado corretamente. Este programa visa o lado ambiental e também a questão social”, afirmou o Coordenador de Meio Ambiente.
                               

Há alguns meses, o Poder Público realiza ações de conscientização sobre o programa de coleta seletiva do município e mostra que é possível gerar desenvolvimento e crescimento sem afetar o potencial econômico de Teresópolis. “Entendemos que um dos principais fatores que temos que ajudar no desenvolvimento econômico sustentável é conscientizar o empresário local. Então, nada melhor que começar pelo Núcleo de Empreendedorismo da cidade. Neste encontro, mostramos para os empresários como fazer a correta destinação dos resíduos que sobram de sua produção. Muitas vezes, ouvimos falar em sustentabilidade, mas não sabemos como fazer isso no nosso dia a dia”, ressaltou Lucas Guimarães, Assessor Especial da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. Atualmente, cerca de dez empresas atuam no NET, nos setores de comércio, serviço e indústria.

Licenciamento ambiental das empresas

Na ocasião, Leandro Coutinho orientou os empresários também sobre como fazer o licenciamento ambiental de suas empresas. Tal licença é necessária para que o empreendimento possa, por exemplo, pegar um empréstimo no BNDES. Caso aquela entidade seja de baixo ou nenhum impacto ambiental, também é necessária a emissão de um documento que comprove isso.
Atualmente, é de responsabilidade da Prefeitura o licenciamento das atividades de baixo e médio impacto. “Há alguns anos, o empresário de Teresópolis tinha que ir ao Rio, na antiga Feema, hoje Inea, para dar entrada no seu licenciamento ambiental. Hoje, temos um setor de licenciamento instalado na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que está à disposição para orientar os empresários. Além disso, as taxas de licenciamento no município são cerca de 50% mais baixas do que uma taxa de licenciamento em um órgão estadual, porque o município tem a visão do desenvolvimento econômico sustentável. Queremos que os empreendedores de Teresópolis se adaptem às leis ambientais, tendo seu licenciamento para isso”, explicou Leandro Coutinho.
Para mais informações, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente fica localizada na Rua Rui Barbosa, nº 170 – Várzea. O telefone é 2742-7763.


Texto: Fabiana Fuchs
Fotos: Marco Esteves

Nenhum comentário:

Postar um comentário