sábado, 22 de setembro de 2012

Inauguração da Unidade Móvel de Saúde



Nesta sexta-feira, 21, representantes do Consulado do Japão no Rio de Janeiro e da entidade BEMFAM-CEDESS (Cidadania, Educação, Desenvolvimento Social e Saúde) inauguraram uma Unidade Móvel de Saúde que vai prestar atendimento médico à população feminina de Teresópolis e de mais quinze municípios fluminenses. A apresentação do veículo aconteceu no pátio do Centro Materno Infantil, na Várzea. 


                                           
Doada pelo Governo Japonês, a clínica móvel é montada em um micro-ônibus equipado como consultório ginecológico e servirá também como centro de campanhas educativas e de capacitação para profissionais de saúde. O cronograma definindo o período de atendimento está em fase de finalização e leva em conta as demandas da Secretaria Municipal de Saúde. A previsão é que o atendimento seja prestado primeiramente a comunidades da zona rural, a fim de facilitar o acesso desses moradores aos serviços de saúde. 


                                         
Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Carlos Otávio de Sant’Anna, a Unidade Móvel de Saúde vai reforçar a estrutura de atendimento em Teresópolis. “Inauguramos a unidade básica de saúde de Vieira, temos projeto para inaugurar mais cinco unidades básicas de saúde nos próximos anos. E essa estrutura vai permitir que a gente consiga atingir a população que não está prevista para ser contemplada por essas novas unidades. Essa parceria com a BEMFAM e o Consulado Japonês vem corroborar a gestão de Teresópolis como uma gestão sólida, confiável e que consegue atrair parcerias para investimentos no município”, agradeceu.



O presidente da BEMFAM-CEDESS, Roberto Benzecry, enalteceu a doação feita pelo Governo Japonês, através do Consulado do Japão, e que facilitará o acesso da população dos locais mais distantes aos serviços de saúde. “Vamos prestar assistência a toda população da Região Serrana, principalmente a quem não tem acesso fácil à assistência. Nós iremos a eles para que possamos oferecer assistência, principalmente gineco-obstétrica , o que será de muita valia para esta região”.



O Governo Japonês é parceiro do Município em outra importante iniciativa na área de saúde: o Centro de Lactação de Teresópolis e o Posto de Coleta de Leite Humano, inaugurados em agosto do ano passado no Centro Materno Infantil, através do Programa de Assistência Comunitária do Consulado do Japão. “Teresópolis tem bons projetos. Razão esta porque estamos ajudando o povo de Teresópolis. Nosso país fica num território muito montanhoso e sentimos a necessidade de facilitar o acesso da saúde ao povo carente. Por isso espero que essa unidade móvel vá ajudar muito a essas pessoas com necessidade”, assinalou o Cônsul do Japão, Masaru Watanabe.



O primeiro atendimento na Unidade Móvel de Saúde foi prestado à paciente Fábia da Silva, moradora do Fischer. Grávida de oito meses, ela foi atendida pela enfermeira Patrícia Chaves da Cunha, funcionária do Centro Materno Infantil. Fábia aprovou a iniciativa da clínica móvel. “Vai facilitar bastante o atendimento de quem ainda não tem um posto de saúde no bairro onde mora”, disse.



A apresentação da missão institucional da BEMFAM, organização de abrangência nacional dedicada à obtenção de resultados objetivos no planejamento, fortalecimento, bem-estar e saúde integral das famílias e comunidades, bem como o lançamento da edição revisada do Manual de Anticoncepção, material de suporte ao trabalho dos profissionais de saúde dos setores de planejamento familiar e de saúde da mulher, completaram a programação.



Texto: Silvia Pimentel

Fotos: Marco Esteves

Nenhum comentário:

Postar um comentário