quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Casa de Portugal vai sediar Posto do Consulado Português no dia 26

 Atendimento deve ser agendado por telefone ou e-mail
Com o objetivo de facilitar o atendimento de portugueses e descendentes que vivem no município e cidades vizinhas, no dia 26 de outubro a Casa de Portugal de Teresópolis vai sediar um Posto de Permanência do Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro. A parceria foi anunciada pelo Cônsul Nuno de Mello Bello em recente visita à cidade.
De acordo com Hebe Otto, presidente em exercício da Casa de Portugal, Teresópolis é pioneira nesta iniciativa. “Para nós é uma alegria e grande honra, porque a nossa Casa foi escolhida como a primeira do Estado do Rio de Janeiro a ter um posto consular. Vamos atender também toda a Região Serrana e as cidades do nosso entorno”.

Presidente da Casa de Portugal Hebe Otto e presidente do Conselho Deliberativo João Telles: posto vai facilitar o atendimento de portugueses e descendentes aos serviços do Consulado de Portugal
                                 
Das 10h às 16h, o consulado móvel oferecerá vários serviços, como solicitação e entrega do Cartão do Cidadão, passaporte, recenseamento eleitoral, recebimento de documentação para o registro civil e legalizações. Caso a demanda seja muito grande, outras datas de atendimento serão disponibilizadas.
O Posto de Permanência evitará o deslocamento dos interessados até o Rio de Janeiro, como destaca João Telles, presidente do Conselho Deliberativo da Casa de Portugal. “Esse posto objetiva basicamente manter as pessoas em Teresópolis e na Região Serrana, de forma que não tenham que viajar para o Rio de Janeiro. E os atendimentos são os mesmos prestados no Consulado”.
A comunidade portuguesa deve estar atenta, pois antes de solicitar qualquer serviço, o interessado deve consultar o site do Consulado, através do endereço www.consuladoportugalrj.org.br, para obter informações sobre a documentação necessária e o pagamento de taxas. Depois, o atendimento deverá ser agendado pelo telefone (21) 3231-7283 ou pelo e-mail permanenciasconsulares@rio.dgaccp.pt.
A Casa de Portugal de Teresópolis fica localizada na Avenida Lúcio Meira, 850, na Várzea, e o telefone de contato é (21) 2742-1505.
Intercâmbio
Fundada em 1º de dezembro de 1959 com a finalidade de aprimorar o intercâmbio cultural, artístico e desportivo entre Brasil e Portugal, bem como irmanar os povos de língua portuguesa, a Casa de Portugal de Teresópolis conta atualmente com cerca de 1.200 sócios.
O clube, que na década de 1960 teve uma equipe de hóquei sobre patins com atuação destacada no cenário esportivo, representa a Colônia Portuguesa no município nas manifestações relacionadas às datas cívicas das duas pátrias. Possui o Rancho Folclórico Ligia Pestana, que visa preservar usos e costumes portugueses. Sua sede conta com piscina, quadras de tênis, biblioteca, capela, e mantém várias atividades esportivas, culturais e sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário