sábado, 20 de outubro de 2012

Iniciadas detonações na região portuária para construção de Via Expressa


A operação urbana Porto Maravilha realizou na manhã deste sábado (20), às 6h, a primeira detonação controlada para o início da construção de um túnel que fará parte da Via Expressa (atual Avenida Rodrigues Alves), fundamental à estrutura do novo sistema viário da Região Portuária. Segundo a Prefeitura do Rio, a detonação ocorreu conforme o programado e não gerou impactos à cidade.
A detonação controlada foi adotada pela Concessionária Porto Novo, executora das obras e serviços do Porto Maravilha, para a escavação do novo poço de serviço na Avenida Venezuela, que dará acesso a operários e máquinas e servirá de entrada e saída de material. O recurso do poço de serviço – já adotado na obra do Túnel do Binário, na Praça Mauá – permite a construção de túneis com menos interferências sobre o trânsito da cidade. Com a extensão de mais 1.440 metros, na conexão entre a Via Expressa e o Aterro do Flamengo, para absorver o fluxo de tráfego após a demolição integral do Elevado da Perimetral, o túnel atingirá 3.450 metros, tornando-se o maior em área urbana do País. Hoje o maior do Brasil é o Ayrton, Senna, em São Paulo, com 2.178 metros.
Desde junho, a Concessionária Porto Novo já adota o procedimento de detonação controlada nas obras de escavação dos túneis do Binário, na Praça Mauá e no Morro da Saúde. Efetuadas diariamente no período, exceto aos domingos, não geraram impacto sobre o maciço rochoso e construções do entorno, segundo instrumentação e monitoramento técnico.
Mudanças viárias requalificam região portuária
O conjunto Elevado da Perimetral/Avenida Rodrigues Alves será substituído pelas vias Expressa e Binário do Porto. Estudo de Tráfego demonstra que o fluxo em horário de pico terá capacidade aumentada em 38%. Onde hoje passam 7.600 veículos, poderão trafegar 10.500 após a implantação do novo sistema viário.
Via Binário do Porto – Com três pistas em cada sentido e 3,5 km de extensão, a Via Binário do Porto fará a distribuição interna do tráfego nos bairros da Região Portuária, com conexão com o Viaduto do Gasômetro, Avenida Francisco Bicalho e Centro. Terá dois túneis: Saúde (80 metros) e Binário (1.480 metros).
Via Expressa – A Avenida Rodrigues Alves, que hoje recebe o fluxo da Avenida Brasil e da Ponte Rio-Niterói, passará por grande alteração. Transformada em via expressa, sem saídas intermediárias, ganhará mais uma faixa de rolamento em cada sentido. Assim, quem sai do Centro com destino a Avenida Brasil, Região Serrana, Niterói ou Região dos Lagos terá o caminho livre e direto, sem interrupções. A Via Expressa terá o maior túnel urbano do País, com 3.450 metros de extensão, na ligação entre o Armazém 8 do Cais do Porto ao Aterro do Flamengo. Só na área do Porto Maravilha, o túnel terá 2.010 metros (até a Praça Barão de Ladário, próximo ao Santo Bento).

Agência de Notícias 

Nenhum comentário:

Postar um comentário