quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Prefeitura termina de montar e equipar Casa de Passagem para mulheres vítimas de violência doméstica


Encontra-se na fase final de estruturação, com montagem de mobiliário e equipamentos, a Casa de Passagem destinada às mulheres vítimas de violência doméstica. A Prefeitura de Teresópolis reformou e adaptou o imóvel, que está sendo montado e equipado com recursos do Governo Federal. Inclusive, o veículo destinado ao atendimento do público alvo foi adquirido através de processo licitatório e com recursos da União. O endereço é mantido em sigilo por questão de segurança e de conveniência operacional, já que se destina a abrigar e proteger vítimas de violência.

Resultado de um consórcio regional, que atenderá as cidades de Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo, o espaço deverá ser aberto para atendimento ao público dentro de, aproximadamente, 45 dias. “Neste período serão realizadas reuniões de sensibilização com a comunidade para esclarecer a proposta de atendimento da casa”, explicou a Procuradora Geral do Município, Rosilda de Carvalho Barbosa, secretária interina dos Direitos da Mulher, destacando que oobjetivo é garantir às mulheres proteção em um ambiente de acolhimento com estrutura física adequada, oferecendo segurança e privacidade.

A Casa de Passagem é um espaço preparado e equipado para receber as mulheres vítimas de violência doméstica com seus filhos, que poderão permanecer por sete dias no local, período que pode ser prorrogado. Passado esse período, elas serão encaminhadas para abrigos ou retornarão às suas vidas normalmente. O objetivo da Casa de Passagem é que durante os sete dias, a vida da vítima seja reorganizada, e o judiciário entre em contato com o agressor para fazer cumprir a legislação em vigor - Lei Maria da Penha.

Todo acompanhamento é realizado com assistência psicológica, jurídica e social, através de profissionais técnicos capacitados. Em junho, a equipe técnica participou de um curso de capacitação, ministrado pelo Conselho Estadual dos Direitos da Mulher e pela Superintendência dos Direitos da Mulher, vinculada à Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, com o objetivo de treinar os profissionais para atendimento qualificado à mulher vítima de violência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário