terça-feira, 20 de novembro de 2012

Semana da Consciência Negra é lembrada com atividades em SE



Ideia é propor reflexão sobre as políticas públicas destinadas aos negros.
Trabalhos científicos e palestras serão realizadas durante o evento.
O Dia Nacional da Consciência Negra é lembrado nesta terça-feira (20) em todo o país. Em Laranjeiras, Sergipe, uma semana de atividades vai propor a reflexão sobre as políticas públicas destinadas à população descendente de africanos, além de relembrar as conquistas de Zumbi dos Palmares. O município é um dos que têm maior população que se autodeclara negra.
“Há o que se comemorar, pois os negros estão assumindo sua etnia e tendo orgulho de sua riqueza cultural. No entanto ainda há muito que ser feito, por isso estamos realizando essa semana com exposição de trabalhos científicos, palestras de pesquisadores e apresentações de manifestações culturais”, afirma Givalda Maria dos Santos Bento, secretaria municipal de Inclusão Racial de Laranjeiras.
Na abertura do evento na manhã desta terça (20), crianças do grupo Joias da Resistência apresentaram danças folclóricas como samba de coco, batuque, samba e maculelê. “O Projeto Remoart trabalha com crianças e adolescente de 8 a 18 anos com o objetivo de melhorar o convívio social desses moradores da comunidade quilombola Muçuca”, explica o orientador musical Waltenison Luiz Santos Jesus.
De acordo com Givalda dos Santos, o negro ainda continua na invisibilidade mesmo em um país tão miscigenado como o Brasil. “O negro ainda é o mais vulnerável socialmente. É maioria nas prisões, no desemprego, ganham menos e muitos vivem na miséria”, constata.
G1 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário