quinta-feira, 7 de junho de 2012

Veja o funcionamento das Unidades de Saúde no feriado de Corpus Christi



Durante o feriado prolongado de Corpus Christi os hospitais de emergência e unidades 24 horas da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio funcionarão ininterruptamente entre os dias 7 e 10 de junho.
As unidades primárias de saúde (clínicas da família, centros municipais de saúde e policlínicas) estarão fechadas nesta quinta-feira, dia 7 de junho, e no domingo, dia 10; na sexta-feira, dia 8, funcionarão até as 13h; e no sábado, dia 9, terão funcionamento normal.
Mais informações podem ser obtidas pela Central de Atendimento da Prefeitura, no telefone 1746.

Veja as unidades que funcionarão 24 horas:

- Hospital Municipal Souza Aguiar – Centro
- Hospital Municipal Miguel Couto – Gávea
- Hospital Municipal Salgado Filho – Méier
- Hospital Municipal Lourenço Jorge – Barra da Tijuca
- Hospital Municipal Paulino Werneck – Ilha do Governador
- Hospital Municipal Francisco da Silva Telles – Irajá
- Hospital Municipal Jurandir Manfredini – Jacarepaguá
- Hospital Municipal Pedro II – Santa Cruz
- Hospital Maternidade Fernando Magalhães – São Cristóvão
- Hospital Maternidade Oswaldo Nazareth – Praça XV
- Hospital Maternidade Carmela Dutra – Lins de Vasconcelos
- Hospital Maternidade Herculano Pinheiro – Madureira
- Hospital Maternidade Alexander Fleming – Marechal Hermes
- Hospital Maternidade Maria Amélia Buarque - Centro
- Serviço de emergência da Policlínica Rodolpho Rocco – Del Castilho
- Serviço de emergência da Policlínica César Pernetta – Méier
- Instituto Municipal Philippe Pinel – Botafogo
- UIS Arthur Villaboim – Paquetá
- UPA de Vila Kennedy
- UPA da Rocinha
- UPA do Complexo do Alemão
- UPA de Manguinhos
- UPA da Cidade de Deus
- UPA de Santa Cruz / João XXIII
- UPA do Engenho de Dentro
- UPA de Madureira
- UPA de Costa Barros
- UPA de Senador Camará
- UPA Sepetiba
- UPA Paciência


fonte: JB 

Mau tempo fecha aeroporto Santos Dumont; Rio entra em estágio de atenção



O aeroporto Santos Dumont, na região central do Rio de Janeiro, foi fechado para pouso e decolagem às 16h45 desta quinta-feira (7) por conta do mau tempo. Durante todo dia, 25 voos foram cancelados. Até às 21h30, três estavam atrasados. De acordo com a Infraero, os aviões que pousariam no Santos Dumont estão sendo desviados para o Aeroporto Internacional do Galeão, na zona norte, que opera normalmente.
De acordo com o boletim divulgado no fim da tarde pelo Centro de Operações da prefeitura, a cidade entrou em estado de atenção. As próximas horas devem ser de tempo instável, com chuva moderada.
A Infraero informou também que não há previsão para reabertura da pista do Santos Dumont.
Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a previsão é de tempo instável no Rio de Janeiro até sábado (9). A temperatura deve cair até os 15º C.
 

Secretaria de Educação participa de encontro nacional sobre Conselhos Escolares em Brasília


 O Ministério da Educação (MEC) promoveu em Brasília, na última semana, o IV Encontro Nacional do Programa de Fortalecimento dos Conselhos Escolares, com a participação de dirigentes e educadores de todo o país. A Diretora Pedagógica da Secretaria de Educação de Teresópolis, professora Carla Rabello, e a Assessora Técnica, professora Jane Lara Motta, representaram o município no evento.

Segundo o Secretário Municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos, a SME fez questão de aderir ao projeto por acreditar em uma gestão escolar compartilhada, plena e democrática. “O Conselho Escolar é o olhar de quem recebe o serviço prestado pela escola e, se trabalhamos para os alunos e para as comunidades, tê-los conosco em momentos de discussões, elaborações de propostas e decisões é muito importante e engrandecedor” disse o Secretário.

O Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares foi instituído em Teresópolis através de Decreto Municipal em 2010, conforme os princípios da Constituição Federal em seu artigo 203, que expressa que a Educação é direito de todos e dever do Estado e da família. O decreto assinala ainda que a Educação deve ser promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação pra o trabalho.

De acordo com a Diretora do Departamento Pedagógico da SME, professora Carla Rabello, o Conselho Escolar legitima as ações da gestão escolar, transforma o cidadão em um sujeito participante no destino de sua Educação e da sua sociedade. “As nossas escolas possuem os seus conselhos instalados e em funcionamento. Algumas já descobriram como é importante essa parceria e outras ainda estão iniciando essa convivência. Há muito que se trabalhar essa relação de partilha de decisões, mas a SME quer incentivar essa prática e para isso já tem agendado reuniões de formação para esse grupo”, explicou Carla.

Durante o Encontro em Brasília, a equipe da SME de Teresópolis partilhou experiências referentes às práticas de mobilização da sociedade, discutiu processos de aprendizagem, gestão de pessoas e programas desenvolvidos principalmente com a SMED de Aracaju, através do professor Carlos Augusto, que vem realizando um trabalho interessante sobre o tema. “O Encontro Nacional tem o objetivo principal de reunir as mais diversas realidades, quando podemos nos encontrar e trocar experiências, relatar atividades que têm bons resultados. Todos saem ganhando com isso”, analisou Carla.

Para a Assessora Técnica da SME, professora Jane Lara Motta, o saldo final do encontro foi extremamente positivo. “Voltamos com muitas novidades e a certeza de que, embora o Conselho Escolar não possa gerenciar as propostas de ação pedagógica das escolas, já que isso é ação para os especialistas que são os professores, há saberes que os alunos, pais e comunidade partilham que podem colaborar imensamente para uma boa gestão e para resultados surpreendentes” finalizou Jane Lara.

Texto: Marcelo Ferreira

Candidatas a Miss Teresópolis 2013 doam sangue para salvar vidas


 Em campanha solidária, as candidatas ao título de Miss Teresópolis 2013 estiveram no Hemonúcleo Municipal, nesta quarta-feira, 6, para participar da campanha de doação de sangue. Esse é o quinto ano que Luis Costa, organizador do concurso, leva as representantes da beleza teresopolitana ao banco de sangue para realizarem a doação. Esse ano, além das 25 misses presentes, Mariana Figueiredo, Miss Teresópolis e Rio de Janeiro 2012, também participou da ação.

Para Luis Costa, é importante que haja ações contínuas de doações sanguíneas para que a população se conscientize e contribua para ajudar quem precisa. “Desde 2008 eu incentivo as meninas a participarem desse ato de amor e solidariedade. O concurso de Miss não é só beleza, mas também de espírito de conscientização, e elas têm um papel social muito importante para nossa cidade. Precisamos ter mentes participativas e integradas, principalmente com as necessidades do município. Neste caso, doar sangue é algo que devemos estimular para servir de incentivo à outras pessoas”, destacou Luis.

Entre as doadoras, estava a Miss Rio de Janeiro 2012, que já participara antes da campanha. “Esta é a segunda vez que dôo sangue. Estamos aqui para mostrar que também podemos contribuir para uma vida melhor. Com essa atitude, estamos ajudando muitas pessoas que têm doenças e que diariamente precisam de uma bolsa de sangue. É um ato de bondade, não dói, e quem sabe se amanhã um de nós pode precisar?”, lembrou Mariana Figueiredo.

De acordo com a responsável pela captação de doadores de sangue do Hemonúcleo de Teresópolis, a assistente social Rita Valadão, a iniciativa é nobre e importante. “Esse comportamento das candidatas, incentivado pelo Luiz Costa, é muito importante para o Hemonúcleo e para a população da cidade. Todo ano ele nos ajuda divulgando entre as meninas essa atitude solidária. Mas precisamos modificar a cultura da cidade da doação pontual de sangue. Ela precisa ser constante. O fato de elas estarem hoje aqui é emblemático porque normalmente não temos muitas mulheres doando sangue. E nós mulheres devemos também fazer parte dessa corrente de solidariedade”, afirmou Rita.
Outro grupo que também se sensibilizou com as necessidades do município foi o dos atiradores do Tiro de Guerra. Nesta terça-feira, 5, vinte e dois militares compareceram ao local com o mesmo objetivo:  doar sangue e salvar vidas.

Para doar sangue deve ser apresentado documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação). É preciso ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos, estar em boas condições de saúde, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, além de não fazer parte do grupo de risco de doenças sexualmente transmissíveis e de usuários de drogas. Não é preciso estar em jejum, basta evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação. Mulheres podem realizar até três doações por ano, em intervalos de, pelo menos, três meses, e os homens quatro doações, com intervalo de, pelo menos, dois meses.

O Hemonúcleo de Teresópolis funciona na Rua Francisco Sá, 299, na Várzea. O atendimento acontece de segunda a sexta, das 8h às 12h. Também são agendados atendimentos de grupos de doadores. Os interessados no agendamento podem entrar em contato com oHemonúcleo pelo telefone 3641-5872 ou pelo e-mailhemotere@yahoo.com.br.

Texto – Gisele Barreto

Vacinação contra gripe imunizou 90,49% do público-alvo em Teresópolis




Campanha prossegue até a próxima semana

Iniciada no dia 5 de maio, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe imunizou, até o momento, 25.971 pessoas em Teresópolis. Esse número representa 90,49% do público-alvo, formado por idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses até 2 anos, gestantes e trabalhadores da área da saúde. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde era vacinar 27.436 pessoas no município. Como ainda há doses disponíveis, a Secretaria Municipal de Saúde decidiu pela prorrogação da campanha até sexta-feira, 15 de junho.

Foram vacinados 17.761 idosos, o que corresponde a 82,3% da faixa etária; receberam a vacina 4.645 crianças de seis meses até 2 anos, ou seja 138% desse público. Isso ocorreu devido à imunização de crianças que passaram pelo município no período da campanha e foram vacinadas na cidade. O número de gestantes imunizadas foi de 1.681, o equivalente a 47,83%; e 2.856 trabalhadores da saúde receberam a dose, o que corresponde a 137% da faixa etária. Esse número refere-se à vacinação de trabalhadores de emergência e também de setores ambulatoriais, que não são incluídos na estimativa do Ministério da Saúde. Os doentes crônicos e os pacientes acamados também estão sendo vacinados.

“Teresópolis obteve bom resultado, especialmente se comparado com outros municípios do estado e até do país. Conseguimos atingir a meta do Ministério da Saúde, que era de 80% para a cidade, e até ultrapassamos a estimativa em algumas faixas etárias”, avaliou a chefe do Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Daurema Docasar, frisando que as pessoas inseridas no público-alvo que ainda não se vacinaram devem procurar os postos de saúde na próxima semana para se vacinar e prevenir as doenças causadas pelo vírus da gripe, muito comuns no inverno.

A campanha de vacinação acontece em todas as unidades de saúde, na cidade e no interior, de segunda a sexta, das 8h às 17h. As crianças devem tomar duas doses, com intervalo de 30 dias. Aquelas que já receberam uma ou duas doses de vacina no ano passado devem receber apenas uma esse ano. Já os adultos recebem dose única.

A vacina é contraindicada para pessoas que apresentaram reação anafilática em doses anteriores, ou que têm alergia ao ovo de galinha e seus derivados. Por orientação do Ministério da Saúde, doadores de sangue que tomarem a vacina contra a gripe deverão aguardar até 48 horas (dois dias) depois da imunização para fazer a doação.

Texto: Mara Lúcia

Programa especial do último domingo



No último domingo a Rádio Teresópolis realizou o programa comemorativo aos 65 anos da emissora. Ao vivo diretamente do bairro do Caleme a equipe fez a festa junto aos moradores da localidade. Oferecendo músicas, trazendo apelos da comunidade, participando do sorteio de brindes e conhecendo de perto os radialistas todos os presentes puderam colaborar com a realização de mais um grande programa da AM 1510. Parabéns à todos os envolvidos. Em breve um novo programa chegando em seu bairro!

























GREVE SERVIDORES FEDERAIS

Os representantes dos sindicatos dos servidores federais de diversas categorias aprovaram a convocação de uma greve nacional. Os funcionários pretendem cruzar os braços entre os dias 11 e 18, dependendo do setor. No dia 11, por exemplo, o pessoal administrativo das universidades e os servidores do IBGE vão parar as atividades. O pessoal do Poder Judiciário decidiu entrar em greve no dia 13. Já a base da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef), que representa 80% dos funcionários do Poder Executivo, aprovou o início da greve para o próximo dia 18. As paralisações ainda precisam ser aprovadas, porém, pelos sindicatos estaduais.

O funcionalismo federal reclama da demora do governo em apresentar uma proposta para as reivindicações da categoria. Diversas reuniões foram feitas, sem resultado concreto. Os sindicatos também criticam a Medida Provisória (MP) 568/2012, que aumenta os salários de 937 mil funcionários federais, apesar do reajuste. Entre as críticas, a transformação do adicional de insalubridade num valor fixo, e não mais num percentual do salário. Os médicos também estão na bronca. Eles entendem que a transformação de parte dos vencimentos na chamada Vantagem Pessoal Nominalmente Identificada (VPNI) vai trazer perdas salariais no futuro, já que aumentos serão descontados dela.
Fonte: Extra

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Esquemas especiais de trânsito no feriado

Esquemas especiais


Quem pretende passar o feriado prolongado fora do Rio de Janeiro deve se planejar antes de pegar a estrada. Segundo a PRF, o trânsito deve ficar mais pesado nas estradas federais fluminenses das até às 20h desta quarta (6). A movimentação volta a ficar intensa a partir das 9h de quinta. A operação especial termina às 12h de segunda-feira (11).

Ponte Rio-Niterói
A previsão é de que cerca de 259 mil veículos passem pela ponte Rio-Niterói em direção a Niterói, na região metropolitana do Rio, e às cidades litorâneas da região dos Lagos até sexta-feira (8). Todo o efetivo operacional estará à disposição dos usuários para garantir agilidade no atendimento.

Via Lagos

Os dias de maior movimento na rodovia devem ser quinta e sexta, com a passagem de 1.000 veículos. Equipes médicas e mecânicas estarão ao longo da via Lagos. Viaturas ficarão em bases operacionais distribuídas em pontos estratégicos, 24 horas por dia.

BR-040 (Rio-Juiz de Fora)


A BR-040 terá 65 papa-filas, que vão atuar nas praças de pedágio em Duque de Caxias, Areal e Simão Pereira, em Minas Gerais, dando mais agilidade ao tráfego, desta quarta até domingo. A expectativa é de que 310 mil veículos passem pela estrada. Também haverá reforço no serviço de reboques.

Via Dutra
A expectativa é de que 164 mil veículos deixem o Rio por meio dessa rodovia entre quarta e quinta. A empresa alerta aos motoristas que, para maior conforto, evitem trafegar na quarta, em horário de maior movimento.

BR-116 (Rio-Teresópolis-Além Paraíba)


Durante o feriado, só haverá obra com interferência na via no km 29 (Sapucaia), próximo a Além Paraíba, onde o tráfego flui em sistema de pare e siga.  A previsão é de que 125 mil veículos passem pela Rio-Teresópolis-Além Paraíba. Nos horários de maior movimento, serão mantidos os papa-filas na praça de pedágio principal Engenheiro Pierre Berman, em Piabetá, para agilizar a passagem dos veículos. Serviços médicos e mecânicos estarão à disposição dos motoristas neste feriado.

RJ-116 (Itaboraí - Nova Friburgo - Macuco
)

Cerca de 155 mil veículos devem passar pela estrada durante o feriado. Funcionários de plantão trabalharão a partir desta quarta até às 12h de segunda. As obras de manutenção e melhorias na RJ-116 estarão suspensas neste período. Todas as quatro praças de pedágio (Itaboraí, Cachoeiras de Macacu, Furnas e Macuco) vão operar normalmente.



Fonte: G1

Veja o que abre e fecha no feriado de Corpus Christi

O feriado de Corpus Christi, nesta quinta-feira, dia 7, altera o horário de funcionamento de diversos estabelecimentos públicos e privados do País. Veja abaixo:
Bancos

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informa que os bancos estarão fechados para atendimento ao público no dia 7 de junho, quinta-feira, durante o feriado de Corpus Christi. Na sexta-feira, dia 8, o expediente será normal.

As contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e os carnês que, porventura, vencerem no dia 7 poderão ser pagos no próximo dia útil (sexta-feira, dia 8 de junho), sem incidência de multa. Os tributos, normalmente, já estão com a data ajustada pelo calendário de feriados (federais, estaduais e municipais).

Os clientes podem agendar nos bancos, caso tenham interesse, os pagamentos das contas de consumo ou pagá-las (as que têm código de barras) nos caixas automáticos e equipamentos de auto-atendimento, ou ainda nos correspondentes, como lotéricas, Correios e outros estabelecimentos comerciais.

Correios


No feriado de Corpus Christi, dia 7, as agências dos Correios funcionarão em regime de plantão (somente estarão abertas as agências que normalmente abrem aos domingos e feriados – o horário normal de funcionamento pode ser conferido na página dos Correios. O funcionamento pode ser suspenso por conveniência, demanda de serviços ou garantia de segurança. Na sexta-feira, dia 8, o funcionamento das agências é normal.

Casas lotéricas

As casas lotéricas estarão fechadas no dia 7 de junho. No dia 8, o funcionamento é normal. Nos outros dias, o funcionamento depende muito do local onde ela está. Como as lotéricas são estabelecimentos privados, seu funcionamento depende exclusivamente dos proprietários. Se estiver em um shopping, por exemplo, a lotérica fica aberta até mais tarde, dependendo do horário de fechamento do shopping. As apostas em loterias podem ser feitas até as 19h. As outras atividades como pagamento de contas, depósitos, saques, retirada de benefícios poderão ser realizadas normalmente nos outros dias.

Em virtude do feriado, não haverá sorteio das loterias federais e na sexta-feira a Quina, Lotofácil e Dupla Sena serão realizados normalmente.

Shoppings

De acordo com a Associação Brasileira de Shopping Centers, a abertura de shoppings é opcional em feriados. O mais comum, na maioria do Estados, é que lojas que têm abertura opcional funcionem das 14h às 20h. No Rio, o horário vai das 15h até 21h. Outros serviços dos shoppings, como praça de alimentação e cinemas, funcionam normalmente das 11h às 22h.

 IG

Receita abre sexta-feira consulta ao maior lote do Imposto de Renda da história



Cerca de 1,8 milhão de contribuintes terão acesso ao maior lote de restituição do Imposto de Renda da história. A relação dos beneficiados estará disponível a partir desta sexta-feira na página da Receita Federal na internet a partir das 9h, mas o dinheiro só será liberado no próximo dia 15.

Ao todo, foram contemplados 1.885.624 contribuintes – 1.844.621 que declararam o Imposto de Renda em 2012, além de 40.643 que declararam de 2008 a 2011 e haviam caído na malha fina. Ao todo, a Receita desembolsará R$ 2,5 bilhões – R$ 2,4 bilhões referentes ao Imposto de Renda deste ano e R$ 98 milhões referentes aos outros anos.

Para o exercício de 2012, as restituições terão correção de 1,74%, referente à variação da taxa Selic (juros básicos da economia) de maio a junho do ano passado. Para os lotes residuais, a correção corresponderá a 12,49% (2011), 22,64% (2010), 31,10% (2009) e 43,17% (2008), também equivalentes à variação acumulada dos juros básicos calculados de maio de cada respectivo exercício até junho de 2012.

Por causa do Estatuto do Idoso, os contribuintes idosos terão prioridade no recebimento das restituições e foram incluídos no primeiro lote de 2012. Do total de beneficiados, 1.467.209 contribuintes têm mais de 60 anos e receberão R$ 1,828 bilhão. Se for levado em conta apenas a restituição do ano corrente, esse é o segundo maior lote da história, perdendo somente para outubro do ano passado, quando a Receita liberou R$ 2,44 bilhões para contribuintes que haviam declarado em 2011.

A secretária adjunta da Receita Federal, Zayda Manatta, negou que o órgão tenha recebido orientação para antecipar as restituições em um momento de desaquecimento da economia. “A Receita havia processado essas declarações e havia disponibilidade de recursos para liberar as restituições neste momento”, justificou.

Além da página da Receita na internet, a consulta poderá ser feita por meio do Receitafone, no número 146. Caso o valor não seja creditado, o contribuinte deverá ir a qualquer agência do Banco do Brasil ou poderá ainda ligar para os telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (deficientes auditivos). Nesse caso, será possível agendar o crédito em qualquer banco, desde que a conta-corrente ou poupança esteja no nome do contribuinte.
 
 Agência Brasil

Comissão do Senado aprova 50% de vagas em universidades para estudantes da rede pública

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira projeto de lei que reserva 50% das vagas em universidades federais e estaduais para estudantes que cursaram integralmente o ensino médio na rede pública. O mesmo percentual será aplicado nas instituições federais de ensino técnico de nível médio.

A matéria ainda será votada em outras duas comissões – Educação e a de Assuntos Sociais. Pela proposta já aprovada na Câmara, metade das vagas previstas será reservada a estudantes oriundos de famílias com renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita.


As vagas, segundo o projeto, serão preenchidas por curso e turno, pelas pessoas que se autodeclararem negros, pardos e indígenas por meio de cota racial. Para efeito de cálculo, será levado em conta a população desses brasileiros no estado onde estiver instalada a instituição de ensino com base no último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
No caso de não preenchimento das vagas, de acordo com os critérios estabelecidos, a sobra será completada por estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas sem qualquer distinção racial.

Pelo projeto de lei da Câmara, o governo federal terá um prazo de dez anos, a contar da promulgação da lei, para se adequar às novas regras. Neste período, será feita a revisão do programa de acesso nas instituições de educação superior.
Em seu parecer, a senadora Ana Rita (PT-ES) diz que a adoção de legislação punitiva ao crime de racismo é insuficiente para reduzir a assimetria entre brancos e negros. “De acordo com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), os brasileiros negros, pretos e pardos constituem 49,5% da população e encontram-se em situação de grande desigualdade em relação aos brancos em todos os indicadores sociais”, disse a senadora. 

 Agência Brasil

Operação Lei Seca quer conscientizar ciclistas para uso do capacete no RJ

Governo vai promover ação educativa com distribuição de panfletos.
Ato acontecerá na Avenida Atlântica e no Aterro do Flamengo.



A Operação Lei Seca terá como alvo os ciclistas, nesta quinta-feira (7). A Secretaria de Governo promoverá uma ação educativa voltada à conscientização para a importância do uso do capacete. A ação terá o seguinte slogan: “Capacete: ciclista que tem cabeça, usa”.

Duas equipes formadas por cadeirantes e agentes da Operação Lei Seca vão distribuir panfletos na ciclovia da Avenida Atlântica, em Copacabana, e ao longo do Aterro do Flamengo, a partir das 10h30 de quinta, dia de Corpus Christi. Nos feriados, os dois locais têm suas vias interditadas para o lazer, com a presença de várias bicicletas. 

Fonte:O Dia

Defensoria Pública manda recolher caixas de leite das prateleiras



 O Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon) da Defensoria Pública do Estado do Rio entrou com ação civil pública contra a fabricante do leite Elegê, Brasil Foods, para pedir o recolhimento imediato de caixas do produto. A Defensoria recebeu dez denúncias de pessoas que sentiram sensação cáustica e queimação na garganta após ingerir o leite desnatado. 
As caixas que teriam causado o mal estar são as do lote CDV 19:46. A Defensoria encaminhou as queixas ao Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE), que concluiu que o leite está impróprio para o consumo. A Defensoria quer ainda obrigar que o fabricante comunique os consumidores com anúncios nos meios de comunicação sobre a possibilidade de problemas à saúde do lote do leite desnatado.

Fonte: Extra Online

Abertas inscrições para o programa Jovem Aprendiz do IVB


O Instituto Vital Brazil abre inscrições para o Programa Jovem Aprendiz entre os dias 4 e 28 de junho. Podem participar jovens de 18 anos a 22 anos, que cumpram os pré-requisitos estabelecidos para o curso escolhido. As inscrições são para Construtor de Edificações, Carpinteiro de Formas e Armador de Ferro. Tanto as inscrições quanto os cursos são gratuitos.
Para inscrição, os candidatos precisam estar na faixa etária estipulada e atender aos pré- requisitos dos cursos. Para a vaga de construtor de edificações é necessário ter o ensino fundamental completo. Já para os outros dois cursos é preciso ter, ao menos, até o 7º ano do ensino fundamental.
Ao todo serão 80 vagas divididas entre manhã e tarde. O curso de construtor de edificações tem vagas para ambos os turnos (20 vagas manhã e 20 para o turno da tarde) e duração de 800 horas. Já os cursos de carpinteiro de formas (manhã) e armador (tarde), oferecem 20 vagas cada e ambos possuem a carga horária de 480h.
As inscrições podem ser realizadas no site www.vitalbrazil.rj.gov.br e também, de forma presencial, no Centro de Estudo e Aperfeiçoamento do instituto, de segunda à sexta, das 14h às 16h30 (Rua Maestro José Botelho, 64 – Vital Brazil – Niterói), para candidatos da comunidade, ou Senai Niterói (Rua General Castrioto; 460 – Barreto – Niterói) , para candidatos encaminhados por empresas. A prova de seleção acontece no dia 30 de junho, das 9h às 12h, na Unidade Senai, com resultado previsto para dia 12 de julho.
Os cursos serão administrados no Instituto Vital Brazil com instrutores do Senai e tem data marcada para começar: 1º de agosto. O Programa Jovem Aprendiz possui algumas particularidades. O Contrato de Aprendizagem é um contrato de trabalho especial, ajustado por escrito e por prazo determinado, em que o empregador se compromete a assegurar ao aprendiz inscrito, formação técnico-profissional compatível com o seu desenvolvimento por meio da matrícula em entidades qualificadas em formação profissional. O contrato possui registro e anotação na Carteira de Trabalho e Previdência Social, matrícula e freqüência do aprendiz à escola de ensino regular e inscrição do aprendiz em curso de aprendizagem.
O Instituto Vital Brazil (www.vitalbrazil.rj.gov.br) é uma empresa de ciência e tecnologia do Governo do Estado do Rio de Janeiro ligado à Secretaria de Estado de Saúde. É um dos 21 laboratórios oficiais brasileiros e um dos quatro fornecedores de soros contra o veneno de animais peçonhentos para o Ministério da Saúde. Fica na Rua Maestro José Botelho, 64, Vital Brazil, em Niterói.
Por Ascom IVB

Pronto-atendimento pediátrico em unidades hospitalares


Disponibilizar à população o serviço de pronto atendimento pediátrico nas unidades hospitalares do Município é o que propõe o Projeto de Lei nº 1.389/2012, de autoria do vereador Carlos Bolsonaro (PP), apresentado à Câmara do Rio.
 

De acordo com o projeto, fica determinada a prestação do serviço nas unidades hospitalares da rede privada de saúde, conveniadas com o Sistema Único de Saúde – SUS, estabelecidas no Rio de Janeiro.

As instituições terão 180 dias a partir da publicação da lei para se adequar. O não cumprimento da determinação acarretará em multa, suspensão e até cassação do alvará de funcionamento do estabelecimento infrator.
 

O parlamentar lembra que o objetivo do matéria  é amenizar os problemas de saúde no Município. “Atualmente, além de convivermos com as dificuldades enfrentadas pelos serviços públicos de saúde do nosso Município, também nos deparamos com a precariedade existente no atendimento da rede privada de saúde, em especial, no que tange ao pronto atendimento pediátrico”, explica Bolsonaro. “Por muitas vezes, temos que percorrer vários bairros da cidade até conseguir atendimento médico de urgência para uma criança, pois as unidades da rede privada, em sua grande maioria, não possuem em sua estrutura os serviços de pronto atendimento pediátrico”, conclui o autor do projeto.

Fonte:Câmara Municipal Rio 

Cidades se preparam e divulgam programação para Corpus Christi



Os municípios fluminenses já estão se preparando para receber o grande número de visitantes que escolherão o interior para passar o feriado de Corpus Christi. A festa religiosa tem grande programação nas cidades do litoral e da serra. Além dos tradicionais tapetes de sal, que enfeitam ruas, avenidas e praças, Ronald Ázaro, secretário de estado de Turismo, divulgou que o feriadão será bem movimentado, e contará com eventos culturais e musicais.


“É gratificante perceber que os municípios turísticos do interior estão, cada vez mais, trabalhando na organização de um vasto calendário cultural. A realização de um grande evento é um chamariz importante para que os turistas se dirijam para essas localidades. A média da ocupação hoteleira nas principais cidades está em 80%” acrescenta o secretário.

Rio das Ostras agendou seu festival de Jazz e Blues para o período do feriadão. Em 2011 cerca de 120 mil pessoas participaram da festa, para esse ano a expectativa é que esse número aumente ainda mais. Além de Rio das Ostras, as cidades de Paty do Alferes e Cabo Frio também teráo eventos entre os dias 6 e 10 de junho.


Em Itatiaia estima-se que a ocupação hoteleira atinja 90% no feriadão. A confecção dos tapetes e a montagem dos altares começarão às 07h30min. A missa no dia 07/06/12, será às 16h, na Matriz de São José. Logo em seguida haverá a procissão de Corpus Christi.


Arraial do Cabo, segundo a secretaria municipal de Turismo será de 80 a 90% a ocupação hoteleira. A movimentação ficará por conta
 dos contratos temporários de trabalho no setor de hotelaria e gastronomia, que devido ao feriado precisam aumentar o staff para garantir que o visitante e o próprio morador continuem sendo bem atendidos. A programação da festa começa às 20h do dia 6/06 com o início da preparação dos tapetes de sal na Av. Leonel de Moura Brizola, que seguem durante a madrugada. Às 9h30min do dia 7/06, é realizada a Santa Missa de Corpus Christi na Paróquia Sagrado Coração de Jesus. Às 17h acontece a procissão, saindo da Paróquia pela Av. Leonel de Moura Brizola, rumo à Igreja Nossa Senhora dos Remédios, bênção do Santíssimo e, logo após, Missa campal em Frente à Igreja Nossa Senhora dos Remédios.

Cabo Frio terá programação religiosa e um festival gastronômico no feriadão. A Paróquia Nossa Senhora da Assunção realizará a Festa de Corpus Christi, de 7 a 9 de junho (quinta-feira a sábado). Na programação religiosa: missas (campal e na Igreja Matriz) e procissão com o Santíssimo Sacramento. Na festa externa, tendas de alimentação e shows na Praça Porto Rocha, com os cantores Ítalo Villar (quinta-feira), Alex Cohen (sexta-feira) e André Leono (no encerramento, sábado). Os tradicionais tapetes de sal começam a ser preparados na quarta-feira, 6/06, às 20h, na Avenida Nossa Senhora da Assunção. No bairro Vila Nova acontecerá de 8 a 10 de junho, a segunda edição do Festival da Sardinha. Durante os três dias de evento o público terá a oportunidade de saborear mais de 35 pratos à base de sardinha. O Festival da Sardinha também contará com exposição e venda de artesanato, shows musicais, sorteios de brindes, área de recreação infantil e muito mais.


Em Rio das Ostras, acontece no feriado, o Ostras Jazz & Blues Festival, no ano passado a taxa de ocupação ficou em 90% e o impacto econômico, segundo o Rio das Ostras Convention & Visitors Bureau, foi de R$ 6,5 milhões. Ainda em 2011, o festival teve um público estimado por dia em 30 mil pessoas. Serão cinco dias com muita música, em apresentações gratuitas realizadas em quatro palcos. Os amantes do jazz e do blues poderão conferir vários shows e estilos diversos na Praça São Pedro, na Lagoa de Iriry, na Praia da Tartaruga e em Costazul. Ao completar dez anos, o festival revisitará as edições anteriores com shows de Mike Stern e Romero Lubambo, Michael Hill, Celso Blues Boy e Roy Rogers, entre outros. Mas, o Jazz & Blues deste ano também terá atrações inéditas, entre elas o saxofonista David Sanborn, o pianista Kenny Barron, o guitarrista Duke Rubillard e o baixista camaronês Armand Sabal-Lecco. A programação completa com todos os horários e locais de apresentação pode ser conferida no site: 
www.riodasostrasjazzeblues.com

Em Búzios a população da cidade e os turistas se reunirão em torno da confecção dos tapetes de sal. Como acontece todos os anos o tapete colorido cobrirá cerca de 600 metros da Avenida José Bento Ribeiro Dantas, em Manguinhos. Segundo a secretaria de Turismo de Búzios os hotéis e pousadas estão com 70% de ocupação para o feriadão e a estimativa é de que a cidade receba em torno de 80 mil turistas nos quatro dias do feriadão. A programação religiosa do Corpus Christi inclui, além da confecção dos tapetes de sal, no dia 7/06, a partir das 8h, a missa às 17:30h, seguido pela Santa Missa, na Igreja de Santa Rita de Cássia, em Manguinhos.



A cidade de Angra dos Reis está com uma previsão de ocupação durante o feriado de Corpus Christi de 60%, sendo que os resorts estão com uma procura maior que as pousadas. As celebrações do feriado de Corpus Christi, no dia 7 de junho, já estão sendo preparadas. A Rua do Comércio, no Centro da cidade, ficará toda enfeitada por um grande tapete de flores e desenhos de símbolos religiosos confeccionados com serragem, folhagem e flores, feitos pelas comunidades da Paróquia Nossa Senhora da Conceição. A procissão sairá do Morro do Abel, às 17 h, seguindo para a Rua do Comércio, Convento do Carmo e igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, onde será celebrada a santa missa solene de Corpus Christi.

Em Petrópolis, segundo a Fundação de Cultura e Turismo, está com uma taxa de ocupação hoteleira para o feriado da ordem de 90%. A movimentação financeira, durante esse período, será em torno de R$ 9 milhões. As principais celebrações religiosas acontecerão na Catedral São Pedro de Alcântara. Após a missa das 15h, na quinta-feira, 7/06, acontece a procissão de Corpus Christi, pelo Centro Histórico. O percurso é enfeitado com motivos sobre a eucaristia. Os materiais utilizados são pó de café, flores, tampas de garrafa e cascas de ovo, entre outros.

 Teresópolis, localizada a apenas 87 km da capital, a taxa de ocupação hoteleira para o feriadão está em torno de 70%. A movimentação financeira prevista é de R$ 1 milhão e 300 mil e cerca de 180 empregos diretos e indiretos serão gerados. A programação da festa inclui a missa na Capela de São João Baptista, às 10h e, logo em seguida, a procissão até a Matriz de Santa Tereza, situada na Praça Baltasar da Silveira.





 Paty do Alferes realizará a sua Festa do Tomate durante o feriadão. O evento, que já acontece há 32 anos, recebe um público médio de 30 mil pessoas por dia e cria, aproximadamente, 600 novos postos de trabalho temporário. A programação inclui atividades da área agrícola, como o concurso leiteiro e concurso de qualidade do tomate; eventos esportivos, tais como os torneios de vôlei e corrida rústica; concursos de culinária do tomate; eleição da rainha da festa e, principalmente, grandes shows musicais, com a presença de bandas famosas e artistas renomados. A Festa do Tomate acontece no Parque de Exposições Amauri Monteiro Pullig, situado em Avelar, 2º Distrito da cidade de Paty do Alferes. O local fica aberto das 10h às 4h da manhã, quando acabam os shows noturnos.
Lívia Maio

Teresópolis garante participação na semifinal da Super Liga Futsal Rio



Jogando contra a equipe adulta do Engenheiro Paulo de Frontin, no Ginásio Pedrão, o Teresópolis/Comary venceu o adversário pelo placar de 5 x 4, em mais uma rodada da Copa Newton Zarany, da Super Liga Futsal Rio. Com esse resultado, a equipe de Teresópolis, comandada pelo técnico Sidney Tavares, subiu para o 1° lugar na tabela de classificação, com 13 pontos, garantindo sua participação na semifinal, contra o Magé

Teresópolis leva equipe da Educação de Jovens e Adultos para seminário em Nova Friburgo



A equipe coordenadora da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Teresópolis esteve em Nova Friburgo, onde participou do Seminário da Região Serrana da Agenda Territorial de Desenvolvimento Integrado de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos. A proposta do encontro é difundir práticas de integração de ações entre o programa Brasil Alfabetizado e a Educação de Jovens e Adultos na região.

Semana do Meio Ambiente: chuva encerra programação ao ar livre mais cedo

Projeto Quartas Ambientais e Conferência do Fórum
da Agenda 21 serão realizadas no Teatro Municipal





 Devido à chuva da manhã desta quarta-feira, 6, a programação da Semana do Meio Ambiente 2012 realizada na Praça Olímpica Luís de Camões, na Várzea, será encerrada ao meio-dia. Como seria apresentado ao ar livre, o concerto do Coro Municipal também foi suspenso.

Entretanto, estão mantidas a edição especial do Projeto Quartas Ambientais, às 15h, e a 2ª Conferência do Fórum da Agenda 21 de Teresópolis, às 18h, ambos no Teatro Municipal, localizado no 2º piso da Prefeitura (Avenida Feliciano Sodré, 675 – Várzea).

Quartas Ambientais

O tema da edição especial do Projeto Quartas Ambientais é “O Centro de Primatologia do Rio de Janeiro e os programas de conservação dos primatas brasileiros”, que será abordado pelo Dr. Alcides Pissinatti, Diretor do CPRJ. Aberta ao público, a palestra será realizada nesta quarta, 6, às 15h, no Teatro Municipal.
Localizado no município de Guapirimirim, o Centro de Primatologia do Rio de Janeiro é voltado especialmente para o estudo, manutenção e reprodução das formas mais ameaçadas de primatas não-humanos da floresta atlântica, em criterioso regime de cativeiro (ex situ).

Agenda 21 e Conferência

Na programação da 2ª Conferência do Fórum da Agenda 21 de Teresópolis, marcada para esta quarta, 6 de junho, às 18h, no Teatro Municipal, está a realização de uma assembleia extraordinária setorial, onde os membros do Fórum serão escolhidos para cumprir mandato de dois anos.
São atribuições do Fórum da Agenda 21 do Município discutir, formular, documentar, encaminhar, monitorar e divulgar a Agenda 21 Local e o Plano Local de Desenvolvimento Sustentável, através da participação das diversas entidades e segmentos sociais que atuam na cidade. O documento totaliza 40 capítulos, que englobam temas pertinentes ao Município, como meio ambiente, saneamento, habitação, transporte, segurança, educação, saúde e cultura.

Parceiros

A Semana do Meio Ambiente de Teresópolis conta com o apoio do SESC, Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Parque Estadual dos Três Picos, Projeto AMA (Área de Mobilização Ambiental - da Cervejaria Petrópolis), Mosaico Mata Atlântica Central, Corpo de Bombeiros,RPPN Fazenda Suspiro, RPPN Serra Negra, UNIFESO (Centro Universitário Serra dos Órgãos), INEA (Instituto Estadual do Ambiente), CRT (Concessionária Rio-Teresópolis), Centro Integrado de Agropecuária José Francisco Lippi, Associação Agroecológica de Teresópolis, Associação de Catadores Serrana, Centro de Ecologia Aplicada de Teresópolis e Padrão Águias de Aventura Objetiva.
Também são parceiras do evento as secretarias municipais de Segurança Pública, Direitos da Mulher, Educação, Cultura, Turismo, Obras e Serviços Públicos e de Ciência e Tecnologia.

Feriado de Corpus Christi



Prefeitura funciona até esta quarta e retoma expediente na segunda, dia 11


 Até esta quarta-feira, 6, a Prefeitura funciona normalmente, com atendimento ao público até as 18h. Depois, devido ao feriado de Corpus Christi, comemorado nesta quinta, dia 7, e com o ponto facultativo decretado nas repartições municipais para sexta, 8, o expediente retorna na segunda, 11.

Entretanto, no dia 8, o funcionamento de todas as secretarias municipais e Procuradoria Geral poderá obedecer a horário definido pelos secretários, para que a população tenha atendimento garantido em todos os serviços considerados essenciais, como coleta de lixo, emergência médica e orientação do trânsito.

SERVIÇOS ESSENCIAIS  A coleta de lixo domiciliar nos bairros será normal. A Defesa Civil também trabalha sem interrupção, com equipes de plantão e atendimento pelo telefone de emergência 199. O efetivo da Guarda Municipal estará nas ruas orientando o trânsito. A administração do Cemitério Municipal funciona com plantão 24 horas. Para atendimento médico de urgência, a Unidade de Saúde 24h Dr. Eitel Haje, no bairro de São Pedro, e o Serviço de Pronto Atendimento, em Bonsucesso, funcionam em regime de plantão.

UPA - Instalada na Rua Tenente Luiz Meirelles, no Bom Retiro, a UPA (Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas) funciona dia e noite, inclusive sábado, domingo e feriados, para atender os casos de urgência e de emergência de baixa e média complexidade.

POSTOS DE SAÚDE – Até esta quarta, 6, os postos de saúde e unidades básicas atendem normalmente ao público. Depois, as consultas médicas serão retomadas na segunda, 11 de junho.

EDUCAÇÃO - Os alunos da rede municipal de ensino têm aula até esta quarta-feira, 6. Depois, as atividades nas escolas, creches e centros de educação infantil serão retomadas na segunda-feira, 11.

FEIRINHA DE TERESÓPOLIS  Os cerca de 550 estandes e a Praça de Alimentação e Eventos da Feirinha de Teresópolis, no Alto, funcionam normalmente desta quinta, 7, até domingo, 10, das 10h às 18h, com opções variadas de moda, artesanato e de gastronomia para os seus visitantes.

ESPAÇO MULHER  Com artigos variados nas áreas de alimentação, de confecção e de artesanato, o Espaço Mulher funciona neste sábado, 9, e domingo, 10, das 9h às 17h, na Praça Balthasar da Silveira - a da Matriz de Santa Teresa, na Várzea.

COMÉRCIO  As lojas fecham nesta quinta, 7, e reabrem na sexta-feira, 8, em horário normal.  


Texto: Silvia Pimentel

VAGAS SINE





O SINE (Sistema Nacional de Emprego) de Teresópolis está com 67 vagas disponíveis para diversas funções, entre elas, jardineiro, pedreiro, servente, pintor, vendedor, auxiliar de escritório, caixa, mecânico, cozinheira e motorista. Vale ressaltar que as vagas podem ser preenchidas a qualquer momento, dependendo da procura.

Para se inscrever, basta comparecer ao SINE, na Travessa Ranulfo Féo, 36, loja 42, Centro, portando a carteira de trabalho, identidade, CPF e titulo de eleitor. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h30 às 16h30. O telefone para informações é (21) 2641-0031.

O SINE é um órgão do Governo Federal com gestão compartilhada com a Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária. O sistema tem o objetivo de fazer a intermediação de mão-de-obra através de suas agências espalhadas por todo o país, controlar o pagamento do seguro-desemprego e apoiar o Programa de Geração de Emprego, Trabalho e Renda (PROGER).

Vagas

Jardineiro – 5
Vendedor externo (empréstimo) – 1
Auxiliar de Escritório – 1
Caixa – 2
Oficial de Serviços Gerais – 1
Aux. Departamento Pessoal – 1
Vendedora – 2
Mecânico – 1
Instalador de Sistemas de Segurança – 1
Motorista (caminhão) – 3
Operador de empilhadeira – 1
Cuidadora de Idoso (dormir) – 1
Bombeiro Hidráulico – 1
Arrumadeira – 1
Promotor de Vendas – 2
Cozinheira – 1
Armador – 1
Doméstica nos Serviços Gerais – 2
Bombeiro Eletricista – 1
Projetista Móveis Apolo – 1
Repositora de Farmácia – 1
Caixa – Green Fruit e Drogaria – 2
Aux. de Linha de Produção – 2
Ajulejador – 1
Pintor – 2
Pedreiro – 14
Servente – 14
Encarregado de obra - 1

Texto: Mara Lúcia

Em assembleia, Uerj decide entrar em greve a partir de segunda-feira


Os professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) decidiram entrar em greve a partir da próxima segunda-feira. A decisão foi tomada em assembleia realizada nesta terça-feira, no campus do Maracanã, com a participação de cerca de 300 profissionais. A direção da Associação de Docentes da Uerj (Asduerj) já vinha debatendo a possibilidade de paralisação no segundo semestre, mas o movimento foi antecipado após o governo do estado entrar com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) que contesta o pagamento de triênios aos servidores estaduais.

Os docentes afirmam que estão há 11 anos sem reposição da inflação e as perdas salariais chegam a 60%. Eles pedem um reajuste imediato de 22% e a criação de um plano de recomposição dos salários. Outra reivindicação diz respeito a implantação do regime de trabalho em dedicação exclusiva. Segundo a Asduerj, a instituição é a única grande universidade do país que ainda não possui a modalidade.
— Já existia uma insatisfação grande entre os professores, porque as duas principais pautas, que são a implantação da dedicação exclusiva e a recomposição salarial, não foram atendidas pelo governo. Ao entrar com a Adin contra os triênios, que estão previstos na Constituição Estadual, esse movimento foi acelerado. O forte apoio dos estudantes nos deu conforto também para parar as atividades agora — afirmou o presidente da Asduerj, Guilherme Mota.
A criação do regime está prevista na Lei estadual 5343/2008, que estabeleceu o atual plano de carreira da Uerj. Em agosto do ano passado, os conselhos superiores da universidade enviaram ao governo o anteprojeto para implantação da dedicação exclusiva. De acordo com o sindicato, o texto está parado na Secretaria estadual de Planejamento e Gestão, que precisa encaminhá-lo para a Assembleia Legislativa (Alerj). A Asduerj também quer a regularização da situação trabalhista dos professores substitutos.


Fonte: O Globo

Câmara aprova prazo máximo para SUS atender pacientes com câncer



A Câmara aprovou nesta terça-feira projeto fixando o prazo máximo para o início de tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para pacientes com diagnóstico de câncer. Os pacientes com neoplasia maligna terão direito a se submeter ao primeiro tratamento junto ao SUS em até 60 dias contados a partir da data em que for emitido o laudo patológico.


O texto da proposta afirma que o prazo poderá ser menor, conforme a necessidade de tratamento do caso registrado no prontuário do paciente. O projeto também obriga o SUS a fornecer gratuitamente os remédios para dor em pacientes com câncer, como a morfina e outros medicamentos entorpecentes.

Os defensores do projeto argumentaram que, atualmente, a espera por tratamento ultrapassa os 60 dias. A deputada Carmem Zanotto (PPS-SC) usou dados do Tribunal de Contas da União (TCU) com base em análises realizadas com informações extraídas do SUS e registros hospitalares de câncer para afirmar que o tempo médio de espera entre a data do diagnóstico e o início do tratamento de quimioterapia chega a 76,3 dias e para o tratamento de radioterapia a 113,4 dias

terça-feira, 5 de junho de 2012

Prefeitura suspende obras em vias públicas durante a Rio+20


A Prefeitura, por meio da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, determinou a suspensão de obras e reparos em vias públicas no período de 11 a 24 de junho de 2012. A medida considera o aumento do fluxo de pessoas e veículos  nas vias públicas por conta da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que vai acontecer na cidade no mês de junho.
Serão interrompidas as intervenções nas regiões do Centro, Zona Sul, Grande Tijuca, Jacarepaguá, Barra da Tijuca e Recreio. Além disso, também estão suspensas as obras na Estrada do Galeão, Avenida Brasil e Linha Vermelha, trecho entre a Linha do Governador e São Cristóvão.
Até 24 de junho, apenas intervenções emergenciais, devidamente justificadas, serão permitidas. A determinação, por meio de Portaria da Comissão Coordenadora de Obras e Reparos em Vias Públicas da Secretaria de Conservação. As concessionárias de serviços públicos já foram informadas dessa determinação da Prefeitura, mas as equipes de fiscalização da Secretaria de Conservação estarão nas ruas para garantir o cumprimento da Portaria.