sexta-feira, 9 de maio de 2014

COMISSÃO E SINDICATOS PREPARAM LISTA DE EMPRESAS QUE INFRINGEM LEIS





A Comissão  Especial criada na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) para Acompanhar o Cumprimento das Leis, conhecida como Comissão do Cumpra-se, anunciou que irá elaborar uma lista das empresas que não cumprem normas de segurança relacionadas à saúde do trabalhador. O compromisso foi firmado com diversos sindicatos durante audiência pública nesta quinta-feira (08-05), e foi inspirado pelo descumprimento das leis relacionadas ao banimento de amianto, de mercúrio, de jateamento de areia e de uso chumbo de tetretila na gasolina nas indústrias, além de denúncias de desrespeito às normas de prevenção das lesões por esforço repetitivo (LER).
A "lista suja" será aberta e móvel, possibilitando adicionar empresas ou retirá-las sempre que for verificada infração ou resolução. Por meio dessa relação, a Comissão do Cumpra-se irá  informar à população e aos órgãos competentes. De acordo com o presidente do colegiado, deputado Carlos Minc (PT), a ação da comissão é importante para que casos como o de Marcelo Peron, do Sindicato dos Petroquímicos de Duque de Caxias, sejam evitados. Peron foi vítima de uma explosão provocada por produtos químicos. Para Minc, "é essencial proteger a integridade, a saúde e a vida dos trabalhadores que produzem riqueza para o estado". O deputado destacou também a importância do conhecimento sobre da legislação. "O primeiro passo para que as leis sejam cumpridas é conhecê-las", defendeu Minc. Desse modo, os sindicatos e instituições presentes também concordaram em utilizar seus órgãos de comunicação para divulgação das leis referentes à saúde do trabalhador.
Os sindicatos cujas categorias são prejudicadas pela desobediência à legislação irão ajudar na produção da "lista suja". CUT-RJ, SindiPetro, Sindicato dos Petroquímicos de Duque de Caxias e Sindicato dos Bancários vão verificar as empresas de suas áreas de atuação que estão infringindo as regras. Já o Sindicato dos Químicos indicou o Conselho Regional de Química para elaboração da lista. Depois do levantamento, cada instituição vai enviar, para a comissão, o nome das organizações, junto com informações que fundamentem as denúncias. Representante da CUT-RJ, Luiza de Fátima Dantas relatou que as reclamações de trabalhadores são frequentes e comemorou a iniciativa. "Vamos convocar todas as categorias para contribuir e dar visibilidade à listagem", afimou a sindicalista.
Texto de Thaís Barcellos

Nenhum comentário:

Postar um comentário