sexta-feira, 11 de julho de 2014

Liminar suspende retirada de gatos da sede da Prefeitura do RJ



Os advogados de duas ONGs de proteção animal do Rio de Janeiro obtiveram uma liminar na 15ª Vara de Fazenda Pública que proíbe a prefeitura de continuar o trabalho de retirada dos gatos que vivem no Centro de Administração São Sebastião (CASS), sede administrativa da prefeitura, na Cidade Nova. No último dia 4 de julho, sob alegação de que havia risco à saúde pública, a prefeitura determinou o despejo da colônia de gatos. Segundo o município, 52 felinos foram levados para o Gatil São Francisco de Assis. As ONGs afirmam, no entanto, que o número de transferidos passou de 80.
Ao analisar o pedido, o juiz entendeu que os cerca de 150 felinos que habitam o entorno do CASS, por receberem alimentação e cuidados de tratadores, estariam, assim, protegidos pela lei municipal 4956/2008, que trata da existência de animais comunitários. O juiz Luiz Fernando de Andrade Pinto ressaltou, ainda, que o laudo emitido pela Vigilância Sanitária, em que teria se baseado o poder municipal para alegar risco de saúde pública, tem data de 13 de abril de 2010, “o que afasta a circunstância de risco iminente”. Ainda segundo o texto do juiz, “em razão das condições impostas aos indivíduos daquela população no abrigo em que vêm sendo recepcionados, ad cautelam recomenda-se a suspensão do ato até que verificada a efetiva necessidade da movimentação firmada pela municipalidade”.
— O juiz suspendeu a retirada dos gatos, sob pena de multa diária de R$ 1 mil. Agora prosseguimos com a ação, mas sabendo que os animais que restaram ficarão em segurança. Fizemos uma modificação no texto inicial da ação e incluímos o pedido de devolução dos gatos que foram despejados — disse o advogado Julio Dornelles Goulart.
A prefeitura já foi notificada e informou que Procuradoria Geral do Município entrará em contato com Sepda para analisar os argumentos e entrar com o recurso para reverter a decisão da Justiça.
REMOÇÃO CAUSOU PROTESTOS
No dia 3, a ONG Oito Vidas e a Suipa entraram na Justiça com uma Ação Civil Pública, com pedido de liminar, para evitar a retirada dos animais. Os cerca de150 gatos que viviam no CASS começaram a ser removidos no dia seguinte. A decisão da prefeitura gerou polêmica e protestos, inclusive nas redes sociais. Organizações que protegem animais questionam a legalidade da remoção, já que a maioria dos animais vivia no terreno havia mais de uma década, e todos recebiam cuidados veterinários e alimentação. De acordo com as ONGs, protetores foram impedidos de entrar no a prefeitura para acompanhar a ação.

Fonte: O Globo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário