Nestlé, Chocolates Garoto, Mondelez e Campo Verde serão investigadas pela mesma irregularidade
O
Procon Estadual, ligado à Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do
Consumidor (Seprocon) apurou, através de investigação preliminar, que a
Unilever reduziu o peso do desodorante Rexona Men V8, de 105g para 90g,
mantendo o mesmo preço e sem informar devidamente este fato aos
consumidores. A partir desta apuração, a autarquia instituiu um Ato
Sancionatório contra a empresa, que deverá ser multada.
Segundo
o Procon Estadual, não é ilícita a mera redução de volume nas
embalagens dos produtos comercializados, mas esta alteração deve ser
clara e ostensivamente divulgada, conforme estabelecido no art. 31 do
Código de Defesa do Consumidor (CDC). Isso é necessário para evitar que a
alteração na quantidade induza o consumidor ao erro, resultando em
método comercial desleal. O art. 1° da Portaria do Ministério da Justiça
n° 81 determina como essas alterações devem ser realizadas.
Na
defesa apresentada pelo fornecedor durante a investigação preliminar, a
empresa alegou que o desodorante com o peso de 90g é um novo produto,
com fórmula diferente do que já existia, cuja produção foi
descontinuada. Porém, segundo o Procon Estadual, a embalagem é muito
similar ao antigo. A utilização do mesmo nome e da mesma identidade
visual faz com que o consumidor se confunda, podendo acreditar que
estaria comprando o produto que já conhecia, pagando o mesmo valor mas
levando uma quantidade menor.
A
Unilever tem 15 dias para apresentar sua defesa. A empresa também deve
apresentar a sua receita bruta nos últimos três meses para determinar
seu porte econômica e servir de base para a instauração do valor de sua
multa.
Outras empresas são investigadas
Recente
matéria veiculada nos jornais também apresentou diversos produtos cujo
peso das embalagens foi reduzido, sem que seu preço de venda para o
consumidor fosse alterado e sem informar esta mudança para seus
clientes. O Procon Estadual instaurou Ato de Investigação para o
fornecedor de cada um dos produtos citados na reportagem – Nestlé
(cereal Snow Flakes), Mondelez (biscoito recheado Traquinas), Laticínios
Campo Verde (queijo cottage Verde Campo), Chocolates Garoto (barra de
chocolate e caixa de bombons Garoto).
A
Nestlé havia reduzido o peso da embalagem do cereal Snow Flakes de 300g
para 280g. A Mondelez alterou a embalagem do biscoito recheado
Traquinas de 154g para 143g, enquanto a Laticínios Campo Verde mudou a
embalagem do queijo cottage Verde Campo de 25g para 200g. A Chocolates
Garoto diminuiu o volume das embalagens da caixa de bombons Garoto de
400g para 355g e da barra de chocolate Garoto de 180g para 150g.
As
empresas fornecedoras dos produtos citados devem dizer em até 15 dias
se houve informação ao consumidor quanto à redução da quantidade nos
produtos que constam na notificação ea diminuição tenha de fato
ocorrido, se o preço desses produtos permaneceram os mesmos.
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