![]() |
Procuradora Rosilda Carvalho Barboza |
Medida vai dar
mais agilidade ao serviço e economia aos cofres públicos
Desde 2013, equipe do Setor de Arquivo Judicial
da Procuradoria Geral do Município está digitalizando os cerca de 7 mil
processos judiciais sob responsabilidade do órgão. A proposta é garantir
modernidade, celeridade e eficiência na gestão da pasta, além de economia com a
redução do número de cópias de documentos, liberação de espaço físico e a
salubridade dos funcionários. A próxima etapa será digitalizar os mais de 16
mil processos do Setor de Executivo Fiscal, responsável pela cobrança da dívida
ativa do Município.
Paralelamente
ao trabalho de digitalização, será firmado convênio com o Tribunal de Justiça
do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), a fim de agilizar a cobrança dos débitos
levados à Dívida Ativa. O TJRJ doou à Procuradoria dez computadores objetivando
a informatização do Executivo Fiscal, o que será facilitado com a assinatura do
documento, que se encontra no órgão para análise final. A formalização do
convênio dará celeridade e segurança na cobrança dos créditos, aumentando a
receita própria do Município em cumprimento à legislação fiscal.
“Há
mais ou menos quatro anos esse método de gestão está para ser implantado, mas
só neste governo isso foi possível. Foi assinado contrato com o Banco do
Brasil, e a minuta de convênio com o Tribunal de Justiça está sendo analisada
pelo referido órgão”, adiantou a procuradora geral, Rosilda Carvalho Barboza.
Também
foi feito contrato com o Banco do Brasil para a cobrança bancária da Dívida
Ativa ajuizada pelo Município, bem como o recolhimento de custas e taxas
judiciais. A proposta é dar mais celeridade à recuperação dos valores relativos
a impostos, taxas e multas que deixam de ser recolhidos pelos
contribuintes.
Responsável pelo Executivo Fiscal
do Município, a advogada Izabel Cristina Maia de Faria aguarda a implantação do
método de gestão. “A digitalização vai favorecer o controle mais rápido e
efetivo das ações. Com a digitalização você usa o processo digital, em conjunto
com o site do Tribunal de Justiça. Vai facilitar muito, porque hoje em dia,
para ter o controle de 16 mil processos no papel é muito complicado. São poucos
funcionários, não dá para ter um controle efetivo”, explicou.
Digitalização
Das
cerca de 7 mil pastas de processos existentes no Arquivo Judicial, cada uma
contendo uma média de 50 páginas, 2.188 foram escaneadas, até o momento, e
disponibilizadas em arquivo digital para consulta dos subprocuradores e
assessores jurídicos. O trabalho é coordenado pela servidora Maria Thereza Souto Nogueira, auxiliada pelas estagiárias Ana Carolina Almada e
Tamara Esteves de Souza, do curso de Direito do Unifeso - Centro Universitário
Serra dos Órgãos.
Além
de proporcionar melhor condição de consulta dos arquivos, a medida garante mais
agilidade ao trabalho dos profissionais do setor, permitindo maior controle do
andamento dos processos. Também preserva a saúde dos funcionários, que deixam
de manusear documentos expostos ao acúmulo de poeira, o que favorece o
surgimento de fungos e bactérias.
Com
a medida, em breve as duas salas destinadas exclusivamente à guarda dos
documentos físicos serão liberadas para outra utilização. Isso porque os
processos judiciais passam a ser arquivados de forma digital, em HD, com a
devida cópia de segurança. A redução de despesas com impressão de documentos é
outra vantagem.
Segundo
a procuradora Rosilda Carvalho Barboza, o arquivamento digital utilizado pelo
Ministério Público Estadual foi modelo para a Procuradoria. “Todas as ações em
face do município vêm para a Procuradoria, é um volume imenso. Com a
digitalização dos processos, cada advogado recebe o arquivo e acompanha em seu
computador, facilitando o trabalho da equipe, economizando dinheiro com cópias,
poupando espaço para armazenar o documento físico e evitando o desvio de
documentos”, enumerou.
Fotos
– crédito para Marcelo Rosa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário