terça-feira, 11 de novembro de 2014

Aula prática no Parque Municipal encerra curso de formação da guarda ambiental





 Depois de participar da parte teórica da capacitação de Guardas Municipais Ambientais na manhã desta segunda-feira, dia 10, na Prefeitura, os agentes civis da Guarda Municipal/Secretaria Municipal Segurança Pública e funcionários da Secretaria de Meio Ambiente fizeram a aula prática no núcleo Santa Rita do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis. A formação atende ao decreto estadual 44.252/2013, que determina a criação da Guarda Municipal Ambiental para que os municípios recebam o repasse de recursos do ICMS Verde - incentivo dado às cidades que investem na preservação ambiental.



O chefe da unidade de conservação, Paulo Sérgio Bandeira, falou sobre a extensão do parque e mostrou os seus acessos através de uma maquete, explicando as regras de funcionamento da reserva. O grupo percorreu os 890 metros de extensão da Trilha do Jacu para conhecer parte da flora e da fauna típicas da região. Já o assessor ambiental Raimundo Lopes detalhou o Sistema Nacional de Unidades de Conservação, no qual se baseia a legislação do Parque Municipal, abordando ainda o Código Municipal Ambiental.



A captura de animais silvestres em área de preservação foi um dos temas abordados pelo secretário municipal de Meio Ambiente, André de Mello. “Apresentamos algumas armadilhas usadas por invasores para a caça ilegal. Também orientamos os participantes do curso sobre os cuidados que eles devem ter ao acessar as trilhas quando estiveram atuando na fiscalização. Isso porque essas armadilhas põem em risco a vida dos animais e de quem circula na área”, explicou De Mello. Queimadas criminosas e combate a incêndios florestais também estiveram em pauta. “Explicamos algumas técnicas de combate ao fogo no mato e mostramos como devem ser usados equipamentos como abafadores e bombas costais”, completou o secretário.



Os certificados de conclusão do curso serão entregues no dia 28 de novembro. Depois, os guardas municipais farão o trabalho de fiscalização ambiental, acompanhados pelos técnicos da secretaria.





Fotos– crédito para Vanusa Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário