terça-feira, 11 de novembro de 2014

Espetáculos teatrais com palhaçaria movimentam Teresópolis neste fim de semana




 Duas peças de teatro vão movimentar Teresópolis neste fim de semana. Promovidas pelo Grupo Off-Sina, com apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, os espetáculos fazem parte do projeto ‘Pelas ruas da cidade’ e serão encenados no domingo, 16 de novembro, a partir das 10h, na Feirinha do Alto, que fica na Praça Higino da Silveira, no Alto. Entrada franca.

“Com sua proposta mambembe, o teatro de rua já apresenta diversos elementos da arte circense. Neste projeto, o Grupo Off-Sina torna tudo isso ainda mais mágico e verossímil, trazendo o universo do circo para o teatro. Será uma ótima oportunidade de arte e entretenimento de qualidade para adultos e crianças. Desde já, estão todos convidados a prestigiar o evento”, enfatiza o secretário de Cultura, Arnaldo Almeida.

Iniciativa do Grupo Off-Sina, o projeto ‘Pelas ruas da cidade’ – III Edição foi contemplado pelo Prêmio Funarte Artes na Rua - Circo, Dança e Teatro 2013 e vai percorrer durante os meses de novembro e dezembro as cidades de Petrópolis, Juiz de Fora, Nova Friburgo, Campinas e Teresópolis, reunindo diversas atrações e artistas para manter viva a arte circense. A abertura aconteceu em Petrópolis, na semana passada, e agora é a vez de Teresópolis.

Serão duas apresentações, em sistema de circo-teatro de rua. Às 10h, será encenada a peça ‘Dois Palhaços pedem passagem’, com a Cia Sapato Velho. E, às 11h, será a vez do espetáculo ‘Tremelicando’, com o próprio Grupo Off-Sina. Tudo com entrada franca.

O projeto ‘Pelas ruas da cidade’ tem como objetivo fomentar, propagar e divulgar as Artes de Rua, colocando em pauta uma nova dinâmica de ocupação do espaço público, e contribuir para a ampliação do acesso aos bens culturais de cada município.

Surgiu a partir da experiência do Grupo Off-Sina que, em seus 26 anos de existência, já circulou por 82 municípios do estado do Rio de Janeiro e excursionou por 930 municípios em 23 estados. A itinerância do Grupo Off-Sina pelo Brasil é um dos elementos importantes para o seu desenvolvimento histórico, cultural, social e político, com ênfase no reconhecimento dos valores da cultura

Ao todo, seis companhias de teatro integram o projeto, revezando-se nas apresentações em cada município. Em todos eles, a programação inclui uma companhia e a peça Tremelicando, encenada pelo próprio grupo Off-Sina.

Sinopse dos espetáculos

‘Tremelicando’ – Grupo Off-Sina

Os palhaços Café Pequeno e Currupita apresentam um roteiro de números excêntricos musicais, onde objetos comuns como bombas de bicicleta, sinos, latas, moedas, buzinas e guizos são transformados em instrumentos musicais inusitados, resgatados através de uma pesquisa sobre a vida e obra dos palhaços Treme Treme e Corrupita. A figura tradicional do Homem dos Sete Instrumentos, artista que toca vários instrumentos simultaneamente, é trazida ao picadeiro através do Casal Banda.

Elenco: Lilian Moraes e Richard Riguetti

Direção: João Batista

Duração: 50 minutos

‘Dois palhaços pedem passagem’ – Cia Sapato Velho

Os palhaços Tilinha e Tatuí mesclam o universo do palhaço de rua com números tradicionais circenses. Tatuí e Tilinha, duas malas, uma cadeira e um picadeiro desvendam juntamente com a plateia o universo lúdico do palhaço. “Dois palhaços pedem passagem” é um show de números musicais intercalados com números acrobáticos, mágica e outros desenvolvidos exclusivamente pela dupla, criando uma comunicação direta com plateias de todas as idades.

Elenco: Dio Jaime Vianna e Paulo Hartung

Direção: Cia Sapato Velho

Duração: 45 minutos

Texto: Geórgia Jahara

Nenhum comentário:

Postar um comentário