quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Destacamento dos Bombeiros é inaugurado em Rio das Ostras




O Governo do Estado inaugurou, nesta terça-feira (18/2), no município de Rio das Ostras, o 2/9 Destacamento de Bombeiro Militar (DBM). A unidade, que foi construída em uma área de 1,5 mil metros quadrados doada pela Prefeitura, será subordinada ao Quartel de Macaé (9º GBM). Doze militares atuarão diariamente no Destacamento, que recebeu três viaturas: um ABS – Auto Bomba e Salvamento, utilizado para salvamentos e combate a incêndios; um ATE – Auto Tático de Emergência, ambulância para salvamento e atendimento pré-hospitalar; e um AR – Auto Rápido, viatura multifuncional. Reivindicação antiga dos moradores, a unidade vai agilizar a prestação dos atendimentos na região. O valor de investimento no Destacamento é de R$ 1,6 milhão, incluindo viaturas, módulo e mobiliário.
– Esta unidade é fundamental para o atendimento na cidade e na região. Anteriormente, o Corpo de Bombeiros levava cerca de uma hora para chegar a esta localidade. Agora, o município garantirá um outro atendimento, de outra qualidade e que acontecerá com muito mais agilidade – afirmou o governador Sérgio Cabral.
 

Na ocasião, o secretário de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Sérgio Simões, ressaltou que o tempo-resposta para emergências não será superior a 10 minutos.

– A média de tempo na prestação de socorro na cidade ficava em torno de uma hora. Tínhamos que deslocar socorro de Macaé, São Pedro da Aldeia ou de Cabo Frio. O tempo-resposta é o principal valor do Corpo de Bombeiros. A partir de hoje, nosso tempo não será superior a dez minutos – explicou o secretário.

Segundo o comandante do Destacamento de Bombeiro Militar 2/9 Rio das Ostras, Rafael Brazão, a nova unidade, somada aos equipamentos recebidos, vai tornar o atendimento mais ágil e eficiente.

– Antes, em um caso de incêndio, perdíamos muito tempo no trânsito. Também recebemos três novas viaturas e vamos poder aumentar nossa performance para atender a população da melhor maneira possível – disse o capitão.

Mais segurança para a população
Para Regina Maria Martins, de 42 anos, o Destacamento chegou na hora certa. A dona de casa se sentirá mais segura.

– Era complicado porque o Corpo de Bombeiros saía de outras cidades para nos atender. Precisávamos de uma unidade aqui – afirmou Regina.

Morador da cidade há 7 anos, Flávio Renato Evangelista, 39 anos, comemorou a instalação do Destacamento dos Bombeiros.

– Nossas famílias ficam mais tranquilas agora. Os atendimentos vão acontecer com mais rapidez – disse Flávio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário