quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Sistema de prevenção de desastres naturais leva prefeito de Friburgo ao Japão





O prefeito de Nova Friburgo - região serrana fluminense - Rogério Cabral se ausentará do município entre os dias 22 de fevereiro e 8 de março, período em que estará em viagem oficial ao Japão acompanhado do secretário municipal de Meio Ambiente, Ivison Macedo. Durante os 15 dias, o governo municipal ficará sob a responsabilidade da vice-prefeita e secretária de Governo, Grace Arruda. A autorização foi aprovada, por unanimidade, pela Câmara de Vereadores e a transmissão do cargo acontecerá nesta sexta-feira, 21, às 09.
“A título de esclarecimento, informo a grande relevância da viagem que é decorrente da participação do município de Nova Friburgo no âmbito da Cooperação Técnica Internacional firmada entre o Ministério das Cidades, Ministério da Integração Nacional e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA). O objetivo será dar prosseguimento ao Projeto de Fortalecimento da Estratégia Nacional de Gestão Integrada de Riscos de Desastres Naturais”, diz trecho do ofício encaminhado pelo Executivo ao Legislativo.

Os benefícios esperados da parceria são a elaboração de manuais de análise de riscos para uso no planejamento da expansão urbana, reconstrução de áreas de desastre e emissão de alertas preventivos, validados através dos três projetos pilotos; fortalecimento da cultura de prevenção de riscos em áreas suscetíveis a desastres naturais, através do planejamento das cidades e da regulação do uso do solo urbano; sensibilização de gestores, comunidades expostas a riscos e a população em geral para a importância do tema, através de campanhas educativas e materiais de divulgação; compartilhamento de experiências e tecnologias de monitoramento, prevenção e alerta, gerando transferência de conhecimento entre os profissionais e pesquisadores do Brasil e do Japão e fortalecimento da cooperação e colaboração entre órgãos do Governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário