terça-feira, 7 de julho de 2015

Nova gestão promove projetos de incentivo à leitura em escola do interior

 A orientadora pedagógica Karina Zanibone destaca que o maior objetivo é implementar um ambiente leitor na escola



A diretora Marcia Cristina da Rocha acredita que os novos projetos têm tornado a escola mais interessante para os alunos

Novos projetos estão tornando o aprender mais rico e divertido para os estudantes

Buscando incentivar a leitura, a escola criou uma biblioteca funcionando com livre acesso


 A escola também iniciou uma série de reformas, realizada pela Secretaria Municipal de Educação






A Escola Municipal Stella Moraes Simões, localizada em Vargem Grande, no 3º Distrito, está repleta de novidades. Desde que assumiu a direção, a atual equipe gestora vem implementando novos projetos pedagógicos e conseguindo melhorias físicas para a unidade escolar, junto a Secretaria Municipal de Educação (SME). A busca por uma maior participação da comunidade no ambiente escolar também é outro diferencial apresentado pela equipe administrativa.


“De acordo com o projeto pedagógico gestor apresentado pela SME, ‘Conhecimento, a luz que brilha em você! Acenda essa ideia! ’, criamos diversos projetos que visam à ampliação dos conhecimentos e da aprendizagem dos nossos alunos. Usamos como tema Leonardo da Vinci, suas invenções, o surgimento da escrita, pinturas, e as crianças estão amando. A escola sempre foi focada em um ensino mais tradicional, muito ligado a matriz curricular e esses projetos têm tornado o aprender mais rico e divertido para nossos alunos”, explica a diretora Marcia Cristina da Rocha.


Entre as inovações pedagógicas efetivadas na unidade escolar está maior incentivo à leitura, com a biblioteca funcionando com livre acesso, seminários entre turmas onde os alunos têm a chance de se expressar e apresentar o que aprenderam para seus colegas, e projetos de leitura, como o desenvolvido com a escritora Andrea Taubman, que procurou mostrar aos pais como é importante ler com os filhos, têm trazido novidades a rotina escolar, ampliando horizontes e gerando curiosidade sobre a realidade do mundo em que estão inseridos os alunos da escola localizada no interior do município.


“O nosso maior objetivo é implementar um ambiente leitor na escola. Uma criança que lê é um aluno que se dá bem em todas as outras áreas em que se envolve. Além disso, ele se desenvolve como ser humano porque aprende a se colocar no papel do outro, já que, através do livro, o leitor vive várias realidades, com uma diversidade muito grande de experiências”, analisa Karina Zanibone, orientadora pedagógica da escola.


Além de todas essas novidades, a escola também iniciou uma série de reformas, que está sendo realizada pela Secretaria Municipal de Educação. A participação dos pais e responsáveis no dia a dia da escola é outra novidade que tem sido incentivada pela atual diretoria.


“O secretário Leonardo Vasconcellos atendeu nosso pedido e a escola está recebendo rampas de acesso em todas as entradas da escola feitas pela SME. Também estamos em obras para a adaptação do banheiro visando atender alunos com necessidades especiais. Afinal, se falamos em diversidade e não adaptamos a escola para recebermos esses alunos, esse discurso cai no vazio. Também temos recebido todo o apoio da comunidade”, comemora a diretora.


Texto e fotos: Marcelo Ferreira


Nenhum comentário:

Postar um comentário