segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Operação Swarovski do Procon Estadual autua filiais dos supermercados Cristal e Diamante


20150817_111213edt_1439843626.84.jpg
O Procon Estadual realizou nesta segunda-feira (17/08), a primeira ação da Operação Swarovski, que vistoriou três supermercados de Niterói e dois da Baixada Fluminense.Os fiscais descartaram 114kg e 250g de produtos impróprios ao consumo e autuaram quatro dos cinco vistoriados.
No supermercado Cristal, localizado na Estrada Antônio José Bittencourt, 429, em Nilópolis os fiscais constataram que havia salgados na área de vendas com validade superior à data estabelecida pelo fabricante. O mesmo foi constatado no supermercado Diamante localizado na Estrada Francisco da Cruz Nunes, 1601, em Itaipu, distrito de Niterói.
Nesta mesma filial do supermercado Diamante, também estavam expostos 10kg e 350g de carne previamente moída, contrariando o Decreto Estadual 6538/83, que obriga que a carne seja moída na hora, em frente ao consumidor. Outros 4kg e 600g de carne picada estavam sem especificação de validade na câmara frigorífica e outros 42kg de produtos de panificação e confeitaria estavam vencidos na área de padaria.
Na filial do supermercado Diamante da Av. Rui Barbosa, 325, em São Francisco, Niterói, cerca de 30kg de carnes estavam vencidas e outros 11kg de picanha estavam armazenados inadequadamente. Fiscais encontraram a câmara frigorífica em péssimo estado de higiene, com sebo e ossos acondicionados junto a alimentos próprios para o consumo, exposição e venda. A fiscalização deu um prazo de cinco dias para limpeza e arrumação, e 15 dias para troca e melhorias nos ganchos e estrutura metálica da câmara.
Não foram encontradas irregularidades no Supermercado Cristal (Av. Mal. Castelo Branco, 117 – Nilópolis).
O nome da operação faz referência aos cristais Swarowski, que estão entre os mais conhecidos no mundo da moda e são produzidas pela companhia multinacional austríaca Swarovski AG.
Balanço da Operação Swarovski
1 - Cristal (Estrada Antônio José Bittencourt, 429 – Nilópolis): Supermercado estava dando o prazo de validade acima do que o fabricante oferece para os salgados. Determinado a troca dos paletes de madeira da câmara frigorífica por paletes laváveis.
2 - Diamante (Av. Quintino Bocaiúva, 127 – Niterói): Havia 4kg e 500g de carne previamente moída. Sem informação: 1kg e 800g de linguiça de frango; 2kg de peito de frango; 1kg e 800g de linguiça suína; 4kg de contra de acém. Balcão do açougue péssimas condições higiene (determinada a limpeza imediata). Ossos, sebos e restos de alimentos não estavam em caixas hermeticamente fechadas (amontoados no canto da câmara) prazo de 24h para adequar. Ausência de certificado de dedetização e potabilidade da água (prazo de 15 dias para apresentar). Ausência do certificado dos bombeiros. Dado prazo de 48 horas para apresentar sob pena de interdição. Ausência do Livro de Reclamações.
3 – Diamante (Est. Francisco da Cruz Nunes, 1601 – Itaipu): Havia 10kg e 350g de carne previamente moída. Encontrados 4 kg e 600g de carne picada sem especificação, na câmara frigorífica. Produtos vencidos encontrados, na área de padaria: 30 kg de mistura para panetone, 6 kg de margarina folhada, 6 kg de mistura para preparo de produtos de panificação e confeitaria. Ausência do Livro de Reclamações. Na área de vendas havia produtos expostos a venda com validade superior a data que o fabricante estabelece, como linguiça calabresa e linguiça fina defumada.
4 - Diamante (Av. Rui Barbosa, 325 - São Francisco): Produto vencido: 27 kg de linguiça paio; 2kg e 700g de contra filé. Sem especificação: 3 kg de pernil. Produto armazenado fora da determinação do fabricante: 11kg e 500g de picanha. Livro de Reclamações não autenticado. Produtos sem informação de preços: chocolate e caixa de bombom. Prazo de cinco dias para limpeza da câmara congelada. Prazo de 15 dias para limpeza, arrumação, troca e melhorias nos ganchos e estrutura metálica. Ausência do certificado de dedetização com data de validade. Encontrado sebo e osso na câmara refrigerada, acondicionado junto a alimentos próprio ao consumo para exposição e venda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário